PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise Combinatória e Probabilidade

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido Análise Combinatória e Probabilidade

Mensagem por Gui_mas 7/3/2024, 6:27 am

Num saco estão três bolas amarelas, quatro bolas brancas e oito bolas pretas, indistinguíveis ao tato.
Admita que as 15 bolas são extraídas sucessivamente e colocadas em fila, umas ao lado das outras. Qual é a probabilidade de as bolas amarelas ficarem seguidas? Apresente o resultado em forma decimal com aproximação às milésimas.

GABARITO:

Casos possíveis: 15!
Casos favoráveis: 13! x 3!
Probabilidade = (13! x 3!) / 15! =~ 0,029

DÚVIDA:
 
Na questão, é suposto haver uma ordem entre os elementos, mesmo entre aqueles de mesma cor, e por isso ele usa permutação simples. O que eu questiono é: por que há de ter uma ordem entre esses elementos sendo que não há distinção clara entre os elementos de mesma cor e nem mesmo ficou explícito no enunciado? Fiz os cálculos utilizando permutação COM REPETIÇÃO porque pensei que não haveria ordem. 

Ex: formando uma fila com 3 "A", 4 "B" e 8 "P"

Se eu possuo uma sequência AAABBBBPPPPPPPP e troco apenas a ordem dos dois primeiros "A" eu fico com a sequência AAABBBBPPPPPPPP, que pra mim é o mesmo resultado anterior, por isso seria permutação com repetição, onde troca na ordem de elementos iguais não são contados.

Poderiam ajudar-me a entender isso? E há alguma maneira de não se confundir nesses exercícios que não são tão claros? Porque é apenas esses tipos de exercícios de combinatória que acabo por errar.


Última edição por Gui_mas em 8/3/2024, 9:39 pm, editado 1 vez(es)

Gui_mas
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/02/2024
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise Combinatória e Probabilidade

Mensagem por Pealkay 8/3/2024, 8:40 am

Ao meu ver, quando eles diz que são indistinguíveis ao tato significa que não importa a ordem em que as bolas de mesma cor aparecem, pois são "iguais". Posso estar enganado, caso algum membro interprete de maneira diferente, por favor me corrija! Smile
Pealkay
Pealkay
Padawan
Padawan

Mensagens : 64
Data de inscrição : 01/11/2023
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise Combinatória e Probabilidade

Mensagem por Fibonacci13 8/3/2024, 8:57 am

Sempre que for mencionado "fila" a ordem importa, uma coisa é João estar em primeiro e seu irmão gêmeo estar em segundo, outra coisa é seu irmão gêmeo estar em primeiro e João em segundo.
Fibonacci13
Fibonacci13
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 854
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise Combinatória e Probabilidade

Mensagem por Elcioschin 8/3/2024, 9:56 am

Acho que não: João e seu gêmeo são pessoas diferentes, pela lei. Neste caso se usaria arranjo

Já as bolas de cada cor são exatamente iguais: o caso é similar a anagrama com letras repetidas.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71771
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise Combinatória e Probabilidade

Mensagem por Gui_mas 8/3/2024, 2:51 pm

Exato, a única maneira que consigo concordar com ele ter usado permutação simples é que cada sequência de 15 bolas representa a ordem em que as bolas são tiradas da caixa, e por isso haveria ordem entre os elementos, mas ainda assim deveria haver distinção entre os elementos de mesma cor no enunciado, eu acho.

Outra solução possível segundo o livro seria: 

Casos possíveis: C(15,3) (número de maneiras de escolher a posição das três bolas amarelas na fila de 15 bolas)

Casos favoráveis: 13 (número de maneiras de escolher lugar para o grupo das três bolas amarelas)

P= 13/455 =~ 0,029.

Mas o engraçado é que nessa solução ele não faz distinção entre as 3 bolas de cor amarela e por isso usa combinação ao invés de arranjo. (Certo?)

Gui_mas
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/02/2024
Localização : Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise Combinatória e Probabilidade

Mensagem por Elcioschin 8/3/2024, 7:01 pm

Certo

Mas ele não explicou porque são 13 possibilidades delas ficarem juntas:

AAA _ _ _ ... ---> 12 possibilidades do lado direito
_AAA _ _ .... ---> 11 possibilidades do lado direito
........ .............................................................
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ AAA ---> 0 possibilidades do lado direito

Total = 13 possibilidades
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71771
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Gui_mas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Análise Combinatória e Probabilidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos