Ensino a distância no Brasil
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Ensino a distância no Brasil
Fala galera! Se alguém puder corrigir minha redação ficarei muito grato!
Abraço
TEMA: Ensino a distância no Brasil
De acordo com o geógrafo brasileiro Milton Santos, a globalização, vivenciada atualmente, divide-se em alguns subgrupos, entre eles a globalização por perversidade, caracterizida, principalmente, pelo exacerbamento das desigualdades sociais em uma mesma sociedade. Nesse sentido, observando-se o atual cenário de expansão da educação à distância, evidencia-se a exclusão do processo globalizatório, expondo e ampliando, cada vez mais, as disparidades sociais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
Convém ressaltar, primariamente, que o problema advém, em muito, do contexto histórico nacional. Nessa perspectiva, segundo o historiador Boris Fausto, em seu livro "História do Brasil", desde os primórdios da civilização tupiniquim, como consequência do abuso da mão de obra escrava, associado à expropriação natural realizado pela metrópole, a desparidade social encontra-se enraizada e naturalizada no convívio cultural nacional. Dessa forma, atualmente, percebe-se que a informatização educacional é, apenas, uma modernização da segregação coletiva.
Ademais, é fundamental apontar a institucionalização da educação como fator agravante relativo ao quadro. Assim, analisando-se a estrutura educacional brasileira, percebe-se, nitidamente, a intensa capitalização e midialização do acesso ao ensino, sendo, sua qualidade e seu acesso intimamente ligados ao poder aquisitivo do consumidor. Diante de tal exposto, nitidifica-se a intrínseca relação entre educação à distância e desigualdade social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a urgente necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que, o Estado, através de subsídios tecnológicos e programas sociais, viabilize a inserção tecnológico-educacional de sua população, a fim de reduzir as intensas desigualdades presentes, atualmente, em solo verde-amarelo e propiciar o ampliamento do acesso à educação. Assim, consolidar-se-ia uma sociedade mais igualitária, em que a globalização não mais se responsabiliza pela segregação socio-cultural.
Abraço
TEMA: Ensino a distância no Brasil
De acordo com o geógrafo brasileiro Milton Santos, a globalização, vivenciada atualmente, divide-se em alguns subgrupos, entre eles a globalização por perversidade, caracterizida, principalmente, pelo exacerbamento das desigualdades sociais em uma mesma sociedade. Nesse sentido, observando-se o atual cenário de expansão da educação à distância, evidencia-se a exclusão do processo globalizatório, expondo e ampliando, cada vez mais, as disparidades sociais. Diante dessa perspectiva, cabe avaliar os fatores que favorecem esse quadro.
Convém ressaltar, primariamente, que o problema advém, em muito, do contexto histórico nacional. Nessa perspectiva, segundo o historiador Boris Fausto, em seu livro "História do Brasil", desde os primórdios da civilização tupiniquim, como consequência do abuso da mão de obra escrava, associado à expropriação natural realizado pela metrópole, a desparidade social encontra-se enraizada e naturalizada no convívio cultural nacional. Dessa forma, atualmente, percebe-se que a informatização educacional é, apenas, uma modernização da segregação coletiva.
Ademais, é fundamental apontar a institucionalização da educação como fator agravante relativo ao quadro. Assim, analisando-se a estrutura educacional brasileira, percebe-se, nitidamente, a intensa capitalização e midialização do acesso ao ensino, sendo, sua qualidade e seu acesso intimamente ligados ao poder aquisitivo do consumidor. Diante de tal exposto, nitidifica-se a intrínseca relação entre educação à distância e desigualdade social. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a urgente necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que, o Estado, através de subsídios tecnológicos e programas sociais, viabilize a inserção tecnológico-educacional de sua população, a fim de reduzir as intensas desigualdades presentes, atualmente, em solo verde-amarelo e propiciar o ampliamento do acesso à educação. Assim, consolidar-se-ia uma sociedade mais igualitária, em que a globalização não mais se responsabiliza pela segregação socio-cultural.
gusborgs- Mestre Jedi
- Mensagens : 715
Data de inscrição : 27/08/2021
Re: Ensino a distância no Brasil
Oi.
Faltou citar as teses na introdução.
No segundo parágrafo, vc digitou desparidade.
No terceiro parágrafo, vc disse que a institucionalização da educação é uma das causas do problema da disparidade social. Esse termo não ficou bom. Um exemplo de uso dele, no seu uso conotativo, seria assim: "no Brasil, a corrupção é, de certa forma, institucionalizada" ou, no seu sentido denotativo: "o combate à fome é uma tarefa institucionalizada pelo Estado"; então, quando vc falou da institucionalização da educação (que é bom) e o colocou como a causa do problema, não teve sentido.
A redação está ok, mas faltou uma abordagem mais completa do tema.
O que falavam os textos base? Eles falavam mais do ensino à distância no contexto do ensino médio online (I) ou dos cursos de graduação à distância (II)? Você não deixou isso claro no seu texto.
Vemos que em (I) tem mais pontos negativos e em (II) tem mais pontos positivos (como mensalidades mais baixas, possibilidade de estudar em qualquer lugar, além de poder trabalhar em concomitância com os estudos).
Vc usa muitos termos como "informatização educacional" e "modernização da segregação coletiva" e ficam confusos, porque são muitos termos e pouco conteúdo de fato. Opte por palavras mais simples, não linguagem informal, mas termos que podem ser facilmente explicados e que o sejam, indispensavelmente, imediatamente à sua citação.
Busque exemplos atuais, veja as notícias, para vc ter a capacidade de citar exemplos contemporâneos juntamente com seu repertório histórico.
Fuja de modelos tradicionais de se fazer a redação do ENEM (conserve apenas os elementos essenciais, sejam eles: o conhecimento do texto dissertativo-argumentativo, a menção as teses e a proposta de intervenção).
Quanto mais real do seu pensamento estiver o seu texto (dentro dos limites dos direitos humanos), vc dominará mais o assunto, explicará da maneira mais compreensiva possível e não haverá brechas para perda de nota, principalmente na C3.
Vc tem toda a liberdade de fazer do seu jeito, mas vc não sabe o corretor que vc vai pegar no dia, né?
Faltou citar as teses na introdução.
No segundo parágrafo, vc digitou desparidade.
No terceiro parágrafo, vc disse que a institucionalização da educação é uma das causas do problema da disparidade social. Esse termo não ficou bom. Um exemplo de uso dele, no seu uso conotativo, seria assim: "no Brasil, a corrupção é, de certa forma, institucionalizada" ou, no seu sentido denotativo: "o combate à fome é uma tarefa institucionalizada pelo Estado"; então, quando vc falou da institucionalização da educação (que é bom) e o colocou como a causa do problema, não teve sentido.
A redação está ok, mas faltou uma abordagem mais completa do tema.
O que falavam os textos base? Eles falavam mais do ensino à distância no contexto do ensino médio online (I) ou dos cursos de graduação à distância (II)? Você não deixou isso claro no seu texto.
Vemos que em (I) tem mais pontos negativos e em (II) tem mais pontos positivos (como mensalidades mais baixas, possibilidade de estudar em qualquer lugar, além de poder trabalhar em concomitância com os estudos).
Vc usa muitos termos como "informatização educacional" e "modernização da segregação coletiva" e ficam confusos, porque são muitos termos e pouco conteúdo de fato. Opte por palavras mais simples, não linguagem informal, mas termos que podem ser facilmente explicados e que o sejam, indispensavelmente, imediatamente à sua citação.
Busque exemplos atuais, veja as notícias, para vc ter a capacidade de citar exemplos contemporâneos juntamente com seu repertório histórico.
Fuja de modelos tradicionais de se fazer a redação do ENEM (conserve apenas os elementos essenciais, sejam eles: o conhecimento do texto dissertativo-argumentativo, a menção as teses e a proposta de intervenção).
Quanto mais real do seu pensamento estiver o seu texto (dentro dos limites dos direitos humanos), vc dominará mais o assunto, explicará da maneira mais compreensiva possível e não haverá brechas para perda de nota, principalmente na C3.
Vc tem toda a liberdade de fazer do seu jeito, mas vc não sabe o corretor que vc vai pegar no dia, né?
jopagliarin- Jedi
- Mensagens : 399
Data de inscrição : 13/10/2019
Idade : 22
Localização : Curitiba/PR \\ Joaçaba/SC
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