PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modelos atômicos, Salto quântico

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Modelos atômicos, Salto quântico

Mensagem por Garfield Seg 25 Jul 2022, 04:58

A minha dúvida é em relação ao termo átomo utilizado nas opções 08 e 16, a alternativas falam em átomo mas está se referindo aos elétrons? Seria uma abrangência maior do conceito? As duas alternativas estão corretas e eu quero saber porque foi usada a palavra átomo. Eu errei a questão pois considerei que teria acontecido uma troca nas palavras pra pegar o aluno.
(Uem 2021) Assinale o que for correto sobre propriedades básicas dos elétrons e dos átomos não ionizados, no contexto da física quântica. Na análise, desconsidere movimentos de translação desses átomos. 
01) Os elétrons podem ser totalmente caracterizados considerando-se que eles se comportam como partículas muito pequenas com trajetórias bem definidas, massa diferente de zero e carga negativa. 
02) Um elétron livre da ação de qualquer força poderia ter, a princípio, qualquer valor não negativo de energia cinética. 
04) Um átomo pode ter apenas certos valores discretos de energia.
 
08) Um átomo que se encontra no estado fundamental pode passar para um estado excitado se receber de uma fonte externa uma energia igual à diferença entre as energias desses dois estados. 
16) Um átomo que se encontra em um estado excitado tende a voltar para o estado fundamental por meio de uma única transição ou por meio de transições menores associadas a estados de energia intermediários.
O Gabarito é 
[01] Falsa. [02] Verdadeira. [04] Verdadeira. [08] Verdadeira. [16] Verdadeira.
thanks 


Última edição por Garfield em Qua 03 Ago 2022, 11:53, editado 1 vez(es)
Garfield
Garfield
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modelos atômicos, Salto quântico

Mensagem por Arlindocampos07 Ter 02 Ago 2022, 18:58

Fala, Garfield

Cara, realmente dava para criar-se essa confusão. No entanto, não é totalmente errado dizer que um átomo está excitado ao invés de dizer "elétron".

Ora, o átomo é composto pelo seu núcleo e pelos seus elétrons. Portanto, qualquer alteração na sua eletrosfera irá modificar o estado energético do átomo como um todo.

Da mesma forma que dizemos que o átomo está excitado por fenômenos na eletrosfera, dizemos que o átomo está excitado por fenômenos nucleares. Não sei se você já estudou Química Nuclear, mas lá é muito comum chamarmos, por exemplo, um átomo que sofre isomerização(alteração na organização dos nucleons), de átomo excitado.


Compreendeu?
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Garfield gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modelos atômicos, Salto quântico

Mensagem por Garfield Qua 03 Ago 2022, 11:51

Compreendi sim, obrigada por esclarecer, ainda não tinha visto a expressão sendo usada, tão tal que errei a questão, muito obrigada mesmo!!
Garfield
Garfield
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 20/01/2022

Arlindocampos07 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modelos atômicos, Salto quântico

Mensagem por Arlindocampos07 Qua 03 Ago 2022, 12:05

Garfield escreveu:Compreendi sim, obrigada por esclarecer, ainda não tinha visto a expressão sendo usada, tão tal que errei a questão, muito obrigada mesmo!!
Disponha! Wink
Arlindocampos07
Arlindocampos07
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 506
Data de inscrição : 22/02/2022
Idade : 20
Localização : Cajazeiras, Paraíba, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Modelos atômicos, Salto quântico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos