Refração e Reflexão
2 participantes
Refração e Reflexão
Um feixe cilíndrico de luz incide perpendicularmente na superfície plana de separação de dois meios ordinários opticamente diferentes. Pode-se afirmar que:
a) o feixe refrata-se, desviando-se fortemente;
b) o feixe não sofre refração;
c) o feixe não sofre reflexão;
d) ocorre reflexão, com a consequente alteração do módulo da velocidade de propagação;
e) ocorre refração, com a consequente alteração do módulo da velocidade de propagação.
Boa noite, poderiam me explicar como ocorre o que está sendo apresentado no enunciado, não consegui visualizar o problema
a) o feixe refrata-se, desviando-se fortemente;
b) o feixe não sofre refração;
c) o feixe não sofre reflexão;
d) ocorre reflexão, com a consequente alteração do módulo da velocidade de propagação;
e) ocorre refração, com a consequente alteração do módulo da velocidade de propagação.
- GABARITO:
- E
Boa noite, poderiam me explicar como ocorre o que está sendo apresentado no enunciado, não consegui visualizar o problema
Última edição por Ana Laura Guimarães em Sáb 19 Fev 2022, 14:56, editado 1 vez(es)
Re: Refração e Reflexão
Acho esse enunciado pode ser simplificado, sem perdas para a resolução, por algo do tipo:
"Um raio de luz incide perpendicularmente na superfície plana de separação de dois meiosordinários (transparentes, homogêneos e isotrópicos) com índices de refração diferentes."
Eu deixei essa parte do ordinário riscado porque, à rigor, apenas o vácuo pode ser considerado ordinário. Mas você poderia usar meios transparentes e homogêneos como água, alcool, vidro para entender.
Ou ainda mais simplificado:
"O que se pode afirmar quando um raio de luz propagando-se no ar incide perpendicularmente no vidro"
Basicamente, a condiçao necessária e suficiente para que haja refração da luz é a mudança de meio, ainda que a luz não sofra desvio.
É justamente esse o caso da indência perpendicular. É o único caso de mudança de meio sem que haja desvio, já que a trajetória do raio de luz coincide com a reta normal.
Assim são facilmente descartados o item a) e b)
O item c) está incorreto porque a reflexão ocorre em qualquer mudança de meio.
O item d) está incorreto porque a mudança de velocidade é uma consequência da refração, e não da reflexão.
O item e) está correto porque em toda refração ocorre a mudança da velocidade do raio, uma vez que os índices de refração são diferentes.
"Um raio de luz incide perpendicularmente na superfície plana de separação de dois meios
Eu deixei essa parte do ordinário riscado porque, à rigor, apenas o vácuo pode ser considerado ordinário. Mas você poderia usar meios transparentes e homogêneos como água, alcool, vidro para entender.
Ou ainda mais simplificado:
"O que se pode afirmar quando um raio de luz propagando-se no ar incide perpendicularmente no vidro"
Basicamente, a condiçao necessária e suficiente para que haja refração da luz é a mudança de meio, ainda que a luz não sofra desvio.
É justamente esse o caso da indência perpendicular. É o único caso de mudança de meio sem que haja desvio, já que a trajetória do raio de luz coincide com a reta normal.
Assim são facilmente descartados o item a) e b)
O item c) está incorreto porque a reflexão ocorre em qualquer mudança de meio.
O item d) está incorreto porque a mudança de velocidade é uma consequência da refração, e não da reflexão.
O item e) está correto porque em toda refração ocorre a mudança da velocidade do raio, uma vez que os índices de refração são diferentes.
marcosprb- Mestre Jedi
Eu não poderia considerar que ocorre uma reflexão total? (Já está pressuposto na "e" que ocorre refração)
Não existe a possibilidade de haver reflexão total nesse caso porque a incidência é perpendicular, ou seja, o ângulo de incidência vale 0°. A condição necessária para a ocorrência da reflexão total é que o ângulo de incidência deve ser maior que o ângulo limite, que evidentemente é maior que 0°
Obs: lembre-se que o ângulo de incidência é o ângulo que o raio de luz faz com a reta normal. Na incidência perpendicular o raio coincide com a normal, por isso o ângulo de incidência vale 0°
Além disso, para que haja reflexão total, o raio de luz deve estar se propagando do meio de maior índice de refração para o meio de menor índice de refração, e não há nenhum indicativo no enunciado de que isso está ocorrendo.
Obs: lembre-se que o ângulo de incidência é o ângulo que o raio de luz faz com a reta normal. Na incidência perpendicular o raio coincide com a normal, por isso o ângulo de incidência vale 0°
Além disso, para que haja reflexão total, o raio de luz deve estar se propagando do meio de maior índice de refração para o meio de menor índice de refração, e não há nenhum indicativo no enunciado de que isso está ocorrendo.
marcosprb- Mestre Jedi
Ana Laura Guimarães gosta desta mensagem
Marcos, muito obrigada!! Havia me esquecido da parte em que o Ângulo seria 0°
marcosprb gosta desta mensagem