(VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância
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(VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância
Texto base: ele é irrelevante para a questão.
- Spoiler:
- Copa inspira a busca de consensos
A Copa do Mundo do Catar foi rica em lições. A competição pacífica entre países com diferentes regimes políticos e econômicos registrou manifestações, opiniões e posicionamentos fortes ao longo do torneio. O evento demonstrou, à perfeição, que a natureza está talhada para a convivência entre os diferentes a fim de construir pilares civilizatórios.
Assim como se queria a vitória da própria seleção, também se protestou a favor da diversidade e dos direitos humanos, o que incluiu a participação direta de algumas seleções.
Em meio à emoção que o futebol desperta, o congraçamento espontâneo entre os povos nos ensina que a métrica da evolução tem três dimensões: conviver, compartilhar e convergir.
O clima é de festa e inclusão. Entre as bandeiras presentes, prevalecem as que trazem mensagens de paz e fraternidade.
Trabalhos acadêmicos mostram que competições de magnitude universal, assim como os Jogos Olímpicos, contribuem para reduzir tensões e elevar sentimentos de pertencimento e orgulho nas populações. A hora do jogo é também o que define o sentimento patriótico, aquela união que não se explica, se sente. Começa na infância, segue no colégio e avança para a vida adulta. Divergências são deixadas de lado em nome do ideal maior da vitória ou solidariedade na derrota pertencente a todos. As equipes representam esse conjunto, buscam o mesmo objetivo e despertam, sem exceções, orgulho e admiração pelas cores da sua bandeira e pelo canto do hino nacional.
A paz e a democracia devem ser a essência do patriotismo. A seleção brasileira de futebol é uma das melhores do mundo. Para estender a excelência das seleções campeãs para a economia, podemos replicar alguns princípios. Um deles diz que a vitória é resultado da dedicação de um time inteiro, não de um único jogador.
A frase construída a partir do texto está em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal na seguinte alternativa:
A) A competição entre vários times de futebol despertam nas pessoas sentimentos fortes de verdadeiro patriotismo.
B) A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostra que a Copa do Mundo valeu a pena.
C) As equipes de futebol, que representam o povo, possui o poder de despertar o sentimento de fraternidade entre as nações.
D) Em nome do ideal de vitória, o orgulho e o respeito pelas cores da bandeira supera as possíveis divergências.
E) O clima de festa e inclusão que aconteceu durante os jogos perdurará nos torcedores, o que constitui uma lição positiva.
Oiii. Errei esta questão e ainda estou meio indignada com ela. Ela não seria passível de anulação?
B) A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostra que a Copa do Mundo valeu a pena.
C) As equipes de futebol, que representam o povo, possui o poder de despertar o sentimento de fraternidade entre as nações.
D) Em nome do ideal de vitória, o orgulho e o respeito pelas cores da bandeira supera as possíveis divergências.
E) O clima de festa e inclusão que aconteceu durante os jogos perdurará nos torcedores, o que constitui uma lição positiva.
Oiii. Errei esta questão e ainda estou meio indignada com ela. Ela não seria passível de anulação?
- Spoiler:
- Gabarito: Alternativa E. Se a letra E está certa, porque a letra C também não está?
Última edição por Giovana Martins em Dom 17 Mar 2024, 08:47, editado 1 vez(es)
Giovana Martins- Grande Mestre
- Mensagens : 7692
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Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância
Gi, eu acredito que o erro da alternativa "C" está no possui.
Deveria ser possuem, já que se refere a equipes.
Deveria ser possuem, já que se refere a equipes.
Fibonacci13- Mestre Jedi
- Mensagens : 860
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo
Giovana Martins gosta desta mensagem
Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância
Boa noite, Fibonacci.
Poxa, peço mil desculpas. Onde eu indiquei C, na verdade, eu me referia à alternativa B. Não entendo qual a diferença entre as alternativas B e E. Você tem alguma ideia?
Muito obrigada!
Poxa, peço mil desculpas. Onde eu indiquei C, na verdade, eu me referia à alternativa B. Não entendo qual a diferença entre as alternativas B e E. Você tem alguma ideia?
Muito obrigada!
Giovana Martins- Grande Mestre
- Mensagens : 7692
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo
Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância
Boa noite, Giovana.
Eu fiquei com você nessa, para mim os verbos ficariam no plural. Sendo assim, eliminaria a "B" e a "E".
Simplesmente, não entendi.
Eu fiquei com você nessa, para mim os verbos ficariam no plural. Sendo assim, eliminaria a "B" e a "E".
Simplesmente, não entendi.
Fibonacci13- Mestre Jedi
- Mensagens : 860
Data de inscrição : 14/09/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo
Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância
Gi, eu achei uma resolução aqui não sei se você já viu e/ou se te ajuda.
Resolução:
LETRA "B"-ERRADA. A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostra que a Copa do Mundo valeu a pena.
CORREÇÃO: A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostram que a Copa do Mundo valeu a pena.
No período acima, o que nos mostra algo são a manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo. O termo "A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo", cujos núcleos são os substantivos "manifestação" e "patriotismo", funciona como sujeito composto de "mostram".
Quando o sujeito é composto, o verbo fica no plural (mostram), e não no singular (mostra).
LETRA "E"-CORRETA. O clima de festa e inclusão que aconteceu durante os jogos perdurará nos torcedores, o que constitui uma lição positiva.
Nesse período há três orações, pois existem três verbos. Essas orações são:
a) O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores;
b) que aconteceu durante os jogos;
c) o que constitui uma lição positiva.
Na oração "O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores", o que perdurará é o clima de festa e inclusão. O termo "O clima de festa e inclusão", cujo núcleo é o substantivo "clima", funciona como sujeito simples de perdurará.
Quando o núcleo do sujeito simples é um substantivo no singular, esse núcleo leva o verbo para a terceira pessoa do singular (perdurará).
Na oração "que aconteceu durante os jogos", a palavra "que" é um pronome relativo que foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "O clima de festa e inclusão". Assim, "que aconteceu durante os jogos" equivale a "o clima de festa e inclusão aconteceu durante os jogos".
Nesse caso, o que aconteceu foi "que" (o clima de festa e inclusão). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "aconteceu".
Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo cujo núcleo (clima) está no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (aconteceu).
Na oração "o que constitui uma lição positiva", a palavra "o" equivale a "aquilo". Assim, "o que constitui uma lição positiva" equivale a "aquilo que constitui uma lição positiva".
Quando a palavra "o" equivale a "aquilo", ela se classifica como pronome demonstrativo.
Ainda nessa oração, a palavra "que" é um pronome relativo. Esse pronome relativo foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "o". Assim, "que constitui uma lição positiva" equivale a "o (aquilo) constitui uma lição positiva".
O que constitui uma lição positiva nessa oração é "que" (o/aquilo). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "constitui".
Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (constitui).
Créditos: Professora Andréa D'Giovanni
Resolução:
LETRA "B"-ERRADA. A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostra que a Copa do Mundo valeu a pena.
CORREÇÃO: A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostram que a Copa do Mundo valeu a pena.
No período acima, o que nos mostra algo são a manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo. O termo "A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo", cujos núcleos são os substantivos "manifestação" e "patriotismo", funciona como sujeito composto de "mostram".
Quando o sujeito é composto, o verbo fica no plural (mostram), e não no singular (mostra).
LETRA "E"-CORRETA. O clima de festa e inclusão que aconteceu durante os jogos perdurará nos torcedores, o que constitui uma lição positiva.
Nesse período há três orações, pois existem três verbos. Essas orações são:
a) O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores;
b) que aconteceu durante os jogos;
c) o que constitui uma lição positiva.
Na oração "O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores", o que perdurará é o clima de festa e inclusão. O termo "O clima de festa e inclusão", cujo núcleo é o substantivo "clima", funciona como sujeito simples de perdurará.
Quando o núcleo do sujeito simples é um substantivo no singular, esse núcleo leva o verbo para a terceira pessoa do singular (perdurará).
Na oração "que aconteceu durante os jogos", a palavra "que" é um pronome relativo que foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "O clima de festa e inclusão". Assim, "que aconteceu durante os jogos" equivale a "o clima de festa e inclusão aconteceu durante os jogos".
Nesse caso, o que aconteceu foi "que" (o clima de festa e inclusão). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "aconteceu".
Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo cujo núcleo (clima) está no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (aconteceu).
Na oração "o que constitui uma lição positiva", a palavra "o" equivale a "aquilo". Assim, "o que constitui uma lição positiva" equivale a "aquilo que constitui uma lição positiva".
Quando a palavra "o" equivale a "aquilo", ela se classifica como pronome demonstrativo.
Ainda nessa oração, a palavra "que" é um pronome relativo. Esse pronome relativo foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "o". Assim, "que constitui uma lição positiva" equivale a "o (aquilo) constitui uma lição positiva".
O que constitui uma lição positiva nessa oração é "que" (o/aquilo). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "constitui".
Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (constitui).
Créditos: Professora Andréa D'Giovanni
Fibonacci13- Mestre Jedi
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Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância
Bom dia, Fibonacci. Espero que esteja bem.
À noite, assim que eu chegar, eu vejo certinho a resolução.
Muito obrigada.
Giovana Martins- Grande Mestre
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Re: (VUNESP/23 - Técnico em Administração) Concordância
Fibonacci13 escreveu:Gi, eu achei uma resolução aqui não sei se você já viu e/ou se te ajuda.Resolução:LETRA "B"-ERRADA. A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostra que a Copa do Mundo valeu a pena.CORREÇÃO: A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo nos mostram que a Copa do Mundo valeu a pena.No período acima, o que nos mostra algo são a manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo. O termo "A manifestação do congraçamento entre os povos e o patriotismo", cujos núcleos são os substantivos "manifestação" e "patriotismo", funciona como sujeito composto de "mostram".Quando o sujeito é composto, o verbo fica no plural (mostram), e não no singular (mostra).LETRA "E"-CORRETA. O clima de festa e inclusão que aconteceu durante os jogos perdurará nos torcedores, o que constitui uma lição positiva.Nesse período há três orações, pois existem três verbos. Essas orações são:a) O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores;b) que aconteceu durante os jogos;c) o que constitui uma lição positiva.Na oração "O clima de festa e inclusão perdurará nos torcedores", o que perdurará é o clima de festa e inclusão. O termo "O clima de festa e inclusão", cujo núcleo é o substantivo "clima", funciona como sujeito simples de perdurará.Quando o núcleo do sujeito simples é um substantivo no singular, esse núcleo leva o verbo para a terceira pessoa do singular (perdurará).Na oração "que aconteceu durante os jogos", a palavra "que" é um pronome relativo que foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "O clima de festa e inclusão". Assim, "que aconteceu durante os jogos" equivale a "o clima de festa e inclusão aconteceu durante os jogos".Nesse caso, o que aconteceu foi "que" (o clima de festa e inclusão). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "aconteceu".Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo cujo núcleo (clima) está no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (aconteceu).Na oração "o que constitui uma lição positiva", a palavra "o" equivale a "aquilo". Assim, "o que constitui uma lição positiva" equivale a "aquilo que constitui uma lição positiva".Quando a palavra "o" equivale a "aquilo", ela se classifica como pronome demonstrativo.Ainda nessa oração, a palavra "que" é um pronome relativo. Esse pronome relativo foi empregado, como recurso coesivo, para retomar "o". Assim, "que constitui uma lição positiva" equivale a "o (aquilo) constitui uma lição positiva".O que constitui uma lição positiva nessa oração é "que" (o/aquilo). O pronome relativo "que" funciona como sujeito de "constitui".Quando o pronome relativo "que", no papel de sujeito, é usado para retomar um termo no singular, ele leva o verbo para a terceira pessoa do singular (constitui).Créditos: Professora Andréa D'Giovanni
Muito obrigada, Fibonacci!!! Ajudou bastante.
Ainda não havia visto esta resolução .
Giovana Martins- Grande Mestre
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