A tecnologia e o ensino no brasil séc xxi
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A tecnologia e o ensino no brasil séc xxi
Utopias da tecnologia
O uso da tecnologia no ambiente escolar está em um processo de ascensão contínuo.Nesse cenário,a interdisciplinaridade e as práticas intuitivas ratificam a importânica do uso de microcomputadores na pedagogia escolar.Todo esse contexto assevera a importância da articulação governamental e dos núcleos escolares frente às particularidades dessa nova conjuntura educacional brasileira.
Em primeiro plano,é válido ressaltar a grande difusão de equipamentos eletroeletrônicos no país.Nesse enquadre,as transformações humanas foram seguidas por diversas inovações tecnológicas,desde a invenção da máquina de escrever por Johan Gutenberg,até o desenvolvimento da inteligência artificial.Nessa perspectiva,as oportunidades decorrentes do uso de metodologias digitais,por exemplo o Ensino à Distância(EAD),promovem um maior alcance e qualificação aos estudantes.Desse modo,é imperioso que haja políticas públicas que preconizem a integração harmônica entre a tecnologia e o ensino.
Todavia,a implementação de mudanças na educação necessita de medidas estruturais para o uso correto das aplicabilidades tecnológicas.À vista disso,um dos entraves quanto a esse processo reside no baixo acesso à internet banda larga,na grande maioria das escolas públicas.Com isso,o desenvolvimento de atividades e complementações pedagógicas deixam de ser aplicadas,tornando os equipamentos obsoletos-com perdas aos alunos,docentes e a sociedade em geral.Dessa forma,garantir conexão de qualidade com a rede mundial de computadores é um ponto nevrálgico
Por fim,medidas concretas devem ser engendradas para garantir os aspectos positivos do uso da tecnologia na educação brasileira.O Ministério da Ciência e Tecnologia,em parceria com projetos de extensão universitários dos cursos de engenharia,deve implementar softwares e estruturas físicas nas escolas,principalmente públicas,conectados à uma rede banda larga de alta conectividade-mantida com parte dos recursos do erário.Concomitantemente,tablets e computadores podem ser destinados,via parceria público-privada,para ser realizadas aulas interdisciplinares que englobem matérias contidas na Base Nacional Comum Curricular.Assim,o uso da tecnologia deixará de ser uma utopia e será,de fato,aplicado ao ensino nacional.
Redação que eu fiz em um simulado da evolucional(modelo Enem).Gostaria da avaliação de vocês,pois alterei algumas coisas na minha escrita.Grato.
O uso da tecnologia no ambiente escolar está em um processo de ascensão contínuo.Nesse cenário,a interdisciplinaridade e as práticas intuitivas ratificam a importânica do uso de microcomputadores na pedagogia escolar.Todo esse contexto assevera a importância da articulação governamental e dos núcleos escolares frente às particularidades dessa nova conjuntura educacional brasileira.
Em primeiro plano,é válido ressaltar a grande difusão de equipamentos eletroeletrônicos no país.Nesse enquadre,as transformações humanas foram seguidas por diversas inovações tecnológicas,desde a invenção da máquina de escrever por Johan Gutenberg,até o desenvolvimento da inteligência artificial.Nessa perspectiva,as oportunidades decorrentes do uso de metodologias digitais,por exemplo o Ensino à Distância(EAD),promovem um maior alcance e qualificação aos estudantes.Desse modo,é imperioso que haja políticas públicas que preconizem a integração harmônica entre a tecnologia e o ensino.
Todavia,a implementação de mudanças na educação necessita de medidas estruturais para o uso correto das aplicabilidades tecnológicas.À vista disso,um dos entraves quanto a esse processo reside no baixo acesso à internet banda larga,na grande maioria das escolas públicas.Com isso,o desenvolvimento de atividades e complementações pedagógicas deixam de ser aplicadas,tornando os equipamentos obsoletos-com perdas aos alunos,docentes e a sociedade em geral.Dessa forma,garantir conexão de qualidade com a rede mundial de computadores é um ponto nevrálgico
Por fim,medidas concretas devem ser engendradas para garantir os aspectos positivos do uso da tecnologia na educação brasileira.O Ministério da Ciência e Tecnologia,em parceria com projetos de extensão universitários dos cursos de engenharia,deve implementar softwares e estruturas físicas nas escolas,principalmente públicas,conectados à uma rede banda larga de alta conectividade-mantida com parte dos recursos do erário.Concomitantemente,tablets e computadores podem ser destinados,via parceria público-privada,para ser realizadas aulas interdisciplinares que englobem matérias contidas na Base Nacional Comum Curricular.Assim,o uso da tecnologia deixará de ser uma utopia e será,de fato,aplicado ao ensino nacional.
Redação que eu fiz em um simulado da evolucional(modelo Enem).Gostaria da avaliação de vocês,pois alterei algumas coisas na minha escrita.Grato.
PASTRANA- Padawan
- Mensagens : 57
Data de inscrição : 16/05/2016
Idade : 26
Localização : MG
Re: A tecnologia e o ensino no brasil séc xxi
Boa tarde!
Consegui entender sua ideia geral, que seria a ideia de que a tecnologia deve ser aplicada no ambiente escolar, o que vai se encontro a uma máxima critica atual de que temos "Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI", uma conta que não fecha dadas as demandas atuais. Entretanto eu queria pontuar algumas críticas e sugestões, dentro do modelo ENEM.
Críticas Gerais:
1. Sendo o tema "Escola e tecnologia no século XXI", acho que sua abordagem poderia ter ido além do uso de computadores nas escolas. Na minha visão, seria interessante incluir a modernização de laboratórios escolares, busca por aparelhos de interação menos burocráticos com intenção de dinamizar a aprendizagem (como fóruns de duvidas online a exemplo deste), uso da tecnologia a favor de um espaço mais confortável aos alunos (por exemplo, do que adianta o aluno tem computadores enquanto estuda numa sala quente com pouquíssimos ou nenhum ventilador, realidade de muitas escolas públicas brasileiras)... Em linhas gerais, acho que apesar de válida, sua abordagem pode ter pecado em ser muito simplista em resumir a inclusão de um ideário de tecnologia a computadores e internet. Em outros textos, tente usar a tese para ampliar as possibilidades, não para cercá-las
2. Percebi que você gosta de palavras um pouco mais prolixas. Entretanto, acho que poderia investir mais em conteúdo, dessa forma, a linguagem tão rebuscada iria refletir no seu texto, deixando-o mais homogêneo e fluido.
Sugestões:
1. Busque argumentos de autoridade.
Sua ideia no geral é boa, entretanto uma competência com 200 requer "algo a mais". Sobre interdisciplinaridade, recomendo que você pesquise um pouco sobre o pensamento complexo, por Edgar Morin, com a intenção de encorpar mais seu argumento e retirá-lo do senso comum
2. Não conheço a coletânea que acompanhava o texto, entretanto, acredito que essa poderia acabar te fornecendo dados preciosos para a comprovação dos seus argumentos no parágrafo 3. Lembre-se que a dialética do texto dissertativo argumentativo é de falar algo, mas se esquecer de defender essa ideia com rigor. Infelizmente, apenas jogar uma ideia sem argumentos de autoridade, apresentação de conceitos, ideias interdisciplinares e afins, transforma sua opinião em apenas mais uma, o grande diferencial vai ser investir em sociologia, filosofia, história, geografia...
Elogios:
1. Achei a proposta de intervenção muito bem estruturada!
2. No geral, você seguiu bem o arcabouço da redação, o que já garante uma pontuação por volta dos 800. Entretanto, faltou o "algo a mais" na argumentação e nas ideias, que são o recheio do texto e colocam ele em +900
Espero ter ajudado! Bons estudos!
Consegui entender sua ideia geral, que seria a ideia de que a tecnologia deve ser aplicada no ambiente escolar, o que vai se encontro a uma máxima critica atual de que temos "Escolas do século XIX, professores do século XX e alunos do século XXI", uma conta que não fecha dadas as demandas atuais. Entretanto eu queria pontuar algumas críticas e sugestões, dentro do modelo ENEM.
Críticas Gerais:
1. Sendo o tema "Escola e tecnologia no século XXI", acho que sua abordagem poderia ter ido além do uso de computadores nas escolas. Na minha visão, seria interessante incluir a modernização de laboratórios escolares, busca por aparelhos de interação menos burocráticos com intenção de dinamizar a aprendizagem (como fóruns de duvidas online a exemplo deste), uso da tecnologia a favor de um espaço mais confortável aos alunos (por exemplo, do que adianta o aluno tem computadores enquanto estuda numa sala quente com pouquíssimos ou nenhum ventilador, realidade de muitas escolas públicas brasileiras)... Em linhas gerais, acho que apesar de válida, sua abordagem pode ter pecado em ser muito simplista em resumir a inclusão de um ideário de tecnologia a computadores e internet. Em outros textos, tente usar a tese para ampliar as possibilidades, não para cercá-las
2. Percebi que você gosta de palavras um pouco mais prolixas. Entretanto, acho que poderia investir mais em conteúdo, dessa forma, a linguagem tão rebuscada iria refletir no seu texto, deixando-o mais homogêneo e fluido.
Sugestões:
1. Busque argumentos de autoridade.
Sua ideia no geral é boa, entretanto uma competência com 200 requer "algo a mais". Sobre interdisciplinaridade, recomendo que você pesquise um pouco sobre o pensamento complexo, por Edgar Morin, com a intenção de encorpar mais seu argumento e retirá-lo do senso comum
2. Não conheço a coletânea que acompanhava o texto, entretanto, acredito que essa poderia acabar te fornecendo dados preciosos para a comprovação dos seus argumentos no parágrafo 3. Lembre-se que a dialética do texto dissertativo argumentativo é de falar algo, mas se esquecer de defender essa ideia com rigor. Infelizmente, apenas jogar uma ideia sem argumentos de autoridade, apresentação de conceitos, ideias interdisciplinares e afins, transforma sua opinião em apenas mais uma, o grande diferencial vai ser investir em sociologia, filosofia, história, geografia...
Elogios:
1. Achei a proposta de intervenção muito bem estruturada!
2. No geral, você seguiu bem o arcabouço da redação, o que já garante uma pontuação por volta dos 800. Entretanto, faltou o "algo a mais" na argumentação e nas ideias, que são o recheio do texto e colocam ele em +900
Espero ter ajudado! Bons estudos!
Fernanda Filetti Ferreira- Iniciante
- Mensagens : 4
Data de inscrição : 11/04/2017
Idade : 25
Localização : Vitória, Espírito Santo, Brasil
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