Sistema x, y, z
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
Sistema x, y, z
Considerando o sistema:
3x + 9y + (k²-1)z = k+1
x + 3y + (1-k²)z = -k-1
3x + 11y +(1-k²)z = -k-1
Para quais valores de k, esse sistema tem:
i- nenhuma solução;
ii - uma única solução;
iii - infinitas soluções;
Resolvi ele por matriz reduzida à forma escada e por determinante. Nas duas soluções encontro: i -> -1; ii -> 1, iii -> k ≠ ±1, mas não sei se está correto.
3x + 9y + (k²-1)z = k+1
x + 3y + (1-k²)z = -k-1
3x + 11y +(1-k²)z = -k-1
Para quais valores de k, esse sistema tem:
i- nenhuma solução;
ii - uma única solução;
iii - infinitas soluções;
Resolvi ele por matriz reduzida à forma escada e por determinante. Nas duas soluções encontro: i -> -1; ii -> 1, iii -> k ≠ ±1, mas não sei se está correto.
gabrielbressaglia- Iniciante
Re: Sistema x, y, z
Mostre o passo-a-passo da sua solução para podermos analisar.
Elcioschin- Grande Mestre
Claro:
Reduzindo a matriz ampliada eu obtive (eu não deixei o 1 no lugar de (k²-1) de forma proposital)
[latex] \begin{bmatrix} 1 & 0 & 0 & 0\\ 0 & 1 & 0 & 0\\ 0 & 0 & (k^2-1) & (k+1) \end{bmatrix}[/latex]
com isso, eu analisei caso a caso:
i - para nenhuma solução, o posto da matriz ampliada dever ser maior que a dos coeficientes -> k = 1;
ii - para uma única solução, o posto da ampliada precisa ser igual aos dos coeficientes e igual ao número incógnitas, o que vale para qualquer outro k diferente de +1 ou -1;
iii - para soluções infinitas, o posto de ambas precisa ser igual e ser menor que número incógnitas -> k = -1;
O que me deixou confuso é que tem um aviso nesse exercício deixado pela professora que diz: "Cuidado para não dividir por zero". Nesse caso, estaria incorreto colocar os valores que coloquei para k?
Reduzindo a matriz ampliada eu obtive (eu não deixei o 1 no lugar de (k²-1) de forma proposital)
[latex] \begin{bmatrix} 1 & 0 & 0 & 0\\ 0 & 1 & 0 & 0\\ 0 & 0 & (k^2-1) & (k+1) \end{bmatrix}[/latex]
com isso, eu analisei caso a caso:
i - para nenhuma solução, o posto da matriz ampliada dever ser maior que a dos coeficientes -> k = 1;
ii - para uma única solução, o posto da ampliada precisa ser igual aos dos coeficientes e igual ao número incógnitas, o que vale para qualquer outro k diferente de +1 ou -1;
iii - para soluções infinitas, o posto de ambas precisa ser igual e ser menor que número incógnitas -> k = -1;
O que me deixou confuso é que tem um aviso nesse exercício deixado pela professora que diz: "Cuidado para não dividir por zero". Nesse caso, estaria incorreto colocar os valores que coloquei para k?
gabrielbressaglia- Iniciante
A matriz principal tem por determinante ∆ = k² - 1
A matriz de z, por exemplo, tem por determinante ∆z = k + 1
...... ∆z .............. k + 1
z = ----- ---> z = --------
........∆ ................ k² - 1
Note que se k = +1 o denominador vale zero e o numerador vale 2. O valor 2/0 tende para infinito
Mas se k = - 1 teríamos z = 0/0 ---> indeterminado
Se tivermos k ≠ ± 1 teremos uma única solução
A matriz de z, por exemplo, tem por determinante ∆z = k + 1
...... ∆z .............. k + 1
z = ----- ---> z = --------
........∆ ................ k² - 1
Note que se k = +1 o denominador vale zero e o numerador vale 2. O valor 2/0 tende para infinito
Mas se k = - 1 teríamos z = 0/0 ---> indeterminado
Se tivermos k ≠ ± 1 teremos uma única solução
Elcioschin- Grande Mestre