Escala
2 participantes
Página 1 de 1
Escala
Escala é uma relação de proporção entre a distância horizontal no terreno e a distância na representação cartográfica. Considerando essa relação, é correto afirmar que
a) em uma escala de 1: 20 000 a distância no terreno é diminuída
20 mil vezes para ser representada no papel.
b) em uma carta cuja escala é de 1: 10 000 uma distância qualquer nessa carta deve ser reduzida 10 mil vezes para corresponder à distância no terreno.
c) uma vez determinada a escala numérica de um mapa, não há necessidade de recalcula-la caso esse mapa seja ampliado.
d)se uma carta com escala de 1:50 000 for reduzida duas vezes, sua escala será de 1: 25 000.
Olá, acertei essa questão, queria apenas verificar se o que eu entendi como erro na B é realmente o que faz ela está errada
o erro da B seria afirmar que deveria reduzir 10 mil vezes para corresponder à distância do terreno , certo? Até porque não faz sentido diminuir o tamanho na folha para ficar com o tamanho real. Foi isso que eu entendi, mas tem alguns lugares dizendo que o gabarito seria "B"
a) em uma escala de 1: 20 000 a distância no terreno é diminuída
20 mil vezes para ser representada no papel.
b) em uma carta cuja escala é de 1: 10 000 uma distância qualquer nessa carta deve ser reduzida 10 mil vezes para corresponder à distância no terreno.
c) uma vez determinada a escala numérica de um mapa, não há necessidade de recalcula-la caso esse mapa seja ampliado.
d)se uma carta com escala de 1:50 000 for reduzida duas vezes, sua escala será de 1: 25 000.
- GABARITO :
- a
Olá, acertei essa questão, queria apenas verificar se o que eu entendi como erro na B é realmente o que faz ela está errada
o erro da B seria afirmar que deveria reduzir 10 mil vezes para corresponder à distância do terreno , certo? Até porque não faz sentido diminuir o tamanho na folha para ficar com o tamanho real. Foi isso que eu entendi, mas tem alguns lugares dizendo que o gabarito seria "B"
Última edição por Ana Laura Guimarães em Qui 20 Jan 2022, 19:41, editado 2 vez(es)
Re: Escala
Boa tarde
O seu raciocínio está certo. Observe que pela própria definição da escala:
[latex]\frac{\text{medida em escala}}{\text{medida real}} = \frac{1}{10000} \implies \text{medida real} = 10000\cdot (\text{medida em escala})[/latex]
A medida real é dez mil vezes maior que a em escala, e não dez mil vezes menor.
O seu raciocínio está certo. Observe que pela própria definição da escala:
[latex]\frac{\text{medida em escala}}{\text{medida real}} = \frac{1}{10000} \implies \text{medida real} = 10000\cdot (\text{medida em escala})[/latex]
A medida real é dez mil vezes maior que a em escala, e não dez mil vezes menor.
UmPoetaEufórico- Padawan
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos