Análise Combinatória e Probabilidade
4 participantes
Página 1 de 1
Análise Combinatória e Probabilidade
Num saco estão três bolas amarelas, quatro bolas brancas e oito bolas pretas, indistinguíveis ao tato.
Admita que as 15 bolas são extraídas sucessivamente e colocadas em fila, umas ao lado das outras. Qual é a probabilidade de as bolas amarelas ficarem seguidas? Apresente o resultado em forma decimal com aproximação às milésimas.
GABARITO:
Casos possíveis: 15!
Casos favoráveis: 13! x 3!
Probabilidade = (13! x 3!) / 15! =~ 0,029
DÚVIDA:
Na questão, é suposto haver uma ordem entre os elementos, mesmo entre aqueles de mesma cor, e por isso ele usa permutação simples. O que eu questiono é: por que há de ter uma ordem entre esses elementos sendo que não há distinção clara entre os elementos de mesma cor e nem mesmo ficou explícito no enunciado? Fiz os cálculos utilizando permutação COM REPETIÇÃO porque pensei que não haveria ordem.
Ex: formando uma fila com 3 "A", 4 "B" e 8 "P"
Se eu possuo uma sequência AAABBBBPPPPPPPP e troco apenas a ordem dos dois primeiros "A" eu fico com a sequência AAABBBBPPPPPPPP, que pra mim é o mesmo resultado anterior, por isso seria permutação com repetição, onde troca na ordem de elementos iguais não são contados.
Poderiam ajudar-me a entender isso? E há alguma maneira de não se confundir nesses exercícios que não são tão claros? Porque é apenas esses tipos de exercícios de combinatória que acabo por errar.
Admita que as 15 bolas são extraídas sucessivamente e colocadas em fila, umas ao lado das outras. Qual é a probabilidade de as bolas amarelas ficarem seguidas? Apresente o resultado em forma decimal com aproximação às milésimas.
GABARITO:
Casos possíveis: 15!
Casos favoráveis: 13! x 3!
Probabilidade = (13! x 3!) / 15! =~ 0,029
DÚVIDA:
Na questão, é suposto haver uma ordem entre os elementos, mesmo entre aqueles de mesma cor, e por isso ele usa permutação simples. O que eu questiono é: por que há de ter uma ordem entre esses elementos sendo que não há distinção clara entre os elementos de mesma cor e nem mesmo ficou explícito no enunciado? Fiz os cálculos utilizando permutação COM REPETIÇÃO porque pensei que não haveria ordem.
Ex: formando uma fila com 3 "A", 4 "B" e 8 "P"
Se eu possuo uma sequência AAABBBBPPPPPPPP e troco apenas a ordem dos dois primeiros "A" eu fico com a sequência AAABBBBPPPPPPPP, que pra mim é o mesmo resultado anterior, por isso seria permutação com repetição, onde troca na ordem de elementos iguais não são contados.
Poderiam ajudar-me a entender isso? E há alguma maneira de não se confundir nesses exercícios que não são tão claros? Porque é apenas esses tipos de exercícios de combinatória que acabo por errar.
Última edição por Gui_mas em Sex 08 Mar 2024, 21:39, editado 1 vez(es)
Gui_mas- Iniciante
Re: Análise Combinatória e Probabilidade
Ao meu ver, quando eles diz que são indistinguíveis ao tato significa que não importa a ordem em que as bolas de mesma cor aparecem, pois são "iguais". Posso estar enganado, caso algum membro interprete de maneira diferente, por favor me corrija!
Pealkay- Padawan
Sempre que for mencionado "fila" a ordem importa, uma coisa é João estar em primeiro e seu irmão gêmeo estar em segundo, outra coisa é seu irmão gêmeo estar em primeiro e João em segundo.
Fibonacci13- Mestre Jedi
Acho que não: João e seu gêmeo são pessoas diferentes, pela lei. Neste caso se usaria arranjo
Já as bolas de cada cor são exatamente iguais: o caso é similar a anagrama com letras repetidas.
Já as bolas de cada cor são exatamente iguais: o caso é similar a anagrama com letras repetidas.
Elcioschin- Grande Mestre
Exato, a única maneira que consigo concordar com ele ter usado permutação simples é que cada sequência de 15 bolas representa a ordem em que as bolas são tiradas da caixa, e por isso haveria ordem entre os elementos, mas ainda assim deveria haver distinção entre os elementos de mesma cor no enunciado, eu acho.
Outra solução possível segundo o livro seria:
Casos possíveis: C(15,3) (número de maneiras de escolher a posição das três bolas amarelas na fila de 15 bolas)
Casos favoráveis: 13 (número de maneiras de escolher lugar para o grupo das três bolas amarelas)
P= 13/455 =~ 0,029.
Mas o engraçado é que nessa solução ele não faz distinção entre as 3 bolas de cor amarela e por isso usa combinação ao invés de arranjo. (Certo?)
Outra solução possível segundo o livro seria:
Casos possíveis: C(15,3) (número de maneiras de escolher a posição das três bolas amarelas na fila de 15 bolas)
Casos favoráveis: 13 (número de maneiras de escolher lugar para o grupo das três bolas amarelas)
P= 13/455 =~ 0,029.
Mas o engraçado é que nessa solução ele não faz distinção entre as 3 bolas de cor amarela e por isso usa combinação ao invés de arranjo. (Certo?)
Gui_mas- Iniciante
Certo
Mas ele não explicou porque são 13 possibilidades delas ficarem juntas:
AAA _ _ _ ... ---> 12 possibilidades do lado direito
_AAA _ _ .... ---> 11 possibilidades do lado direito
........ .............................................................
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ AAA ---> 0 possibilidades do lado direito
Total = 13 possibilidades
Mas ele não explicou porque são 13 possibilidades delas ficarem juntas:
AAA _ _ _ ... ---> 12 possibilidades do lado direito
_AAA _ _ .... ---> 11 possibilidades do lado direito
........ .............................................................
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ AAA ---> 0 possibilidades do lado direito
Total = 13 possibilidades
Elcioschin- Grande Mestre
Gui_mas gosta desta mensagem