PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida silica gel

2 participantes

Ir para baixo

Duvida silica gel Empty Duvida silica gel

Mensagem por gamemaniaco1987 Sáb 25 Mar 2023, 14:02

Ajuda de professor de quimica, As silica gel depois de saturadas para cor rosa se manter elas dentro de caixas pode vazar agua? é arriscado manter? Eu restaurei alguns saches de silica gel azul no microondas mas algum sache estava vazando agua, algum momento vão vazar a agua estando dentro das caixas onde protege eletronicos e papeis?

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida silica gel Empty Re: Duvida silica gel

Mensagem por gilsongb Qua 29 Mar 2023, 19:04

Se a sílica gel estiver saturada e com a cor rosa, significa que ela já absorveu uma quantidade máxima de umidade e não poderá absorver mais. Se houver um excesso de umidade presente no ambiente onde a sílica gel está armazenada, ela poderá eventualmente começar a liberar a umidade que já absorveu.
No entanto, se você mantiver a sílica gel em uma caixa fechada e seca, é improvável que ocorra vazamento de água, especialmente se a sílica gel estiver em um recipiente que não seja danificado ou aberto frequentemente. É importante lembrar que a sílica gel é um material dessecante e deve ser mantido em um local seco e arejado para que funcione corretamente.
No seu caso específico, se você restaurou os saches de sílica gel no microondas e notou que um deles estava vazando água, é recomendável descartar esse sache e não usá-lo para proteger eletrônicos ou documentos importantes. Certifique-se de que os saches de sílica gel que você usa estejam em bom estado e não estejam vazando antes de colocá-los em caixas de armazenamento.
gilsongb
gilsongb
Padawan
Padawan

Mensagens : 89
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida silica gel Empty Re: Duvida silica gel

Mensagem por gamemaniaco1987 Qua 29 Mar 2023, 20:32

os saches de silica gel azul q guardei dentro das caixas de papelão eu nao notei vazamento mas deixei eles lá dentro a muito tempo anos e só agora pensei se existe o risco deles vazarem ja q estao rosa saturados a muito tempo, se tiver esse risco nao pretendo mais usar silica gel pq  teria q ficar olhando de tempos em tempos para nao vazar se ela libera essa agua vai tocar nos itens q ela deveria proteger e causar danos

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida silica gel Empty Re: Duvida silica gel

Mensagem por gilsongb Qua 29 Mar 2023, 20:36

Se os saches de silica gel já estavam saturados há muito tempo e a cor deles já havia mudado para rosa, é possível que eles tenham liberado a água absorvida. No entanto, isso não significa necessariamente que eles irão vazar ou causar danos aos objetos guardados nas caixas.
Os saches de silica gel são projetados para serem usados em ambientes úmidos para absorver a umidade e, assim, evitar danos aos objetos. No entanto, se eles já estiverem saturados, podem não ser eficazes na remoção da umidade do ambiente.
Se você está preocupado com o vazamento de água dos saches de silica gel, uma opção é substituí-los regularmente ou optar por outros métodos de proteção contra a umidade.
gilsongb
gilsongb
Padawan
Padawan

Mensagens : 89
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida silica gel Empty Re: Duvida silica gel

Mensagem por gamemaniaco1987 Qua 29 Mar 2023, 20:42

se eles liberam a agua absorvida entao deve ter danificado tudo pq o sache parece de pano e tem poros

sim eu tenho outro metodo de proteção q é um desumidificador eletroico mas ele nao fica direto ligado por causa do consumo e qdo eu desligo a umidade sobe para 73% e é nessa horas q os saches com silica gel dentro vãoliberar a agua dentro das caixas de papelao?

eu nao sei como é a quimica da silica gel e como ela retem a umidade (agua) e se com o tempo guardadas racham quebram e liberam a agua

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida silica gel Empty Re: Duvida silica gel

Mensagem por gilsongb Qua 29 Mar 2023, 20:48

Sim, os saches de sílica gel podem liberar a água absorvida com o tempo, principalmente se estiverem saturados por muito tempo. Quando a umidade sobe, os saches podem liberar a água para tentar equilibrar a umidade, e isso pode acontecer mesmo quando estão dentro de caixas de papelão. Como você mencionou, o material dos saches pode ficar poroso e permitir que a água escape, o que pode danificar os itens que deveriam estar protegidos.
A partir de 40% de umidade relativa do ar, a sílica gel começa a reter água. Quando atinge sua capacidade máxima de retenção, em torno de 60% a 90% de umidade relativa, a sílica gel fica saturada e não consegue mais reter umidade, liberando a água já absorvida. Portanto, se a umidade relativa do ar estiver acima de 40%, a sílica gel começa a absorver água e, caso esteja saturada, pode liberar a água novamente.

O desumidificador eletrônico é uma boa opção para manter a umidade sob controle, mas é importante lembrar que ele não pode ficar ligado o tempo todo. Nesse caso, é possível intercalar o uso do desumidificador com a utilização de saches de sílica gel, que podem ser trocados periodicamente para evitar a saturação e o risco de vazamento.

A sílica gel é um composto químico que possui uma grande capacidade de absorção de água, devido a sua estrutura porosa. Quando a sílica gel entra em contato com a umidade, a água é retida dentro dos poros, evitando que ela fique disponível no ambiente.
gilsongb
gilsongb
Padawan
Padawan

Mensagens : 89
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 31
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida silica gel Empty Re: Duvida silica gel

Mensagem por gamemaniaco1987 Qua 29 Mar 2023, 20:50

se eu soubesse desse risco antes nem tinha usado esses saches pois nao costumo ficar trocando apenas coloquei dentro das caixas de papelao e fechei acho q vou ter q abrir todas e retirar

gamemaniaco1987
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 151
Data de inscrição : 05/08/2020

gilsongb gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida silica gel Empty Re: Duvida silica gel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos