PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lógica

2 participantes

Ir para baixo

Lógica Empty Lógica

Mensagem por wadekly Seg 29 Jul 2024, 18:08

Álvaro, Bernardo e Cláudio são suspeitos de um crime e deram as seguintes declarações em seus respectivos interrogatórios: Álvaro: Foi Cláudio quem cometeu o crime. Bernardo: Fui eu quem cometeu o crime. Cláudio: Não foi Bernardo que cometeu o crime. A polícia sabe que o crime foi cometido por apenas um dos três, que duas das declarações são mentirosas e que uma é verdadeira. Usando apenas os dados fornecidos, pode-se afirmar que a probabilidade de 

a) Cláudio ter mentido na sua declaração é de 100%. 

b) Álvaro ser o criminoso é de 100%. 

c) Bernardo ser o criminoso é de 50%. 

d) Bernardo ser o criminoso é de . 

e) Álvaro ter dito a verdade na sua declaração é de 50%.

Spoiler:

Como resolver...?!

wadekly
Jedi
Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Lógica Empty Re: Lógica

Mensagem por Lipo_f Seg 29 Jul 2024, 18:18

Se Álvaro diz a verdade, Cláudio é o criminoso. Bernardo mente dizendo que foi ele e Cláudio deve mentir que não foi Bernardo, tenho um absurdo aí, significaria que Bernardo é o criminoso, mas só um deles foi.
Então, Álvaro mente e Cláudio não é o criminoso. Se Cláudio mente também dizendo que não foi Bernardo, então Bernardo é o criminoso, daí Bernardo sobra para dizer a verdade, que foi ele e tá tudo certo (caso 1: A-F, B-V, C-F; Bernardo)
Senão Álvaro mente e Cláudio fala a verdade: não foi Bernardo e este mente, não foi ele, logo seria o Álvaro (caso 2: A-F, B-F, C-V; Álvaro)
a) Cláudio mente em 50% das vezes
b) Álvaro é criminoso em 50% das vezes
c) correta
d) Não consigo ler, mas qualquer valor diferente de 50 é falso
e) Álvaro mentiu com toda certeza
Lipo_f
Lipo_f
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo