PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Esfera oca do Gerador de Van de Graaff eletrizado

2 participantes

Ir para baixo

Esfera oca do Gerador de Van de Graaff eletrizado Empty Esfera oca do Gerador de Van de Graaff eletrizado

Mensagem por williamchuves Dom 09 Set 2012, 18:46

Boa Noite, estou elaborando um relatório referente ao Gerador de Van de Graaff e me deparei ao seguinte problema em que eu não estou conseguindo achar as formulas para soluciona-lo:

A Rigidez Dielétrica corresponde ao maior valor do campo elétrico aplicado a um isolante sem que ele se torne um condutor. A rigidez varia material para material. No caso do ar, sua rigidez dielétricavale cerca de 3 x 106 N/C, assim, quando um campo elétrico no ar ultrapassar esse valor, ele deixa de ser isolante e torna-se condutor. Esse fato foi evidenciado em laboratório, ao se produzir uma faísca, a partir da esfera oca do Gerador de Van de Graaff eletrizado.

Problema: Estimando que a cúpula do gerador utilizado tenha 32,0 cm de diâmetro e que o potencial para gerar a faica é de 8,5 kV, determine a quantidade mínima de carga que pode ser acumulada na suficiente da esfera oca. Determine ainda: o número de elétrons (módulo) que foram armazenado na esfera durante o processo de eletrização; o campo elétrico e o fluxo elétrico utilizando a lei de Gauss.

Desde ja agradeço qualquer ajuda.

williamchuves
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Esfera oca do Gerador de Van de Graaff eletrizado Empty Re: Esfera oca do Gerador de Van de Graaff eletrizado

Mensagem por Elcioschin Dom 09 Set 2012, 19:06

E = 3*10³ N/C ----> E = 3*10^6 V/m

D = 32 cm ----> R = 16 cm ----> R = 1,6*10^-1 m

U = k*Q/R ---->Q = R*U/k -----> Q = (1,6*10^-1)*(8,5*10^3)/(9*10^9) ----> Calcule Q

Carga d el´tron: e = 1,6*10^-19C ----> n = Q/e ----> Calcule n
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Esfera oca do Gerador de Van de Graaff eletrizado Empty Re: Esfera oca do Gerador de Van de Graaff eletrizado

Mensagem por williamchuves Dom 09 Set 2012, 19:55

Valew Elcioschin, Muito Obrigado.

Att.

williamchuves
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo