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Ensino a distância no Brasil

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Mensagem por gusborgs Ter 14 Set 2021, 19:25

Fala galera! Se alguém puder corrigir minha redação ficarei muito grato!
Abraço

TEMA: Ensino a distância no Brasil
De acordo com o geógrafo brasileiro Milton Santos, a globalização, vivenciada atualmente, divide-se em alguns subgrupos, entre eles a globalização por perversidade, caracterizida, principalmente, pelo exacerbamento das desigualdades sociais em uma mesma sociedade. Nesse sentido, observando-se o atual cenário de expansão da educação à distância, evidencia-se a exclusão do processo globalizatório, expondo e ampliando, cada vez mais, as disparidades sociais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.

Convém ressaltar, primariamente, que o problema advém, em muito, do contexto histórico nacional. Nessa perspectiva, segundo o historiador Boris Fausto, em seu livro "História do Brasil", desde os primórdios da civilização tupiniquim, como consequência do abuso da mão de obra escrava, associado à expropriação natural realizado pela metrópole, a desparidade social encontra-se enraizada e naturalizada no convívio cultural nacional. Dessa forma, atualmente, percebe-se que a informatização educacional é, apenas, uma modernização da segregação coletiva.

Ademais, é fundamental apontar a institucionalização da educação como fator agravante relativo ao quadro. Assim, analisando-se a estrutura educacional brasileira, percebe-se, nitidamente, a intensa capitalização e midialização do acesso ao ensino, sendo, sua qualidade e seu acesso intimamente ligados ao poder aquisitivo do consumidor. Diante de tal exposto, nitidifica-se a intrínseca relação entre educação à distância e desigualdade social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a urgente necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que, o Estado, através de subsídios tecnológicos e programas sociais, viabilize a inserção tecnológico-educacional de sua população, a fim de reduzir as intensas desigualdades presentes, atualmente, em solo verde-amarelo e propiciar o ampliamento do acesso à educação. Assim, consolidar-se-ia uma sociedade mais igualitária, em que a globalização não mais se responsabiliza pela segregação socio-cultural.

gusborgs
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