PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafios para o ensino à distância no Brasil

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por victormanfro99 Ter 01 Dez 2020, 17:07

"O ser humano é aquilo que a educação faz dele", afirmava o filósofo alemão Imannuel Kant, ao sintetizar a importância do processo educacional para a formação do indivíduo. Nesse sentido, na sociedade hodierna, sabe-se que a aquisição de conhecimento é ampliada, cada vez mais, pelo mundo virtual, com a possibilidade do ensino à distância. Não obstante, é notório que, no Brasil, essa forma de aprender ainda apresenta problemas: não só o acesso à tecnologia é limitado entre a população, mas também há certa relutância por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto.
       Deve-se, a princípio, analisar que grande parte da população não possui acesso a computadores de qualidade, que são necessários para um bom aprendizado virtual. Nesse viés, de acordo com o economista sueco Gunnar Myrdall, o Estado é o agente cuja função é interferir no livre mercado, com o objetivo de atenuar as disparidades econômicas e sociais geradas pela iniciativa privada. Assim, como apenas a parcela mais abastada da população tem condições de obter tecnologia de ponta- haja vista que os mais pobres não conseguem pagar pelos equipamentos-, infere-se que o poder público falha em cumprir sua função de reduzir as desigualdades da lógica de mercado, o que vai de encontro ao proposto por Myrdall e, também, representa um grave empecilho à educação brasileira.
      Ademais, mostra-se evidente um certo receio por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto, o que é consequência da mentalidade- muito ativa no senso comum- de que esse tipo de estudo é insuficiente e inferior ao presencial. Explica-se tal comportamento por meio da teoria do filósofo alemão Hegel, a qual dizia que as ideias e as mentalidades individuais vão, em um processo lento e gradual, evoluindo e se adaptando aos novos tempos, o que delineia o processo histórico, o qual está diretamente ligado ao pensamento humano e suas transformações. Sob essa ótica, percebe-se que, hoje, os indivíduos ainda estão no processo de maturação desse novo tipo de aprendizado relacionado à tecnologia e, por isso, resistem em aceitá-lo. Por conseguinte, persiste, no meio social, preconceito e repulsa ao ensino à distância, fato que interfere negativamente no aprendizado dos cidadãos.
     Portanto, devem-se adotar medidas que resolvam o impasse. Para isso, o Ministério da Educação- instância máxima responsável pela gestão educacional- deve, por meio de parceria com as universidades públicas e privadas do país, implementar um plano nacional de incentivo à educação à distância, o qual estabelecerá as diretrizes para que as instituições de ensino adquiram computadores e outros equipamento, como tablets, por exemplo, que serão comprados, por intermédio de licitação pública, e fornecidos aos alunos gratuitamente ou por preços acessíveis, a fim de gerar a inclusão dos que não podem pagar. Com tal providência, o ensino à distância será mais democrático, o que fortalecerá a educação do país e a formação dos cidadãos, como afirmava o filósofo Kant.
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24

romulos1 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por victormanfro99 Ter 01 Dez 2020, 17:24

persistem****, terceiro parágrafo, último período.
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por _Arthur_ Ter 01 Dez 2020, 18:09

Como o mesmo erro foi cometido várias vezes ao longo do texto, já deixo, aqui, a correção: "ensino a distância" não tem crase. Só teria se fosse especificada a distância, como em "à distância de 200m"


"O ser humano é aquilo que a educação faz dele"[Kant nunca disse essa frase, portanto, não se pode usá-la como uma citação direta, ou seja, retire as aspas], afirmava o filósofo alemão Imannuel Kant, ao sintetizar a importância do processo educacional para a formação do indivíduo. Nesse sentido, na sociedade hodierna, sabe-se que a aquisição de conhecimento é ampliada, cada vez mais, pelo mundo virtual, com a possibilidade do ensino à distância. Não obstante, é notório que, no Brasil, essa forma de aprender ainda apresenta problemas: não só o acesso à tecnologia é limitado entre a população, mas também há certa relutância por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto.
       Deve-se, a princípio, analisar que grande parte da população não possui acesso a computadores de qualidade, que são necessários para um bom aprendizado virtual. Nesse viés, de acordo com o economista sueco Gunnar Myrdall, o Estado é o agente cuja função é [repetição muito próxima, construa a frase de outra forma] interferir no livre mercado, com o objetivo de atenuar as disparidades econômicas e sociais geradas pela iniciativa privada. Assim, como apenas a parcela mais abastada da população tem condições de obter tecnologia de ponta [não é necessária tecnologia "de ponta" para estudar]- haja vista que os mais pobres não conseguem pagar pelos equipamentos [obviedade, não?]-, infere-se que o poder público falha em cumprir sua função de reduzir as desigualdades acarretadas pela lógica de mercado, o que vai de encontro ao proposto por Myrdall e, por fim, obstaculiza a plena formação educacional da população carente. representa um grave empecilho à educação brasileira [evite frase genérica. Seja claro no que você quer dizer]
      Ademais, mostra-se evidente um certo receio por parte das pessoas em aderir ao ensino remoto, o que é consequência da mentalidade- muito ativa no senso comum- de que esse tipo de estudo é insuficiente e inferior ao presencial. Explica-se tal comportamento por meio da teoria do filósofo alemão Hegel, a qual dizia que as ideias e as mentalidades individuais vão, em um processo lento e gradual, evoluindo e se adaptando aos novos tempos, o que delineia o processo histórico, o qual está diretamente ligado ao pensamento humano e às suas transformações. Sob essa ótica, percebe-se que, hoje, os indivíduos ainda estão no processo de maturação hegeliano [sempre bom GRITAR para o corretor a correlação do argumento com o repertório] do aprendizado mediado pela internet e, por isso, resistem em aceitá-lo. Por conseguinte, persistem, no meio social, preconceito e repulsa ao ensino à distância, fato que interfere negativamente no aprendizado dos cidadãos.
     Portanto, devem-se adotar medidas que resolvam o impasse. Para isso, o Ministério da Educação- instância máxima responsável pela gestão educacional- deve implementar um plano nacional de incentivo à educação a distância, o qual estabelecerá, como diretriz, a obtenção de computadores e redes de internet por parte das instituições educacionais,  por meio de licitação pública, a qual fornecerá, também, "tablets" aos alunos mais necessitados, com o escopo de possibilitar o desenvolvimentos dos alunos e, assim, dar dignidade a eles. Com tal providência, o ensino à distância será mais democrático, o que fortalecerá a educação do país e a formação dos cidadãos, como preconizava o filósofo Kant.

Sua conclusão estava uma zona e, embora estivesse grande, faltava detalhamento em determinada em parte, ao passo que sobrava detalhamento em outra parte. Lembre-se que só se contabiliza 1 vez cada coisa. Não adianta detalhar duas vezes uma coisa, colocar dois modos etc. É uma coisa por vez, e tem que ser na sequência (AGENTE - DETALHAMENTO DO AGENTE - AÇÃO - DETALHAMENTO DA AÇÃO - MODO - DETALHAMENTO DO MODO - EFEITO - DETALHAMENTO DO EFEITO, ALÉM DO EFEITO MAIOR QUE VOCÊ JÁ COLOCA NO FINAL), o que não foi feito,  já que você bagunçou as coisas.


Perceba, ainda, que sua redação está repleta de 
isso e aquilo
blabla é, blabla é


Tente evitar usar tantas vezes.


Última edição por _Arthur_ em Ter 01 Dez 2020, 18:24, editado 1 vez(es)
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por victormanfro99 Ter 01 Dez 2020, 18:18

"Por fim, resta concluir que nos casos em que as distâncias não estão explícitas e não se trata da locução prepositiva, o uso da crase é facultativo. Cabe a você decidir se prefere ou não usá-la."  

Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/duvidas-portugues/a-distancia-sem-crase-ou-a-distancia-com-crase/


Última edição por victormanfro99 em Ter 01 Dez 2020, 18:21, editado 1 vez(es)
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24

_Arthur_ gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por victormanfro99 Ter 01 Dez 2020, 18:20

obrigado arthur!!, nessa fonte diz que é facultativa a crase. Obrigado pelos ajustes, a conclusão ficou bagunçada mesmo, eu preciso focar em melhorá-la.
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por victormanfro99 Ter 01 Dez 2020, 18:22

E sobre a citação ao Kant, já vi varios professores recomendando essa frase, e até tem em sites de citação, por isso usei.
victormanfro99
victormanfro99
Jedi
Jedi

Mensagens : 365
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 24

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por _Arthur_ Ter 01 Dez 2020, 18:29

victormanfro99 escreveu:E sobre a citação ao Kant, já vi varios professores recomendando essa frase, e até tem em sites de citação, por isso usei.
Essa citação foi propagada pela ALUNA Débora Aladim e, posteriormente, disseminada por professores. A frase original é "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

victormanfro99 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por romulos1 Ter 01 Dez 2020, 18:38

Quarta vez que tento comentar e, quando o Arthur escreve, meu site buga.

Sobre a crase, é uma confusão, vi em alguns sites que não é obrigatório, outros que sim, nesse caso, é melhor não botar. Crase une preposição com artigo, se tem crase, distância vira substantivo. Você escreveu "ensino à distância" três vezes, um erro de crase é suficiente para descontar pontos. 

Segundo, seu texto está muito grande, a folha de redação do ENEM sequer ocupa uma folha A4, teria que escrever com uma letra bem pequena, o que atrapalha o corretor, e se usar uma caneta grossa, vish! Geralmente, quando o texto está grande, certas partes prolixas podem ser cortadas (geralmente adjetivos e explicações), por exemplo:

computadores e outros equipamento, como tablets, por exemplo...
Mude para:
computadores e outros equipamento...
Ao meu ver fica melhor

Terceiro, sua conclusão, como disse o Arthur, está uma bagunça. Essa sua mania de inverter as partes que compõem a conclusão só te atrapalha. Lembre-se, o corretor é um humano que corrige mais de 100 redações por dia, e ganha por redação corrigida. Ele não perderá tempo lendo de novo, se ele não entendeu de primeira, o erro é seu, você e escreveu errado, embolado.
Perceba essa oração:

deve, por meio de parceria com as universidades públicas e privadas do país, implementar...
Dá a entender que o meio/modo é uma oração intercalada, com a função de fazer um adendo, acrescentar uma informação. Dessa forma, um corretor desatento pensará isso e não enxergará um meio/modo no resto do período, te descontando pontos. De novo, para deixar claro, ele não retornará ao início do parágrafo para analisar sintaticamente essa oração. Não corra riscos!
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por _Arthur_ Ter 01 Dez 2020, 18:43

romulos1 escreveu:Quarta vez que tento comentar e, quando o Arthur escreve, meu site buga.
Não é bug. Enquanto você escreve e, nesse ínterim, alguém faz uma nova postagem, aparece o aviso ao tentar enviar sua mensagem. Daí basta clicar em "salvar" que aparecerá para você, que sua mensagem será enviada normalmente.
_Arthur_
_Arthur_
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 974
Data de inscrição : 11/05/2014
Idade : 27
Localização : Guacui - ES

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por romulos1 Ter 01 Dez 2020, 18:46

Ah, sim, vou tentar lembrar disso. E não sei vocês, mas não confio muito no que essa Débora Aladin fala.
romulos1
romulos1
Jedi
Jedi

Mensagens : 209
Data de inscrição : 28/08/2019
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de janeiro, Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para o ensino à distância no Brasil  Empty Re: Desafios para o ensino à distância no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos