PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFPR - Perseguição aos Cristãos em Roma

2 participantes

Ir para baixo

UFPR - Perseguição aos Cristãos em Roma Empty UFPR - Perseguição aos Cristãos em Roma

Mensagem por GustavoXYZ Qua 02 Fev 2022, 12:22

O cristianismo católico tornou-se religião oficial do Império Romano no ano de 380 d.C., data da edição do famoso édito de Tessalônica, outorgado pelo Imperador Teodósio. Desde a sua criação até este momento, a caminhada foi dura e difícil para os seguidores de Cristo. Exemplo disso foram as perseguições movidas por alguns imperadores romanos, eternizadas pelos relatos fantásticos e emotivos de vários escritores e historiadores cristãos. Podemos apontar como principais causas dessas perseguições:

 a) O ódio e a intolerância tanto das autoridades como da população pagã do mundo romano, que viam na figura de Cristo e na comunidade cristã uma ameaça ao poder do Imperador.

 b) A constante penetração de elementos cristãos tanto nas filas do exército imperial romano como em cargos administrativos de elevada importância, que poderiam servir de “mau exemplo” tanto em termos políticos como ideológicos.

 c) Aspectos de índole moral, na medida em que os cristãos eram acusados pelos pagãos de realizarem orgias e assassinatos de crianças em seus rituais.

 d) A associação entre os cristãos e os inimigos bárbaros que punha em risco a estabilidade política e religiosa interna do mundo imperial romano.

 e) A necessidade de oferecer à população de Roma “pão e circo”, com os cristãos sendo sacrificados na arena do Coliseu para minimizar a ameaça de revoltas populares contra as autoridades imperiais.

Gabarito:
Spoiler:

Alguém poderia dissertar sobre as causas das perseguições? No site em que resolvi os comentários discordavam uns dos outros

GustavoXYZ
Iniciante

Mensagens : 20
Data de inscrição : 29/01/2022

Ir para o topo Ir para baixo

UFPR - Perseguição aos Cristãos em Roma Empty Re: UFPR - Perseguição aos Cristãos em Roma

Mensagem por Ana Laura Guimarães Qua 02 Fev 2022, 17:50

No império Romano era levado em consideração o sincretismo religioso, e exigia apenas lealdade e soberania ao Estado e não a um Deus, assim, os ideais cristãos ( onde Deus é soberano) iam contra aos ideais políticos Romano e levavam um discurso que enfraqueceria o poder do Estado sobre as pessoas. Como por exemplo, ir contra a tratar o imperador como um "Deus" fazendo festas e "rituais" em sua homenagem, que eram comuns naquela sociedade, e os cristãos não seguiam  sendo assim, eram hostilizados. Dioclesiano, Um dos imperadores, mais tarde, considerou a perseguição dos cristãos como necessária, já que o mal que acometia a região ( Já que Roma estava em Crise) era proveniente do cristianismo. Há outros costumes que os cristãos tinham que também eram algo fora dos padrões romanos , que ajudaram na motivação de perseguições.
Ana Laura Guimarães
Ana Laura Guimarães
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 945
Data de inscrição : 12/02/2021
Localização : Belo Horizonte - Minas Gerais

https://www.instagram.com/ana__guimaraes__/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos