PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viagens ao tempo - Curiosidade

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por luiseduardo Sex 09 Out 2009, 09:19

Olá pessoal,

Tive uma conversa esses dias com meu professor de física do colégio e ouvi falar do "Buraco-de-minhoca", não sei se entendi bem, mas por esse buraco seria possível viagens ao tempo ? (Futuro e passado ? )
Esse buraco realmente existe ou é só teoria ? Eu li também que "Se fosse possível viajar mais rápido que a luz, então, de acordo com a relatividade, as viagens no tempo seriam possíveis." , mas o acelerador de partículas não é mais rápido que a luz ? Então, teria tecnologia suficiente para o feito ?

O que vcs acham ?
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por Euclides Sex 09 Out 2009, 12:58

Olá luiseduardo,

com a teoria da Relatividade Geral Einstein mostrou que nenhum objeto pode viajar mais rápido que a luz. Mostrou também que quando viajamos em velocidades próximas à da luz o tempo passa mais lentamente para o viajante do que para um observador na Terra. Isso já é uma viajem para o futuro.

Sobre isso dê uma olhada aqui. Nesse tópico discutimos a relatividade.

Os aceleradores de partículas conseguem projetar partículas a velocidades próximas a da luz, mas obedecem o estabelecido na relatividade de Einstein.

A concepção mais moderna do espaço-tempo admite que o espaço de 3 dimensões está intimamente associado ao tempo (uma quarta dimensão). Na verdade a teoria M admite que nosso Universo seja constituído por 11 dimensões!! As equações (complicadíssimas!) com que essas coisas são calculadas sugerem que o espaço possa ter curvaturas e que sob certas circunstâncias possa haver uma conexão entre dois pontos que permitiria ir de um para o outro quase instantaneamente, viajando no tecido espaço-tempo de uma maneira não convencional. Por enquanto é só teoria. Nenhum "buraco de minhoca" foi observado ainda.
Viagens ao tempo - Curiosidade Imagemkj

Viajens (teóricas) no tempo criam paradoxos lógicos. Tente pensar em alguns deles.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por luiseduardo Sex 09 Out 2009, 18:26

Obrigado pela explicação Euclides.
Realmente muito interessante isso, é algo acima do que se pensa. Como é só teoria ninguém sabe provar ainda se está correto, certo ? Agora seria muito interessante se isso fosse realidade, possível ir ao futuro ? Ou ficar congelado no presente e quando se ver estar no futuro ?

São essas algumas dúvidas minhas que consideram interessantes, não tenho muito com quem conversar sobre isso, e acho muito legal. Mas na sua opinião Euclides e dos membros do fórum o que vc acha de algo como esse buraco de minhoca e a relatividade de Einstein ?
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por Euclides Sex 09 Out 2009, 18:48

Olá luiseduardo,

a relatividade de Einstein já foi comprovada em diversos fenômenos observados posteriormente. Em um deles a cidade de Sobral (que você talvez conheça) foi protagonista:

"Um eclipse total do Sol em 1919, observado por uma equipe inglesa de cientistas na cidade de Sobral, no Ceará, seria o responsável por fazer do físico alemao Albert Einstein (1879-1955) uma das maiores celebridades deste século. Nesse fenômeno, ficaram comprovadas as idéias de Einstein sobre os efeitos da gravidade sobre a luz.
Fotografando estrelas posicionadas próximas a borda do Sol, foi possível mostrar que os raios de luz emitidos por elas "entortavam-se" ao passarem perto do Sol, atraídos por seu intenso campo gravitacional.
Com a notícia da comprovaçao da teoria da relatividade geral, publicada em 1916, seu autor ganhou fama mundial. A ciencia ganhava uma nova teoria da gravitaçao universal, que substituiria aquela proposta no século 17 pelo físico e matemático ingles Isaac Newton (1642-1727)
.
"

Já a teoria sobre os "worm holes" (buracos de minhoca) é só uma possibilidade que ainda divide a opinião dos cientistas.

Veja que viajar para o futuro, não da mesma maneira que na ficção, mas como Einstein equacionou é possível. Basta que possamos viajar em velocidades próximas às da luz.

Já, viajar para o passado, a mim parece impossível.


..

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por luiseduardo Sex 09 Out 2009, 19:23

É vlw Euclides. Voltar o passado também considero impossível, e sim, conheço Sobral é próximo de Fortaleza Laughing
Agora viajar ao futuro é algo bem interessante, essas equações de Einstein eram sobre o que ? (gostaria de conhecê-las mesmo que sejam complicadas).

E séria possível alguém de acordo com essa teoria viajar ao futuro correto ? Atigindo velocidade próxima da luz, para isso teria que possuir uma gigantesca tecnologia, mas se é só isso pq não fizeram antes ? E se fosse para ir ao futuro iria ter algum prejuízo com a pessoa ? (pois essa diferença de tempo existindo ou não é muito curioso)

Obrigado lol!
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por Euclides Sex 09 Out 2009, 19:56

Velocidades muito grandes próximas de 300.000 Km/s são muito difíceis de se alcançar e requerem uma quantidade enorme de energia. Por enquanto só conseguimos fazer viajar a essa velocidade pequenas partículas subatômicas.

As equações que calculam a dilatação do tempo e a contração dos espaços assim como alguns exemplos de cálculo podem ser vistas no tópico do link abaixo:

https://pir2.forumeiros.com/fisica-moderna-f12/newton-e-einstein-t33.htm

Essas equações são chamadas Equações de Lorentz e são simples de se compreender e usar. As equações de Einstein envolvem um cálculo conhecido como cálculo tensorial e que poucas pessoas no mundo são capazes de manejar. Se quiser ver essas equações tensoriais e aprender mais sobre a relatividade olhe o link abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Relatividade_geral

bom divertimento!


..

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por luiseduardo Qua 14 Out 2009, 11:13

Olá Euclides,

Dei uma olhada nesse material e fiquei muito interessado nessas "coisas" que envolvem o universo e a nossa concepção de mundo. Esses dias andei lendo um livro chamado "O Universo numa Casca de Noz" do Stephen Hawking, livro excelente e cheio de ilustrações. Agora li uma parte que dizia sobre o Paradoxo dos Gêmeos.

Nele, um homem que faz uma viagem ao espaço numa nave de grande velocidade, voltará em casa mais novo que seu gêmeo que ficou.

Então, somente por que a nave está em movimento o tempo irá correr mais devagar ? E essa diferença de idades de uma pessoa na terra e outra no espaço será de quantos anos aproximadamente ? E agora uma pergunta um tanto estúpida, se fosse possível a pessoa viver correndo (para o leste, e viver correndo sem parar se fosse possível, sem comer, beber , nada) ele poderia envelhecer mais de vagar ?

Outra dúvida (quantas dúvidas Very Happy ) : Se ele vai voltar mais novo do espaço, ele vai voltar mais novo aparentemente (com cara de criança por exemplo, mas com a mesma idade do irmao na Terra) ou voltará com idade totalmente diferente do irmão na Terra ?

Obrigado.
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por Euclides Qua 14 Out 2009, 13:35

Meu caro luiseduardo,

essas coisas desafiam mesmo a nossa compreensão. As idéias sugeridas por Einstein são de que o espaço é um ente tridimensional e está intimamente associado a uma quarta dimensão que é o tempo. Para a Relatividade o espaço-tempo é um tecido único. Como sabemos, velocidade é uma particular forma de relação do espaço-tempo. De acordo com a relatividade, tempo, espaço e massa podem ter expressões diferentes a depender de como se relacionam.

Vejamos a massa dos corpos: de acordo com a física de Newton a massa era invariável, isto é, a massa de um corpo não se alterava. A relatividade mostra que, em verdade, a massa é mesmo apenas uma medida da inércia de um corpo e que quanto maior a velocidade, maior a inércia e, portanto, maior a massa. Isso se passa em qualquer velocidade, porém só se torna perceptível em velocidades tão grandes quanto a da luz. Rigorosamente mesmo a 100 Km/h, a massa de um automóvel já é maior que sua massa de repouso.

O que acontece com o tempo? Segundo a relatividade, quanto mais rápido viajamos, mais devagar corre o tempo. Isso entretanto precisa ser compreendido com cuidado para evitar confusões. Para explicar esse fato Eintein criou o paradoxo dos gêmeos.

Segundo ele, se um dos irmãos permanecesse na Terra, enquanto o outro, numa nave espacial, viajasse numa velocidade muito próxima à da luz, o tempo andaria de maneira diferente para cada um deles. O tempo medido à bordo da nave passaria mais devagar que o tempo medido na Terra. Assim, o gêmeo que ficasse naTerra envelheceria normalmente, enquanto o gêmeo viajante envelheceria mais devagar.

Quando retornasse à Terra o gêmeo viajante encontraria o irmão bem mais velho do que ele próprio. Isso funcionaria como se o gêmeo viajante tivesse também viajado no tempo indo para o futuro, porém a idéia correta é a do tempo que passa de maneira diferente em dois referenciais, um à velocidade próxima à da luz.

Vou recolocar aqui uns cálculos feitos anteriormente a pedido do José Carlos:

Viagens ao tempo - Curiosidade Trokgifz

Se o irmão viajante pudesse viajar a 99% da velocidade da luz e ficasse 5 anos viajando, quando ele voltasse a Terra, quanto tempo teria se passado aqui?
Viagens ao tempo - Curiosidade Trokgifw
35 anos!

Por enquanto vou parar aqui.

abraço,

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por luiseduardo Qua 14 Out 2009, 23:14

Realmente muito interessante Euclides.
Muito obrigado, por enquanto não vou perguntar nada Laughing
Mas talvez brevemente eu apareça com novas dúvidas Very Happy
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por Guilherme Sex 19 Mar 2010, 23:40

A ideia de wormhole é mt boa msm, mas oq vai mt em conta na 'abertura' do wormhole é sua estabilidade, pois em frações de mili ou pico segundos o wormhole se fecharia caso fosse aberto um e tb ñ daria tempo de alguem ou algo atravessá-lo é oq a teoria indica; gosto da ideia, mas sua aplicabilidade se for um dia compravado a existência dos wormholes é mt difícil; contudo há ideias mt interessantes tb que é a ideia de hiperespaço e usar anti-matéria como 'combustível' em naves espacias, pois uma qtd ínfima de anti-matéria podem levá-lo ao outro extremo da galáxia, por exemplo, e já existem cientistas q manipulam anti-matéria p/ aplicá-la nesse intento.

Guilherme
Iniciante

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/03/2010
Idade : 33
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Viagens ao tempo - Curiosidade Empty Re: Viagens ao tempo - Curiosidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos