PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão de interpretação

2 participantes

Ir para baixo

Questão de interpretação Empty Questão de interpretação

Mensagem por Ian Fáuzi Dom 06 Nov 2022, 14:47

Leia o texto para responder à questão.
    Na quinta-feira, os três [Jorge, Sebastião e Julião], que se tinham encontrado na casa Havanesa, eram introduzidos por uma rapariguita vesga, suja como um esfregão, na sala do Conselheiro. Um vasto canapé1 de damasco amarelo ocupava a parede do fundo, tendo aos pés um tapete onde um chileno roxo caçava ao laço um búfalo cor de chocolate; por cima uma pintura tratada a tons cor de carne, e cheia de corpos nus cobertos de capacetes, representava o valente Aquiles arrastando Heitor em torno dos muros de Troia. Um piano de cauda, mudo e triste sob a sua capa de baeta2 verde, enchia o intervalo das duas janelas. Sobre uma mesa de jogo, entre dois castiçais de prata, uma galguinha3 de vidro transparente galopava; e o objeto em que se sentia mais o calor do uso era uma caixa de música de dezoito peças!
1 canapé: espécie de sofá com encosto e braços.

2 baeta: tecido de lã ou algodão, de textura felpuda, com pelo em ambas as faces.

3 galguinha: referente à raça de cães altos, esguios e de pelagem curta. 
No romance O primo Basílio, Eça de Queirós tece críticas à sociedade de Lisboa. No trecho, isso fica evidente com a descrição feita da sala do Conselheiro, a qual sugere 


a) um ambiente simples, porém arranjado com bom gosto. 
b) um mal-estar decorrente de uma decoração lúgubre do local. 
c) a arrumação minuciosa do local oposta à descrição da serviçal. 
d) o refinado senso estético e o gosto artístico do anfitrião. 
e) o mau gosto pelo exotismo na combinação das cores das peças. 









Gab: e
P.S.- Tendo em vista que o enunciado se referiu a críticas sobre a cidade de Lisboa, para mim faz mais sentido a "c" do que a "e". Alguém poderia me ajudar nesse quesito interpretativo?
Ian Fáuzi
Ian Fáuzi
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 102
Data de inscrição : 22/01/2021
Idade : 21
Localização : Juiz de Fora- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Questão de interpretação Empty Re: Questão de interpretação

Mensagem por Avicena Qua 11 Jan 2023, 21:03

Correspondo contigo, meu grande. 

A letra E critica o exotismo, como no trecho, na quarta linha. Nessa época que Eça de Queirós escreveu o livro, ele criticava a maneira como os lisboetas colocavam tantas coisas exóticas em decoração, no tocante com a cultura ou com a história do país, a letra c também está correta! Pois a cuidadora (serviçal), a garota (rapariga em português de Portugal), é descrita como "suja como um esfregão".

As duas estão corretas. Se eu fosse um dos elaboradores do concurso, colocaria a letra c ou letra e como corretas. Não vejo problemas em colocar duas corretas.
Avicena
Avicena
Jedi
Jedi

Mensagens : 283
Data de inscrição : 06/01/2020
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos