Desafios para o ensino à distância no Brasil
3 participantes
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Desafios para o ensino à distância no Brasil
"O ser humano é aquilo que a educação faz dele", afirmava o filósofo alemão Imannuel Kant, ao sintetizar a importância do processo educacional para a formação do indivíduo. Nesse sentido, na sociedade hodierna, sabe-se que a aquisição de conhecimento é ampliada, cada vez mais, pelo mundo virtual, com a possibilidade do ensino à distância. Não obstante, é notório que, no Brasil, essa forma de aprender ainda apresenta problemas: não só o acesso à tecnologia é limitado entre a população, mas também há certa relutância por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto.
Deve-se, a princípio, analisar que grande parte da população não possui acesso a computadores de qualidade, que são necessários para um bom aprendizado virtual. Nesse viés, de acordo com o economista sueco Gunnar Myrdall, o Estado é o agente cuja função é interferir no livre mercado, com o objetivo de atenuar as disparidades econômicas e sociais geradas pela iniciativa privada. Assim, como apenas a parcela mais abastada da população tem condições de obter tecnologia de ponta- haja vista que os mais pobres não conseguem pagar pelos equipamentos-, infere-se que o poder público falha em cumprir sua função de reduzir as desigualdades da lógica de mercado, o que vai de encontro ao proposto por Myrdall e, também, representa um grave empecilho à educação brasileira.
Ademais, mostra-se evidente um certo receio por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto, o que é consequência da mentalidade- muito ativa no senso comum- de que esse tipo de estudo é insuficiente e inferior ao presencial. Explica-se tal comportamento por meio da teoria do filósofo alemão Hegel, a qual dizia que as ideias e as mentalidades individuais vão, em um processo lento e gradual, evoluindo e se adaptando aos novos tempos, o que delineia o processo histórico, o qual está diretamente ligado ao pensamento humano e suas transformações. Sob essa ótica, percebe-se que, hoje, os indivíduos ainda estão no processo de maturação desse novo tipo de aprendizado relacionado à tecnologia e, por isso, resistem em aceitá-lo. Por conseguinte, persiste, no meio social, preconceito e repulsa ao ensino à distância, fato que interfere negativamente no aprendizado dos cidadãos.
Portanto, devem-se adotar medidas que resolvam o impasse. Para isso, o Ministério da Educação- instância máxima responsável pela gestão educacional- deve, por meio de parceria com as universidades públicas e privadas do país, implementar um plano nacional de incentivo à educação à distância, o qual estabelecerá as diretrizes para que as instituições de ensino adquiram computadores e outros equipamento, como tablets, por exemplo, que serão comprados, por intermédio de licitação pública, e fornecidos aos alunos gratuitamente ou por preços acessíveis, a fim de gerar a inclusão dos que não podem pagar. Com tal providência, o ensino à distância será mais democrático, o que fortalecerá a educação do país e a formação dos cidadãos, como afirmava o filósofo Kant.
Deve-se, a princípio, analisar que grande parte da população não possui acesso a computadores de qualidade, que são necessários para um bom aprendizado virtual. Nesse viés, de acordo com o economista sueco Gunnar Myrdall, o Estado é o agente cuja função é interferir no livre mercado, com o objetivo de atenuar as disparidades econômicas e sociais geradas pela iniciativa privada. Assim, como apenas a parcela mais abastada da população tem condições de obter tecnologia de ponta- haja vista que os mais pobres não conseguem pagar pelos equipamentos-, infere-se que o poder público falha em cumprir sua função de reduzir as desigualdades da lógica de mercado, o que vai de encontro ao proposto por Myrdall e, também, representa um grave empecilho à educação brasileira.
Ademais, mostra-se evidente um certo receio por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto, o que é consequência da mentalidade- muito ativa no senso comum- de que esse tipo de estudo é insuficiente e inferior ao presencial. Explica-se tal comportamento por meio da teoria do filósofo alemão Hegel, a qual dizia que as ideias e as mentalidades individuais vão, em um processo lento e gradual, evoluindo e se adaptando aos novos tempos, o que delineia o processo histórico, o qual está diretamente ligado ao pensamento humano e suas transformações. Sob essa ótica, percebe-se que, hoje, os indivíduos ainda estão no processo de maturação desse novo tipo de aprendizado relacionado à tecnologia e, por isso, resistem em aceitá-lo. Por conseguinte, persiste, no meio social, preconceito e repulsa ao ensino à distância, fato que interfere negativamente no aprendizado dos cidadãos.
Portanto, devem-se adotar medidas que resolvam o impasse. Para isso, o Ministério da Educação- instância máxima responsável pela gestão educacional- deve, por meio de parceria com as universidades públicas e privadas do país, implementar um plano nacional de incentivo à educação à distância, o qual estabelecerá as diretrizes para que as instituições de ensino adquiram computadores e outros equipamento, como tablets, por exemplo, que serão comprados, por intermédio de licitação pública, e fornecidos aos alunos gratuitamente ou por preços acessíveis, a fim de gerar a inclusão dos que não podem pagar. Com tal providência, o ensino à distância será mais democrático, o que fortalecerá a educação do país e a formação dos cidadãos, como afirmava o filósofo Kant.
victormanfro99- Jedi
- Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24
romulos1 gosta desta mensagem
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
persistem****, terceiro parágrafo, último período.
victormanfro99- Jedi
- Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
Como o mesmo erro foi cometido várias vezes ao longo do texto, já deixo, aqui, a correção: "ensino a distância" não tem crase. Só teria se fosse especificada a distância, como em "à distância de 200m"
"O ser humano é aquilo que a educação faz dele"[Kant nunca disse essa frase, portanto, não se pode usá-la como uma citação direta, ou seja, retire as aspas], afirmava o filósofo alemão Imannuel Kant, ao sintetizar a importância do processo educacional para a formação do indivíduo. Nesse sentido, na sociedade hodierna, sabe-se que a aquisição de conhecimento é ampliada, cada vez mais, pelo mundo virtual, com a possibilidade do ensino à distância. Não obstante, é notório que, no Brasil, essa forma de aprender ainda apresenta problemas: não só o acesso à tecnologia é limitado entre a população, mas também há certa relutância por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto.
Deve-se, a princípio, analisar que grande parte da população não possui acesso a computadores de qualidade, que são necessários para um bom aprendizado virtual. Nesse viés, de acordo com o economista sueco Gunnar Myrdall, o Estado é o agente cuja função é [repetição muito próxima, construa a frase de outra forma] interferir no livre mercado, com o objetivo de atenuar as disparidades econômicas e sociais geradas pela iniciativa privada. Assim, como apenas a parcela mais abastada da população tem condições de obter tecnologiade ponta [não é necessária tecnologia "de ponta" para estudar]- haja vista que os mais pobres não conseguem pagar pelos equipamentos [obviedade, não?]-, infere-se que o poder público falha em cumprir sua função de reduzir as desigualdades acarretadas pela lógica de mercado, o que vai de encontro ao proposto por Myrdall e, por fim, obstaculiza a plena formação educacional da população carente. representa um grave empecilho à educação brasileira [evite frase genérica. Seja claro no que você quer dizer]
Ademais, mostra-se evidente um certo receio por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto, o que é consequência da mentalidade- muito ativa no senso comum- de que esse tipo de estudo é insuficiente e inferior ao presencial. Explica-se tal comportamento por meio da teoria do filósofo alemão Hegel, a qual dizia que as ideias e as mentalidades individuais vão, em um processo lento e gradual, evoluindo e se adaptando aos novos tempos, o que delineia o processo histórico, o qual está diretamente ligado ao pensamento humano e às suas transformações. Sob essa ótica, percebe-se que, hoje, os indivíduos ainda estão no processo de maturação hegeliano [sempre bom GRITAR para o corretor a correlação do argumento com o repertório] do aprendizado mediado pela internet e, por isso, resistem em aceitá-lo. Por conseguinte, persistem, no meio social, preconceito e repulsa ao ensino à distância, fato que interfere negativamente no aprendizado dos cidadãos.
Portanto, devem-se adotar medidas que resolvam o impasse. Para isso, o Ministério da Educação- instância máxima responsável pela gestão educacional- deve implementar um plano nacional de incentivo à educação a distância, o qual estabelecerá, como diretriz, a obtenção de computadores e redes de internet por parte das instituições educacionais, por meio de licitação pública, a qual fornecerá, também, "tablets" aos alunos mais necessitados, com o escopo de possibilitar o desenvolvimentos dos alunos e, assim, dar dignidade a eles. Com tal providência, o ensino à distância será mais democrático, o que fortalecerá a educação do país e a formação dos cidadãos, como preconizava o filósofo Kant.
Sua conclusão estava uma zona e, embora estivesse grande, faltava detalhamento em determinada em parte, ao passo que sobrava detalhamento em outra parte. Lembre-se que só se contabiliza 1 vez cada coisa. Não adianta detalhar duas vezes uma coisa, colocar dois modos etc. É uma coisa por vez, e tem que ser na sequência (AGENTE - DETALHAMENTO DO AGENTE - AÇÃO - DETALHAMENTO DA AÇÃO - MODO - DETALHAMENTO DO MODO - EFEITO - DETALHAMENTO DO EFEITO, ALÉM DO EFEITO MAIOR QUE VOCÊ JÁ COLOCA NO FINAL), o que não foi feito, já que você bagunçou as coisas.
Perceba, ainda, que sua redação está repleta de
isso e aquilo
blabla é, blabla é
Tente evitar usar tantas vezes.
Deve-se, a princípio, analisar que grande parte da população não possui acesso a computadores de qualidade, que são necessários para um bom aprendizado virtual. Nesse viés, de acordo com o economista sueco Gunnar Myrdall, o Estado é o agente cuja função é [repetição muito próxima, construa a frase de outra forma] interferir no livre mercado, com o objetivo de atenuar as disparidades econômicas e sociais geradas pela iniciativa privada. Assim, como apenas a parcela mais abastada da população tem condições de obter tecnologia
Ademais, mostra-se evidente um certo receio por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto, o que é consequência da mentalidade- muito ativa no senso comum- de que esse tipo de estudo é insuficiente e inferior ao presencial. Explica-se tal comportamento por meio da teoria do filósofo alemão Hegel, a qual dizia que as ideias e as mentalidades individuais vão, em um processo lento e gradual, evoluindo e se adaptando aos novos tempos, o que delineia o processo histórico, o qual está diretamente ligado ao pensamento humano e às suas transformações. Sob essa ótica, percebe-se que, hoje, os indivíduos ainda estão no processo de maturação hegeliano [sempre bom GRITAR para o corretor a correlação do argumento com o repertório] do aprendizado mediado pela internet e, por isso, resistem em aceitá-lo. Por conseguinte, persistem, no meio social, preconceito e repulsa ao ensino à distância, fato que interfere negativamente no aprendizado dos cidadãos.
Portanto, devem-se adotar medidas que resolvam o impasse. Para isso, o Ministério da Educação- instância máxima responsável pela gestão educacional- deve implementar um plano nacional de incentivo à educação a distância, o qual estabelecerá, como diretriz, a obtenção de computadores e redes de internet por parte das instituições educacionais, por meio de licitação pública, a qual fornecerá, também, "tablets" aos alunos mais necessitados, com o escopo de possibilitar o desenvolvimentos dos alunos e, assim, dar dignidade a eles. Com tal providência, o ensino à distância será mais democrático, o que fortalecerá a educação do país e a formação dos cidadãos, como preconizava o filósofo Kant.
Sua conclusão estava uma zona e, embora estivesse grande, faltava detalhamento em determinada em parte, ao passo que sobrava detalhamento em outra parte. Lembre-se que só se contabiliza 1 vez cada coisa. Não adianta detalhar duas vezes uma coisa, colocar dois modos etc. É uma coisa por vez, e tem que ser na sequência (AGENTE - DETALHAMENTO DO AGENTE - AÇÃO - DETALHAMENTO DA AÇÃO - MODO - DETALHAMENTO DO MODO - EFEITO - DETALHAMENTO DO EFEITO, ALÉM DO EFEITO MAIOR QUE VOCÊ JÁ COLOCA NO FINAL), o que não foi feito, já que você bagunçou as coisas.
Perceba, ainda, que sua redação está repleta de
isso e aquilo
blabla é, blabla é
Tente evitar usar tantas vezes.
Última edição por _Arthur_ em Ter 01 Dez 2020, 18:24, editado 1 vez(es)
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
"Por fim, resta concluir que nos casos em que as distâncias não estão explícitas e não se trata da locução prepositiva, o uso da crase é facultativo. Cabe a você decidir se prefere ou não usá-la."
Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/a-distancia-sem-crase-ou-a-distancia-com-crase/
Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/a-distancia-sem-crase-ou-a-distancia-com-crase/
Última edição por victormanfro99 em Ter 01 Dez 2020, 18:21, editado 1 vez(es)
victormanfro99- Jedi
- Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24
_Arthur_ gosta desta mensagem
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
obrigado arthur!!, nessa fonte diz que é facultativa a crase. Obrigado pelos ajustes, a conclusão ficou bagunçada mesmo, eu preciso focar em melhorá-la.
victormanfro99- Jedi
- Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
E sobre a citação ao Kant, já vi varios professores recomendando essa frase, e até tem em sites de citação, por isso usei.
victormanfro99- Jedi
- Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
Essa citação foi propagada pela ALUNA Débora Aladim e, posteriormente, disseminada por professores. A frase original é "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."victormanfro99 escreveu:E sobre a citação ao Kant, já vi varios professores recomendando essa frase, e até tem em sites de citação, por isso usei.
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES
victormanfro99 gosta desta mensagem
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
Quarta vez que tento comentar e, quando o Arthur escreve, meu site buga.
Sobre a crase, é uma confusão, vi em alguns sites que não é obrigatório, outros que sim, nesse caso, é melhor não botar. Crase une preposição com artigo, se tem crase, distância vira substantivo. Você escreveu "ensino à distância" três vezes, um erro de crase é suficiente para descontar pontos.
Segundo, seu texto está muito grande, a folha de redação do ENEM sequer ocupa uma folha A4, teria que escrever com uma letra bem pequena, o que atrapalha o corretor, e se usar uma caneta grossa, vish! Geralmente, quando o texto está grande, certas partes prolixas podem ser cortadas (geralmente adjetivos e explicações), por exemplo:
computadores e outros equipamento, como tablets, por exemplo...
Mude para:
computadores e outros equipamento...
Ao meu ver fica melhor
Terceiro, sua conclusão, como disse o Arthur, está uma bagunça. Essa sua mania de inverter as partes que compõem a conclusão só te atrapalha. Lembre-se, o corretor é um humano que corrige mais de 100 redações por dia, e ganha por redação corrigida. Ele não perderá tempo lendo de novo, se ele não entendeu de primeira, o erro é seu, você e escreveu errado, embolado.
Perceba essa oração:
deve, por meio de parceria com as universidades públicas e privadas do país, implementar...
Dá a entender que o meio/modo é uma oração intercalada, com a função de fazer um adendo, acrescentar uma informação. Dessa forma, um corretor desatento pensará isso e não enxergará um meio/modo no resto do período, te descontando pontos. De novo, para deixar claro, ele não retornará ao início do parágrafo para analisar sintaticamente essa oração. Não corra riscos!
Sobre a crase, é uma confusão, vi em alguns sites que não é obrigatório, outros que sim, nesse caso, é melhor não botar. Crase une preposição com artigo, se tem crase, distância vira substantivo. Você escreveu "ensino à distância" três vezes, um erro de crase é suficiente para descontar pontos.
Segundo, seu texto está muito grande, a folha de redação do ENEM sequer ocupa uma folha A4, teria que escrever com uma letra bem pequena, o que atrapalha o corretor, e se usar uma caneta grossa, vish! Geralmente, quando o texto está grande, certas partes prolixas podem ser cortadas (geralmente adjetivos e explicações), por exemplo:
computadores e outros equipamento, como tablets, por exemplo...
Mude para:
computadores e outros equipamento...
Ao meu ver fica melhor
Terceiro, sua conclusão, como disse o Arthur, está uma bagunça. Essa sua mania de inverter as partes que compõem a conclusão só te atrapalha. Lembre-se, o corretor é um humano que corrige mais de 100 redações por dia, e ganha por redação corrigida. Ele não perderá tempo lendo de novo, se ele não entendeu de primeira, o erro é seu, você e escreveu errado, embolado.
Perceba essa oração:
deve, por meio de parceria com as universidades públicas e privadas do país, implementar...
Dá a entender que o meio/modo é uma oração intercalada, com a função de fazer um adendo, acrescentar uma informação. Dessa forma, um corretor desatento pensará isso e não enxergará um meio/modo no resto do período, te descontando pontos. De novo, para deixar claro, ele não retornará ao início do parágrafo para analisar sintaticamente essa oração. Não corra riscos!
romulos1- Jedi
- Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
Não é bug. Enquanto você escreve e, nesse ínterim, alguém faz uma nova postagem, aparece o aviso ao tentar enviar sua mensagem. Daí basta clicar em "salvar" que aparecerá para você, que sua mensagem será enviada normalmente.romulos1 escreveu:Quarta vez que tento comentar e, quando o Arthur escreve, meu site buga.
_Arthur_- Mestre Jedi
- Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES
Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil
Ah, sim, vou tentar lembrar disso. E não sei vocês, mas não confio muito no que essa Débora Aladin fala.
romulos1- Jedi
- Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Os desafios do ensino a distância no Brasil
» Desafios para a inclusão do idoso no ensino superior
» Desafios para a inclusão digital no brasil
» Redação -Desafios para educação de autistas no Brasil
» Desafios da educação no Brasil
» Desafios para a inclusão do idoso no ensino superior
» Desafios para a inclusão digital no brasil
» Redação -Desafios para educação de autistas no Brasil
» Desafios da educação no Brasil
PiR2 :: Linguagens :: Redação
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|