PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UEMA 2016- Fotossíntese

2 participantes

Ir para baixo

UEMA 2016- Fotossíntese Empty UEMA 2016- Fotossíntese

Mensagem por PROTÁGORAS Ter Abr 05 2022, 19:11

A fotossíntese é um processo físico-químico, em nível celular, realizado pelos seres vivos clorofilados, que utilizam dióxido de carbono e água para obter glicose através da energia da luz solar. A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres heterotróficos seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes. Ao nos alimentarmos, parte das substâncias orgânicas produzidas na fotossíntese entram na nossa constituição celular, enquanto outras (os nutrientes energéticos) fornecem a energia necessária às nossas funções vitais, como o crescimento e a reprodução. Além do mais, ela fornece oxigênio para a respiração dos organismos aeróbicos.

A fotossíntese é o principal processo de transformação de energia na Biosfera, essencial para a manutenção da vida na Terra, porém, muitos fatores do ambiente podem afetar as taxas de fotossíntese, limitando-as em diferentes regiões da Terra.

Analise as assertivas a seguir.

I. A concentração de dióxido de carbono é geralmente o fator limitante da fotossíntese para as plantas terrestres, em geral, devido a sua baixa concentração na atmosfera, que é em torno de 0,04%.
II. Para a maioria das plantas, a temperatura ótima para os processos fotossintéticos está entre 30 e 38 °C. Acima dos 45°C, a velocidade da reação decresce, pois cessa a atividade enzimática.
III. A água é fundamental como fonte de hidrogênio para a produção da matéria orgânica. Em regiões secas, as plantas têm a água como um grande fator limitante.
IV. A disponibilidade de água e as temperaturas podem afetar a fotossíntese e modificar a morfologia foliar.

São corretas as assertivas

gab- I,II,III,IV



Alguém poderia explicar por quê a I e II estão corretas?? Na II se a temp ótima é até 38 a partir dela já não estaria reduzindo a velocidade da reação?? Já que as enzimas  começariam a reduzir até desnaturar...

obs- a fonte está estranha, pois deu problema e não consigo arrumar  Neutral


PROTÁGORAS
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 06/04/2020
Idade : 19

Ir para o topo Ir para baixo

UEMA 2016- Fotossíntese Empty Re: UEMA 2016- Fotossíntese

Mensagem por claralirasll Ter Abr 05 2022, 21:20

Olá, Protágoras! 

Sobre a I - Aqui não há muito o que explicar, é uma informação que você deveria ter em mente, não necessariamente decorar a porcentagem, mas saber que, na atmosfera, o CO2 tem uma certa limitação (apesar da alta produção, grande parte é consumida pelas próprias plantas e pelo fitoplâncton) 

Sobre a II - Note que, quando a questão diz que a temperatura ótima está entre 30º e 38º para a maioria das plantas, isso quer dizer que, no geral, as plantas tem uma preferência por alguma dessas temperaturas ou um intervalo de temperatura nessa faixa. Explicando melhor, uma planta A pode ter temperatura ótima de 33º, enquanto uma planta B pode preferir o intervalo 35º a 37º. (Pessoalmente, achei um tanto quanto ambínguo esse item, o que induziria a uma interpretação errada. Enfim, espero que da forma que expliquei seja a forma correta e tenha dado para entender)
claralirasll
claralirasll
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 183
Data de inscrição : 12/11/2021
Idade : 18
Localização : Cajazeiras, Paraíba

https://www.instagram.com/claralirals/?hl=pt-br

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos