Gráfico de função quadrática
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Gráfico de função quadrática
É uma função quadrática cujo gráfico está representado:
A minha pergunta é:
Como acho as raízes da função:
Qual é o domínio e a imagem da função:
E como determinar a função quadrática:
Violeiro- Jedi
- Mensagens : 355
Data de inscrição : 04/06/2011
Idade : 39
Localização : Brasil
Re: Gráfico de função quadrática
Pra descobrir a função, vc pode jogar na forma fatorada:
f(x) = a (x-x')(x-x'')
As raízes sao 1 e 5
f(x) = a(x-1)(x-5)
Pelo gráfico para x=2 ,y =3
3 = a(2-1)(2-5)
a = -1
Logo , f(x) = -x² + 6x - 5
D: IR
Img: ]-∞,4]
f(x) = a (x-x')(x-x'')
As raízes sao 1 e 5
f(x) = a(x-1)(x-5)
Pelo gráfico para x=2 ,y =3
3 = a(2-1)(2-5)
a = -1
Logo , f(x) = -x² + 6x - 5
D: IR
Img: ]-∞,4]
Luck- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 32
Localização : RJ
Re: Gráfico de função quadrática
Como acho as raízes da função?
É só olhar onde a parábola corta o eixo x, no caso 1 e 5
Qual é o domínio e a imagem da função?
O domínio é o conjunto de todos os x da função e a imagem, o conjunto de todos os y. No caso o domínio são todos os reais e a imagem são todos os reais menores 4 ou igual a 4
Como determinar a função quadrática?
Cada gráfico é um gráfico. Nesse, você pode utilizar a forma fatorada que é dada por: y = a.(x-x').(x-x'')
vamos pegar os ponto (2,3) para descobrir o a da forma fatorada:
3 = a.(2-1).(2-5)
3 = -3.a
a = -1
y = a.(x-x').(x-x'')
y =-1(x-1).(x-5)
y = -1.(x² - 5x - x + 5)
y = -x² + 6x - 5
Espero ter te ajudado. Abraços.
É só olhar onde a parábola corta o eixo x, no caso 1 e 5
Qual é o domínio e a imagem da função?
O domínio é o conjunto de todos os x da função e a imagem, o conjunto de todos os y. No caso o domínio são todos os reais e a imagem são todos os reais menores 4 ou igual a 4
Como determinar a função quadrática?
Cada gráfico é um gráfico. Nesse, você pode utilizar a forma fatorada que é dada por: y = a.(x-x').(x-x'')
vamos pegar os ponto (2,3) para descobrir o a da forma fatorada:
3 = a.(2-1).(2-5)
3 = -3.a
a = -1
y = a.(x-x').(x-x'')
y =-1(x-1).(x-5)
y = -1.(x² - 5x - x + 5)
y = -x² + 6x - 5
Espero ter te ajudado. Abraços.
Última edição por velloso em Sex 28 Out 2011, 22:23, editado 1 vez(es)
velloso- Estrela Dourada
- Mensagens : 1142
Data de inscrição : 07/04/2010
Idade : 34
Localização : Belém - Pará
Re: Gráfico de função quadrática
____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
- Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP
Re: Gráfico de função quadrática
As raízes de um função f(x) são os valores de "x" que anulam a função, ou em símbolos:
Se f(x) = 0 ==> x é raíz da função.
O gráfico de uma função é a melhor forma de representação da função, pois você VÊ todas as características da mesma.
Segue o ditado: "Uma imagem vale por mil palavras...".
Você pode VER que a função corta o eixo dos X (y = 0) em:
r1: (1; 0) e r2: (5; 0)
Então, 1 e 5 são as raízes dessa função, pois f(1) = f(5) = 0.
Simplesmente: raíz = x onde y é ZERO .
O Domínio é o conjunto dos elementos "x", definido logo no início da questão:
Ou, melhor:
f : Domínio → Codomínio
Que nos diz que a função é "de ℝ em ℝ", maneira que os matemáticos gostam, e que quer dizer que a entrada da função ( domínio, conjunto de partida) é ℝ e a saída ( contra-domínio, codomínio, conjunto de chegada..) também é ℝ.
A Imagem é o conjunto dos "y" que estão associados aos "x" pela função, ou seja, os resultados da função para todos os "x" do domínio.
Você pode notar, pelo gráfico, que os valores de "y" estão limitados superiormente a um máximo de 4. Só isso de limite.
Logo o conjunto imagem seria o intervalo nos reais (-∞; 4], que pode ser também descrito mais" complicadamente" por:
Im(f) = { x | x ∈ ℝ ∧ -∞< x ≤ 4 }
As funções estudadas no ensino médio são poucas, dentre elas: polinomiais de 1º grau (linear, retas), de 2º grau ( quadrática, parábolas).
Além de ter sido dito que f(x) é quadrática,"VÊ-SE" que é uma parábola, que tem como forma geral:
f(x) = y = ax² + bx + c
ou, na forma fatorada:
f(x) = y = a(x - r1)(x - r2)
Onde r1 e r2 são as raízes.
O "c" é o valor de y ou f(x) quando x = 0, f(0), isto é, onde a parábola corta o eixo dos "Y", que VISUALMENTE não dá para se ver no gráfico.
O "a" nos diz sobre a concavidade da parábola, se positivo, está para cima (sorrindo... ), se negativo, para baixo (triste... ), o que é o nosso caso.
Para calcular todo mundo, "a", "b" e "c", várias maneiras se apresentam:
(1) Produto das raízes (c/a) é 5 e soma(-b/a) 6 e "a" negativo ( a<0) e experimentação (testa-se um ponto qualquer, tipo (3;4) ou (2;3) ) :
y = -x² + 6x - 5
(2) Pela forma fatorada e um ponto qualquer que não seja raíz:
y = a(x - r1)(x - r2) e (2;3)
3 = a(2-1)(2-5)
3 = -3a
a = -1
S = -b/a = 6 ==> b =6
P = c/a = 5 ==> c = -5
(3) Como temos 3 incógnitas, necessitamos de 3 dicas, 3 pontos, 3 equações...
Temos já as raízes (1; 0) e (5; 0). Podemos escolher o vértice, que é visível e marcante: (3; 4) e resolver um sisteminha de 3 equações e 3 incógnitas:
Substituindo-se os 3 pares em y = ax² + bx + c, teremos:
0 = a(1²) + b(1) + c
0 = a(5²) + b(5) + c
4 = a(3²) + b(3) + c
0 = a + b + c
0 = 25a + 5b + c
4 = 9a + 3b + c
Que, resolvido, nos dá:
a = -1
b = 6
c = -5
(4) Quando você tiver 3 pontos, os das raízes (r1;0) e (r2;0) e o vértice ou outro ponto qualquer (x;y) visíveis no gráfico, vai MAIS uma fórmula (útil só para ganhar tempo em concursos !):
a = y/((x-r1)(x-r2)) = 4/(3-1)(3-5) = 4/(-4) = -1
b = -(r1+r2)*a = -(1+5)*(-1) = 6
c = r1*r2*a = 5*1*(-1)= -5
logo f(x): y = -x² + 6x - 5
Se f(x) = 0 ==> x é raíz da função.
O gráfico de uma função é a melhor forma de representação da função, pois você VÊ todas as características da mesma.
Segue o ditado: "Uma imagem vale por mil palavras...".
Você pode VER que a função corta o eixo dos X (y = 0) em:
r1: (1; 0) e r2: (5; 0)
Então, 1 e 5 são as raízes dessa função, pois f(1) = f(5) = 0.
Simplesmente: raíz = x onde y é ZERO .
O Domínio é o conjunto dos elementos "x", definido logo no início da questão:
Ou, melhor:
f : Domínio → Codomínio
Que nos diz que a função é "de ℝ em ℝ", maneira que os matemáticos gostam, e que quer dizer que a entrada da função ( domínio, conjunto de partida) é ℝ e a saída ( contra-domínio, codomínio, conjunto de chegada..) também é ℝ.
A Imagem é o conjunto dos "y" que estão associados aos "x" pela função, ou seja, os resultados da função para todos os "x" do domínio.
Você pode notar, pelo gráfico, que os valores de "y" estão limitados superiormente a um máximo de 4. Só isso de limite.
Logo o conjunto imagem seria o intervalo nos reais (-∞; 4], que pode ser também descrito mais" complicadamente" por:
Im(f) = { x | x ∈ ℝ ∧ -∞< x ≤ 4 }
As funções estudadas no ensino médio são poucas, dentre elas: polinomiais de 1º grau (linear, retas), de 2º grau ( quadrática, parábolas).
Além de ter sido dito que f(x) é quadrática,"VÊ-SE" que é uma parábola, que tem como forma geral:
f(x) = y = ax² + bx + c
ou, na forma fatorada:
f(x) = y = a(x - r1)(x - r2)
Onde r1 e r2 são as raízes.
O "c" é o valor de y ou f(x) quando x = 0, f(0), isto é, onde a parábola corta o eixo dos "Y", que VISUALMENTE não dá para se ver no gráfico.
O "a" nos diz sobre a concavidade da parábola, se positivo, está para cima (sorrindo... ), se negativo, para baixo (triste... ), o que é o nosso caso.
Para calcular todo mundo, "a", "b" e "c", várias maneiras se apresentam:
(1) Produto das raízes (c/a) é 5 e soma(-b/a) 6 e "a" negativo ( a<0) e experimentação (testa-se um ponto qualquer, tipo (3;4) ou (2;3) ) :
y = -x² + 6x - 5
(2) Pela forma fatorada e um ponto qualquer que não seja raíz:
y = a(x - r1)(x - r2) e (2;3)
3 = a(2-1)(2-5)
3 = -3a
a = -1
S = -b/a = 6 ==> b =6
P = c/a = 5 ==> c = -5
(3) Como temos 3 incógnitas, necessitamos de 3 dicas, 3 pontos, 3 equações...
Temos já as raízes (1; 0) e (5; 0). Podemos escolher o vértice, que é visível e marcante: (3; 4) e resolver um sisteminha de 3 equações e 3 incógnitas:
Substituindo-se os 3 pares em y = ax² + bx + c, teremos:
0 = a(1²) + b(1) + c
0 = a(5²) + b(5) + c
4 = a(3²) + b(3) + c
0 = a + b + c
0 = 25a + 5b + c
4 = 9a + 3b + c
Que, resolvido, nos dá:
a = -1
b = 6
c = -5
(4) Quando você tiver 3 pontos, os das raízes (r1;0) e (r2;0) e o vértice ou outro ponto qualquer (x;y) visíveis no gráfico, vai MAIS uma fórmula (útil só para ganhar tempo em concursos !):
a = y/((x-r1)(x-r2)) = 4/(3-1)(3-5) = 4/(-4) = -1
b = -(r1+r2)*a = -(1+5)*(-1) = 6
c = r1*r2*a = 5*1*(-1)= -5
logo f(x): y = -x² + 6x - 5
rihan- Estrela Dourada
- Mensagens : 5049
Data de inscrição : 22/08/2011
Idade : 69
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Itabuna-Ilhéus, BA, Brasil
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