PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SAS - Geometria plana

3 participantes

Ir para baixo

Resolvido SAS - Geometria plana

Mensagem por Bruna Lourenci Qui 03 Mar 2022, 12:38

Um pequeno terreno ABCDEF, com a forma mostrada na figura, possui área 23m², e o triângulo ADF possui área 5,5m².
SAS - Geometria plana Sem_tz17
Para cercar esse terreno com cinco fios de arame farpado, o proprietário adquiriu 3 rolos de arame com 30m cada um. Dessa forma:

a) o proprietário comprou um rolo a mais que o necessário para fazer a cerca
b) o proprietário deve comprar um rolo a mais, pois precisa de mais 15m para completar a cerca
c) o proprietário deve comprar um rolo a mais, pois precisa de mais 25m para completar a cerca
d) o proprietário deve comprar dois rolos a mais, pois precisa de mais 55m para completar a cerca
e) o proprietário deve comprar dois rolos a mais, pois precisa de mais 60m para completar a cerca

Gabarito: E) o proprietário deve comprar dois rolos a mais, pois precisa de mais 60m para completar a cerca

Preciso de ajuda. Eu sei que fiz alguma coisa errada na minha conta, porque encontrei uma incongruência no meu cálculo. Gostaria de saber o que eu fiz de errado e qual a maneira correta de resolver a questão. 

Vou mostrar como fiz: primeiro separei a figura em um quadrado de lado x e em um retângulo de lados y e 1. A área de do quadrado (x²) mais a área do retângulo (y.1) deve ser igual a área total do terreno, que é 23m². Depois, substitui na fórmula da área do triângulo as informações que eu tinha, no caso a base deveria ser x+y, portanto A=(x+y).1/2 = 5,5m².
Sabendo disso, eu utilizei a área do triângulo ADF para descobrir que x = 11 - y. Dessa forma, substitui o x na hora de calcular a área total, ficando assim: A = (11 - y)² + y = 23. Acabei caindo em uma bhaskara e encontrei como valor positivo de y 10,5. 
Essa é a parte em que descubro uma incongruência: quando eu substitui o y na área total, encontrei que x = 3,5, mas quando substitui o x na área do triângulo, encontrei que x = 0,5.
Tentei continuar a conta considerando que x = 3,5 e cheguei ao resultado de que ainda seriam precisos mais 85m de arame, portanto o proprietário precisaria de mais 3 rolos de arame. 
Acontece que não encontrei isso em nenhuma opção e devido a incongruência que encontrei tenho certeza de que errei alguma coisa, mas já revi minhas contas várias vezes e não consigo encontrar o erro.
Alguém pode me ajudar, por favor?  Sad


Última edição por Bruna Lourenci em Sex 04 Mar 2022, 00:09, editado 1 vez(es)
Bruna Lourenci
Bruna Lourenci
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 11/02/2022
Idade : 22
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: SAS - Geometria plana

Mensagem por qedpetrich Qui 03 Mar 2022, 12:52

Olá Bruna;

Na verdade o seu erro se encontra a partir da resolução das raízes da expressão quadrática, veja:

SAS - Geometria plana Png

Tente prosseguir agora.

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2497
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Bruna Lourenci gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: SAS - Geometria plana

Mensagem por Bruna Lourenci Sex 04 Mar 2022, 00:08

qedpetrich escreveu:Olá Bruna;

Na verdade o seu erro se encontra a partir da resolução das raízes da expressão quadrática, veja:

SAS - Geometria plana Png

Tente prosseguir agora.
Nossa, me esqueci completamente do produto notável!  affraid
Agora consegui chegar no resultado correto. Muito obrigada!  SAS - Geometria plana 503132
Bruna Lourenci
Bruna Lourenci
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 11/02/2022
Idade : 22
Localização : Caxias do Sul - RS

qedpetrich gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: SAS - Geometria plana

Mensagem por Medeiros Seg 07 Mar 2022, 17:48

fiz assim
SAS - Geometria plana Scre1712

Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 10409
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 72
Localização : Santos, SP, BR

Bruna Lourenci gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: SAS - Geometria plana

Mensagem por Bruna Lourenci Qua 09 Mar 2022, 09:39

Medeiros escreveu:fiz assim
SAS - Geometria plana Scre1712

Interessante... Muito obrigada!  SAS - Geometria plana 503132
Bruna Lourenci
Bruna Lourenci
Iniciante

Mensagens : 47
Data de inscrição : 11/02/2022
Idade : 22
Localização : Caxias do Sul - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: SAS - Geometria plana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos