PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida Pendulo ( Angulo > 15 grau )

2 participantes

Ir para baixo

Duvida Pendulo ( Angulo > 15 grau ) Empty Duvida Pendulo ( Angulo > 15 grau )

Mensagem por onikeage Qui 02 Ago 2012, 16:05

Estou com uma duvida...Bom, a duvida é a seguinte...
Eu vejo alguns autores falando que nesta imagem Py = T.e que quem faz o papel de força centripeta é Px...mas é preciso ter uma força resultante dirigida ao centro da trajetoria, ou seja , dirigida na mesma direçao do Raio ( Que nesse caso é o comprimento do fio ) para que tenha a força centripeta...Entao tudo me faz pensar que Fc = T - Py, está certo?

Mas o que está me deixando cabrero é que se so existisse nessa figura a Tensao ( T ) e a Py , a força resultante seria em direçao ao raio, mas tem tambem a componente Px, que faz com que a força resultante nao seja em direçao ao raio, mas em todo movimento circular a força resultante tem que ser em direçao ao raio....o que anula a componente Px pra que a força resultante ( Centripeta) seja T - Py?

Imagem : https://2img.net/r/ihimg/f/841/pendulo.jpg/

Duvida Pendulo ( Angulo > 15 grau ) Pendulo

onikeage
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida Pendulo ( Angulo > 15 grau ) Empty Re: Duvida Pendulo ( Angulo > 15 grau )

Mensagem por ramonss Qui 02 Ago 2012, 16:28

Bom, primeiramente perceba que não é um movimento circular uniforme, portanto a resultante não está apontada para o centro. A soma das forças que atuam na direção y (perpendicular à trajetória, na direção do raio) é centrípeta. Isso nos leva a concluir que, necessariamente, nesse caso:
Py < T e a resultante "T - Py" aponta para o centro e é a força centrípeta. A resultante NA DIREÇÃO Y é centrípeta.

O fato de existir Px faz com que o movimento seja circular e uniformemente variável.
O único ponto do pêndulo em que a resultante é centrípeta é o mais baixo (é também o local onde a tensão assume seu valor máximo).
ramonss
ramonss
Fera
Fera

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo