PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Simulados - Feedback

+3
Matheus Bertolino
Euclides
LucasIME
7 participantes

Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Simulados - Feedback

Mensagem por LucasIME Qui 12 Jan 2012, 15:55

Olá, Pessoal! Tudo bem?

Gostaria de saber como será a periodicidade dos simulados aqui do Fórum. Será mensal? Bimestral? Não terá mais?

Qual modelo vocês preferem? De quanto em quanto tempo?

Vocês preferem simulados discursivos ou múltipla escolha?

@Euclides: Como será a rotatividade das pessoas que organizarão os simulados? Eu tava conversando com o LuisEduardo e ele gostaria de elaborar um simulado de Matemática também. Eu, se possível, no futuro gostaria de fazer um simulado de Física também, que é um assunto que me dou melhor do que Matemática =).

Criei esse tópico para saber a opinião da galera quanto ao simulado para podermos melhorar ao fazer os próximos.

Comentem sobre esse primeiro simulado em geral. Que questões vocês acharam boas. Que questões vocês acharam que não deveriam estar no simulado, pois não contribuíram muito ao aprendizado. Que assunto faltou e que deveria estar presente em uma nova edição, etc...

Agradeço a atenção e o feedback do pessoal Wink
LucasIME
LucasIME
Fera
Fera

Mensagens : 262
Data de inscrição : 22/03/2011
Idade : 30
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por Euclides Qui 12 Jan 2012, 16:07

LucasIME escreveu:@Euclides: Como será a rotatividade das pessoas que organizarão os simulados? Eu tava conversando com o LuisEduardo e ele gostaria de elaborar um simulado de Matemática também. Eu, se possível, no futuro gostaria de fazer um simulado de Física também, que é um assunto que me dou melhor do que Matemática =).

Não pensei em periodicidade muito amiudada. Ainda não sei. É trabalhoso e envolve responsabilidade e compromisso.

Penso que você e o luiseduardo formariam uma boa dupla. Desta vez eu gostaria de receber os enunciados em modo texto (Word ou bloco de notas) e as soluções em códigos LaTeX, para facilitar a criação dos HTML.

Acho que as questões precisam ser democráticas, isto é: não podem ser exclusivamente num nível que escapa de 90% dos vestibulandos, pois isso excluiria muitos dos nossos colegas. Penso sempre num nível intermediário entre Fuvest e ITA ( o ITA não é assim tão estratosférico).

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por Matheus Bertolino Qui 12 Jan 2012, 16:48

Oi!

Sinceramente, cliquei pra ver o simulado de matemática, e de cara percebi que não fazia nem ideia de como começar a resolver 90% dos exercícios, tanto que nem tentei nenhum.

Seria bom se fossem feitos simulados divididos por conteúdo, ou até específicos pra cada área, conforme as divisões do fórum. Exemplo: Simulado de Mecânica, de Hidroestática, de Álgebra, de Geometria, um voltado pras questões de escolas militares, pra você saber o quanto você sabe de cada área, desde questões simples que são frequentemente cobradas, até questões um pouco mais complexas que nem todos sabem resolver.
Pois eu, por exemplo, as vezes me deparo com questões de mecânica que eu deveria saber resolver mas não sei, talvez por nunca ter resolvido um exercício parecido. Acredito que um simulado assim me ajudaria a saber o quanto eu sei e a aprender mais, até conseguir dominar de maneira satisfatória certa "área do conhecimento".

Sobre periodicidade, poderia ser realizado a cada 3 meses, não chega a gerar uma pressão sobre quem iria organizá-lo, e não chega a tornar o simulado um evento tão raro. Tendo 4 simulados por ano, sendo realizados online com tempo de duração, poderia ser feito um ranking que mostrasse quem se saiu melhor em cada edição, em cada área, desde que, é claro, isso não gere conflitos.

Ah, e caso gostem da minha proposta, acredito que seriam válidas as questoes discursivas, mas numa frequencia de 1 pra cada 4 objetivas.

=D
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por Euclides Qui 12 Jan 2012, 16:59

Ah, e caso gostem da minha proposta, acredito que seriam válidas as questoes discursivas, mas numa frequencia de 1 pra cada 4 objetivas.

Eu já acho que para treinar e auto avaliar-se só deveriam ser questões sem alternativas. Chute não é treino.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por Rafael Ibatexano Qui 12 Jan 2012, 17:02

Acho que deve continuar do mesmo jeito.Dividir em áreas não acho interessante,porque o estudante não deve numa prova saber já o que irá encontrar em relação as questões e suas áreas.O simulado serve para isso mesmo,ver o que está faltando estudar ou aperfeiçoar e ver o "nível" que você encontra-se.
Simulado a cada dois ou três meses parece legal.
Rafael Ibatexano
Rafael Ibatexano
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 347
Data de inscrição : 21/09/2009
Localização : IBATÉ-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por velloso Qui 12 Jan 2012, 17:17

Os simulados também poderiam ser classificados de acordo com o direcionamento por ''estilos'', por exemplo: um mês se faz um simulado ''estilo ITA'', no outro "estilo olimpíadas" e no outro ''estilo fuvest'' e daí por diante.
velloso
velloso
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 33
Localização : Belém - Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por Matheus Bertolino Qui 12 Jan 2012, 17:25

Euclides, seriam objetivas mas deveriam obrigatoriamente conter a resolução que chegou a aquela resposta, caso contrário a resposta seria considerada errada. E essas questões objetivas não seriam todas obrigatoriamente abcde, mas poderiam ser questões somatórias.

Ibatexano, sim, numa prova você será cobrado em tudo, mas você não pode aprender tudo de uma vez. Poderia ser elaborado um simulado de alto nível pra professores e alunos de faculdade, e outro dividido em áreas para meros estudante como eu conseguirem resolver ao menos uma parte das questões.

Ex: Simulado Física (50% objetivo 50% discursivo)
- 4 Questões por área: Mecânica, Termodinâmica, Hidrostática e Pressão dos Gases, Eletricidade e Magnetismo, Ótica, Ondulatória. 24 questões.
- 8 Questões de alto nível que englobam todo tipo de conteúdo.
- 8 Questões de instituições militares e olimpíadas.
Total = 40 questões.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por hygorvv Qui 12 Jan 2012, 17:30

Acho que padronizando o nível da prova ficaria legal mesmo (a prova de Matemática era para vestibulando IME-ITA).

Fora isso, achei a ideia fantástica! Gostei Very Happy

hygorvv
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 1721
Data de inscrição : 15/03/2010
Idade : 35
Localização : Vila Velha

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por luiseduardo Sex 13 Jan 2012, 00:16

Pois eh, Lucas e Euclides.

Infelizmente, nao tenho muito tempo livre para resolver todos os simulados, mas seria um prazer selecionar algumas questões para o próximo simulado. Por mim, poderíamos fazer algo o mais cedo possível.

Quanto as questões de somatório, acho um exagero kkk, eu acho cruel aquele estilo de questão.

Acho que podemos fazer um simulado mais Ime (questões dissertativas) e outro para vestibulares convencionais, acredito que nao podemos mudar o foco dos nossos vestibulares, mas quanto mais difícil for uma prova melhor pois estaremos aprendendo muito mais.

Eu particularmente gostaria de fazer um simulado de matemática, mas algo um pouco desafiador. Nenhuma questão impossível, pelo contrario, que todos pudessem resolver se tiver aquela idéia kkkk. Eu gosto muito dos desafios kkk. Obs: tentarei evitar questões da obm.
luiseduardo
luiseduardo
Membro de Honra
 Membro de Honra

Mensagens : 2530
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 29
Localização : Fortaleza-CE

https://www.lcm.com.br/site/#/livros/detalhesLivro/simetria-de-c

Ir para o topo Ir para baixo

Simulados - Feedback Empty Re: Simulados - Feedback

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos