PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

genética

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido genética

Mensagem por Ana Clara Macêdo Qui 16 Jun 2022, 17:29

Em uma espécie de felídeos, uma alteração anatômica na laringe permite que alguns indivíduos tenham a capacidade de rugir. Essa característica é determinada exclusivamente por um único par de alelos, com herança dominante ligada ao sexo. Em um determinado zoológico, uma fêmea rugidora heterozigota está prenha de um macho incapaz de rugir, ambos da mesma espécie de felídeos.
A probabilidade de que o filhote desse acasalamento seja uma fêmea rugidora, desprezando a ocorrência de mutações genéticas e de recombinações gênicas, é de:

a)0%
b)25%
c)50%
d)75%
e)100%

Não sei dizer se o gabarito é letra b ou c, encontrei como ambos em locais diferentes.
Depois de fazer o quadro de punnett, que resultou em XDXd, XdXd,XDY e XdY, eu fiquei com dúvida se deveria apenas colocar como resposta a probabilidade 1/4, sendo o numerador a quantidade de fêmeas rugidoras e o denominador os casos totais, ou se deveria multiplicar a probabilidade de ser fêmea (1/2) pelos casos de fêmeas rugidoras existentes no quadro (1/2). Ambos os meios dariam 25%, e queria saber se estão certos (e se são a mesma coisa).


Última edição por Ana Clara Macêdo em Sáb 18 Jun 2022, 12:20, editado 1 vez(es)
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: genética

Mensagem por qedpetrich Qui 16 Jun 2022, 17:58

Olá Ana;

O gabarito correto é a letra b). Na minha opinião somente a primeira análise faz sentido, pois na segunda análise, se você já determinou que o filhote será fêmea rugidora, então não é possível segregar em 50% a probabilidade deste filhote ser macho. Em outras palavras, uma vez determinado o filhote sendo fêmea, então é impossível o filhote ser macho, compreende?

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ana Clara Macêdo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: genética

Mensagem por Ana Clara Macêdo Sáb 18 Jun 2022, 12:20

compreendi. valeu ^^
Ana Clara Macêdo
Ana Clara Macêdo
Jedi
Jedi

Mensagens : 266
Data de inscrição : 12/10/2020
Localização : Ceará

https://www.instagram.com/_anaclaramacedo/

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: genética

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos