PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livros de matemática básica para embasamento

2 participantes

Ir para baixo

Livros de matemática básica para embasamento Empty Livros de matemática básica para embasamento

Mensagem por guilhermefborges Sáb 21 Jan 2023, 18:31

Como vai, pessoal do fórum?

Eu sei bem que o meu tópico não é nada inovador e que existem inúmeros iguais a esse. Mas não encontrei nenhum que abordasse as mesmas dúvidas que tenho.

Estou na etapa de embasamento, sem bagagem sólida em matemática. Ou não estudei, ou já esqueci, os conteúdos até mesmo do Ensino Fundamental. Por isso, é impossível começar pelos autores próprios do Ensino Médio, como Iezzi, Aref, etc.

Fui anotando os livros e autores mais recomendados nos fóruns, e decidi começar a estudar com os 4 volumes do Matemática e Realidade, justamente por ser do Iezzi. Já se passaram mais de duas semanas e estou quase terminando o livro (200+ páginas). Entretanto não sei se essa é a melhor escolha, pois fiquei com muitas dúvidas em alguns pontos, e outros não compreendi bem (como a parte final de frações, onde estou atualmente).

Qual coleção eu deveria usar para ter uma base realmente sólida?

Eis as opções:
Matemática e Realidade, Gelson Iezzi
Matemática Bianchini
Telaris Matemática, Dante
A Conquista da Matemática, José Ruy
Elementos da Matemática (vol. 0), Rufino
O Algebrista, Laercio Vasconcelos
Aritmética, Lumbreras
Praticando a Aritmética, Lacerda
Problemas Selecionados de Matemática, Gandhi
Álgebra, Morgado
Os Segredos da Álgebra, Miller Dias

guilhermefborges
Iniciante

Mensagens : 4
Data de inscrição : 27/08/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Livros de matemática básica para embasamento Empty Re: Livros de matemática básica para embasamento

Mensagem por Mateus M. φ Sáb 21 Jan 2023, 20:38

Se você quiser ter uma base sólida, então terá que pegar livros com um conteúdo mais aprofundado, como o próprio Iezzi. Muitos destes livros daí são elementares no sentido de conteúdo; os do Iezzi também são, mas trazem uma abordagem com demonstrações interessantes. Tem um pessoal que recomenda os livros que você está lendo mesmo, mas eu, sinceramente, acho que não são ideais para chegar num nível mais avançado. 

Se estiver tendo dificuldade com conceitos bem básicos, como frações, porcentagem, regra de três simples/composta, ainda não está preparado para pegar um livro; na minha experiência, o autor pressupõe que o leitor possua um conhecimento prévio de Álgebra elementar e, daí, segue adiante com demonstrações.

Minha recomendação é simplesmente voltar para o conteúdo do Ensino Fundamental. Tenho certeza que não irá demorar muito para aprender, pois não é muita coisa e lhe garante um repertório suficiente para compreender os livros de Ensino Médio. Pesquise em sites comuns mesmo, como Brasil Escola, Toda Matéria etc., pois, mesmo que não sejam adequados, servem como uma introdução para quem está com muita dificuldade. Após ter terminado, daí sim comece a estudar pelo Iezzi. Terminei o FME 2 (Logaritmo) em dois dias e o FME 4 (Sequências, matrizes...) em quatro dias, mas é porque eu já tinha uma compreensão boa sobre conteúdos precedentes, então ficou uma leitura bem fluida. Obviamente, terá livros como FME 9 (Geometria) que são bem mais densos (mesmo com duas semanas, ainda não acabei).

Resumindo: aprenda os conteúdos do fundamental por materiais públicos na internet, depois faça o FME (não recomendo a leitura do de Combinatória e Probabilidade, pois o do Morgado é indiscutivelmente melhor) em paralelo ao "Portal da OBMEP". Livros como “O Algebrista” e "Praticando a Aritmética" não são úteis, sinceramente. Possuem muitos exercícios (muitos mesmo — ao ponto de ser extremamente repetitivo e pouco prático). Seria melhor se dedicar a um material olímpico para se aprofundar em álgebra, como o POTI. Naturalmente, depois desses caminhos, você mesmo descobrirá o que fazer, até porque já terá uma boa noção geral de Matemática elementar e, portanto, basta um pouco de pesquisa e paciência para encontrar um material adequado para seu nível. Ter dificuldades é normal, mas se você quiser melhorar, terá que enfrentar isto.
Mateus M. φ
Mateus M. φ
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 16/01/2023

garocan, guilhermefborges, kakaneves999@gmail.com e packz gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos