Uma porta homogênea e uniforme....
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Uma porta homogênea e uniforme....
Essa dúvida já foi respondida aqui, mas me desculpem, não entendi nada
https://pir2.forumeiros.com/t15151-uma-porta-homogenea-e-uniforme
(é necessário a primeira questão, porem eu já a resolvi, sendo necessária apenas a resolução da segunda).
1. Uma porta homogênea e uniforme, com 2,0 m de altura e 1,0 m de largura, é presa por dua dobradiças distantes entre si de 1,7 m e igualmente afastadas da base e do alto da porta. O peso da porta é de 34 kgf.
a) Determine o módulo da componente horizontal da força exercida sobre a porta em cada dobradiça.
b) Qual o valor da soma das componentes verticais das forças exercidas pelas dobradiças sobre a porta?
2. Para reduzir o esforço sobre a dobradiça superior da porta considerada no problema anterior, foi colocado um tirante AB, como mostra a figura deste problema. A tração do tirante foi ajustada de modo a anular a força horizontal sobre a dobradiça superior. Nessas condições, responda:
a) Qual o valor da tração do tirante?
b) Qual é o módulo da componente horizontal da força exercida na porta pela dobradiça inferior?
c) Qual é a soma das componentes verticais das forças exercidas pelas dobradiças sobre a porta?
-----------------------------------------------------------------
Gabarito
1. a) 10 kgf em cada dobradiça
b) 34 kgf
2. a) 8,1 kgf
b) 7,0 kgf
c) 30 kgf
https://pir2.forumeiros.com/t15151-uma-porta-homogenea-e-uniforme
(é necessário a primeira questão, porem eu já a resolvi, sendo necessária apenas a resolução da segunda).
1. Uma porta homogênea e uniforme, com 2,0 m de altura e 1,0 m de largura, é presa por dua dobradiças distantes entre si de 1,7 m e igualmente afastadas da base e do alto da porta. O peso da porta é de 34 kgf.
a) Determine o módulo da componente horizontal da força exercida sobre a porta em cada dobradiça.
b) Qual o valor da soma das componentes verticais das forças exercidas pelas dobradiças sobre a porta?
2. Para reduzir o esforço sobre a dobradiça superior da porta considerada no problema anterior, foi colocado um tirante AB, como mostra a figura deste problema. A tração do tirante foi ajustada de modo a anular a força horizontal sobre a dobradiça superior. Nessas condições, responda:
a) Qual o valor da tração do tirante?
b) Qual é o módulo da componente horizontal da força exercida na porta pela dobradiça inferior?
c) Qual é a soma das componentes verticais das forças exercidas pelas dobradiças sobre a porta?
-----------------------------------------------------------------
Gabarito
1. a) 10 kgf em cada dobradiça
b) 34 kgf
2. a) 8,1 kgf
b) 7,0 kgf
c) 30 kgf
moralez- Iniciante
Re: Uma porta homogênea e uniforme....
Para anular a componente horizontal na fechadura é preciso
mas
mas
Isso calcula a tração no tirante, sabendo que
_____________________________________________________________________________________________
PS: quando tiver dúvidas sobre uma questão já colocada, respondida ou não, você deve retomar o tópico na mesma sequência, sem criar tópico novo.
Euclides- Fundador