(IME) Divisão harmônica
Página 1 de 1
(IME) Divisão harmônica
Considere as equações do 2° grau ax² + bx + c = 0 e a'x² + b'x + c' = 0. Suas raízes reais são respctivamente iguais a x1;x2 e x3;x4. Determine a condição entre os coeficientes das equações para que o segmento de extremidades com abscissas x1 e x2 seja dividido harmonicamente pelos pontos de abscissas x3 e x4.
Resp. Infelizmente não sei.
Resp. Infelizmente não sei.
Nat'- Mestre Jedi
Re: (IME) Divisão harmônica
Imagine:
Para que as x1 e x2 sejam divididas harmonicamente pelos pontos de abscissas x3 e x4, temos de ter a seguinte relação, se você não a conhece, dê uma olhada:http://omatematicoeadt.blogspot.com.br/2011/02/divisao-harmonica.html
Sabendo das raízes:
Então:
Porém, certamente não era essa a resposta que ele queria. Vendo a terceira propriedade das divisões harmônicas, temos,observando que OA=OB, e, por isso, o sinal de mais ou menos:
Qualquer dúvida ou sinal de erro em minha resolução dê um toque.
Convidado- Convidado
Gabriel, e se fizer assim:
Reorganizando fica .
Fazendo: (x3 - x1)(x4 - x2) = (x4 - x1)(x2 - x3) .:. x3.x4 - x3.x2 - x1.x4 + x1.x2 = x4.x2 - x4.x3 - x1.x2 + x1.x3 .:.
2x3.x4 + 2x1.x2 = x4.x2 + x1.x3 + x3.x2 + x1.x4 .:. 2x3.x4 + 2x1.x2 = x4(x1 + x2) + x3(x1 + x2) .:. 2x3.x4 + 2x1.x2 = (x4 + x3)(x1 + x2)
Utilizando as relações de Girard:
2c'/a' + 2c/a = -b'/a'(-b/a) .:. (2c'a + 2ca')/ a.a' = b'b/a.a' .:. 2(c'a + ca') = b.b'
Você acha que está errado??
Reorganizando fica .
Fazendo: (x3 - x1)(x4 - x2) = (x4 - x1)(x2 - x3) .:. x3.x4 - x3.x2 - x1.x4 + x1.x2 = x4.x2 - x4.x3 - x1.x2 + x1.x3 .:.
2x3.x4 + 2x1.x2 = x4.x2 + x1.x3 + x3.x2 + x1.x4 .:. 2x3.x4 + 2x1.x2 = x4(x1 + x2) + x3(x1 + x2) .:. 2x3.x4 + 2x1.x2 = (x4 + x3)(x1 + x2)
Utilizando as relações de Girard:
2c'/a' + 2c/a = -b'/a'(-b/a) .:. (2c'a + 2ca')/ a.a' = b'b/a.a' .:. 2(c'a + ca') = b.b'
Você acha que está errado??
Nat'- Mestre Jedi
Nat, por que você tirou os módulos? Quais considerações você fez para poder tirá-los?
Convidado- Convidado
Então eu considerei a sua figura, e de acordo com ela x4>x2>x3>x1. Não poderia ter feito isso não, né?
Nat'- Mestre Jedi
Pela minha experiência não, pois a minha segunda resolução eu fui mais generalista, tanto que pus o módulo. Acho que o que você fez é errado. Mas minha opnião claro. Pena que não tem gabarito. Onde você pegou esse exercício?
Convidado- Convidado
Também acho que está errado mesmo, pois nesse caso perderia a generalidade,né?
Eu retirei o exercício da apostila turma ITA,do Poliedro, mas o gabarito estava errado, pois no lugar da reposta, continha a palavra "demonstração" . Obrigada pela ajuda!
Eu retirei o exercício da apostila turma ITA,do Poliedro, mas o gabarito estava errado, pois no lugar da reposta, continha a palavra "demonstração" . Obrigada pela ajuda!
Nat'- Mestre Jedi
De nada. Vou consultar um professor meu para ver se a resposta confirma.
Convidado- Convidado
Aaaaah Beleza!
Nat'- Mestre Jedi
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos