PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Insatisfação com desempenho em vestibulares

5 participantes

Ir para baixo

Insatisfação com desempenho em vestibulares Empty Insatisfação com desempenho em vestibulares

Mensagem por Felipe Basilio da Silva Sex 19 Nov 2021, 11:29

Em minha trajetória de 2 anos estudando para vestibulares acredito nunca ter estado com um sentimento tão vazio, tenho 18 anos e basicamente tive bons resultados em vestibulares comuns como o da Unicamp, porém sinto-me estagnado em relação a desempenho e resultados terminei os livros como tópicos de física, Quimica Feltre e FME e tive um desempenho de 70 a 80% na maioria das provas e simulados todavia não estou mais satisfeito com cursos comuns (havia escolhido cursos genéricos como computação e estatística), membros do fórum por vontade pessoal gostaria de me preparar para o ITA e IME ou para um curso de grande concorrência ao invés de fazer um curso comum como escolhi agora oque vocês acham empreendo em uma faculdade agora ou estudo mais um ano nesta jornada.

Agradeço desde já!
Felipe Basilio da Silva
Felipe Basilio da Silva
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/03/2021
Idade : 20
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Insatisfação com desempenho em vestibulares Empty Re: Insatisfação com desempenho em vestibulares

Mensagem por Ceruko Sex 19 Nov 2021, 12:22

Cara, se você com 18 anos já tem essa mentalidade, acredito que você esteja no caminho certo. Não tenha medo de arriscar em tentar um curso mais concorrido, só basta ter uma mentalidade forte pra continuar estudando e muito foco. 

Faça uma lista com os prós e contras da sua decisão e depois analise-os com cuidado. 

Espero que eu tenha ajudado. Boa sorte!
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Insatisfação com desempenho em vestibulares Empty Re: Insatisfação com desempenho em vestibulares

Mensagem por romulos1 Sex 19 Nov 2021, 12:46

Complementando o amigo Ceruko, você também tem que analisar seus interesses na escolha do curso. Por exemplo, uma pessoa que tem capacidade de passar no ITA consegue passar em medicina, mas acho difícil gostar do curso kkkk
Como você falou curso mais concorrido, imagino que qual curso em si esteja ainda um pouco abstrato.

E gostaria de te dar uma dica, de uma pessoa mais "velha", pelo que vejo diariamente, as faculdades (todas) são generalistas, te dão uma visão superficial de um assunto, você precisa buscar um conhecimento dentro da área que te faça destoar do resto dos seus colegas. Então, independentemente da sua escolha, tenha isso em mente... assista palestras, pesquise em livros extracurriculares, você precisa saber o básico de tudo, mas só isso não basta.

Bom, última dica, escolha estudar pro vestibular mais um ano! Você é jovem, acredite, um ano arriscando não te custará, a aprovação nos outros cursos você já tem, um ano não te faz esquecer a matéria. Abraço!
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Insatisfação com desempenho em vestibulares Empty Re: Insatisfação com desempenho em vestibulares

Mensagem por gusborgs Sex 19 Nov 2021, 13:43

1) Cara, você tem que fazer o que você gosta, não o que, na sua perspectiva, ou na perspectiva da sociedade, é mais glamourizado.
Tenho amigos formados em "cursos comuns" que se dedicaram muito e hoje são muito bem sucedidos (exatamente na área da computação)
Se, com esses "cursos comuns", você se identifica, então os faça.
O que vai te tornar bem sucedido na vida é ser melhor do que os outros naquilo que você faz. Se você escolher algo que não se identifica, não vai ter disposição, nem vontade, para se dedicar integralmente, durante toda sua vida, ao sucesso, e, assim, será apenas mais um na longa lista de profissionais da área.
Ou seja, escolha racionalmente seu curso baseado no que você gosta, no que você quer para sua vida, no que você se interessa e no que você teria disposição, vontade, e, principalmente, prazer para se dedicar por muito tempo. Não se baseie em grau de concorrência ou prestígio, isso não leva a lugar algum, apenar o tornará infeliz.

2) Se você escolheu ITA/IME: vale, sim, a pena estudar por mais um ano, você é jovem
gusborgs
gusborgs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Insatisfação com desempenho em vestibulares Empty Re: Insatisfação com desempenho em vestibulares

Mensagem por Pedro Celso Silva Sex 19 Nov 2021, 19:02

Seguinte rapaz: você está no caminho certo.
Nós,com essa idade vestibuleira,somos muitas vezes,mal orientados,mal preparados e sem equipamento adequado para enfrentá-los. Tudo começa do jeito que estudamos. Existem muitos concursos onde quase não precisamos estudar teoria. Exemplo? Geografia? Gráfico de Pirâmide Etária? A resposta quase sempre é queda da fecundidade/aumento da expectativa de vida
Questão de agricultura brasileira? Quase sempre é concentração fundiária. Existem muitas provas de concursos que são totalmente interpretativas ou que as questões são muito batidas: O que foi feito para corrigir a acidez do solo no Centro Oeste? Calagem. Ninguém fala isso pra gente. Por acaso,já te falaram que a parte de Humanas e de Linguagens te põe entre a resposta certa e a resposta errada,mas informação correta?
Você precisa de experiência de combate. Você precisa pegar as provas antigas e ir fazendo questão atrás de questão. A banca tem uma mentalidade de cobrança e de assuntos prediletos e você precisa saber disso. Não fique tão apegado a livros de fora,porque isso pode te distrair. Que eu lembre,as questões são contextualizadas.

Pedro Celso Silva
Matador
Matador

Mensagens : 1162
Data de inscrição : 20/08/2015
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Insatisfação com desempenho em vestibulares Empty Re: Insatisfação com desempenho em vestibulares

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos