Estrutura de lewis do KMnO4
3 participantes
Página 1 de 1
Estrutura de lewis do KMnO4
Não estou entendo de que maneira o Manganês possa se ligar ao Oxigênio, pois ele só possui 2 elétrons na camada de valência, e o Nox dele tá dando +7 nessa molécula. Alguém pode me explicar?
Lua Ammann- Iniciante
Re: Estrutura de lewis do KMnO4
É porque o que ocorre ali é compartilhamento de elétrons. Como todos os oxigênios são mais eletronegativos que o Mn, a carga relativa do Mn vai ser +7!
Ceruko- Estrela Dourada
eduardodudu101 gosta desta mensagem
Continuo sem entender, amigo. Como o Manganês vai compartilhar o que ele não tem? Pois ele só possui 2 elétrons na camada de valência...Ceruko escreveu:
É porque o que ocorre ali é compartilhamento de elétrons. Como todos os oxigênios são mais eletronegativos que o Mn, a carga relativa do Mn vai ser +7!
Lua Ammann- Iniciante
Na química há muitas exceções, e provavelmente o permanganato é uma delas. Talvez os 2 elétrons da quarta camada para a terceira, ficando 3d7, mas não sei te afirmar isso.
Já vi em algum lugar que o permanganato tem ligações ressonantes, mas afirmo que é um conteúdo mais específico. De qualquer forma, acho difícil algum vestibular cobrar isso de você, mas talvez seja legal entender.
Já vi em algum lugar que o permanganato tem ligações ressonantes, mas afirmo que é um conteúdo mais específico. De qualquer forma, acho difícil algum vestibular cobrar isso de você, mas talvez seja legal entender.
Ceruko- Estrela Dourada
Realmente é um conteúdo mais específico. Por enquanto estou lidando só com as equações para descobrir o Nox, mas gosto de ter uma ideia de como cada elemento se liga na molécula. De qualquer forma, valeu aí!Ceruko escreveu:Na química há muitas exceções, e provavelmente o permanganato é uma delas. Talvez os 2 elétrons da quarta camada para a terceira, ficando 3d7, mas não sei te afirmar isso.
Lua Ammann- Iniciante
Olá Lua Ammann e Ceruko, tudo certo?
Em moléculas como essa acontece o que chamamos de Expansão do Octeto e pode ser visto em diversos outros exemplos como PF5 ou SF6. A explicação clássica desse "efeito" é que ele ocorre somente em elementos a partir do 3º período e se dá devida a existência do subnível d nesses átomos que se reorganizam com o objetivo de poder acomodar mais elétrons no que chamamos de hibridação dos orbitais atômicos. Caso queira algo mais aprofundado a respeito devo dizer que acho difícil que encontre algo na internet, ou que se restrinja a conhecimentos de ensino médio, e entendo seu incomodo, essa questão de não entender as coisas de fato me afeta também (particularmente essas incoerências da não possibilidade de generalização da Química).
Obs.: Aquele oxigênio realiza uma simples, pois está compartilhando seu elétron com o potássio em uma ligação iônica.
Espero ter ajudado
Em moléculas como essa acontece o que chamamos de Expansão do Octeto e pode ser visto em diversos outros exemplos como PF5 ou SF6. A explicação clássica desse "efeito" é que ele ocorre somente em elementos a partir do 3º período e se dá devida a existência do subnível d nesses átomos que se reorganizam com o objetivo de poder acomodar mais elétrons no que chamamos de hibridação dos orbitais atômicos. Caso queira algo mais aprofundado a respeito devo dizer que acho difícil que encontre algo na internet, ou que se restrinja a conhecimentos de ensino médio, e entendo seu incomodo, essa questão de não entender as coisas de fato me afeta também (particularmente essas incoerências da não possibilidade de generalização da Química).
Obs.: Aquele oxigênio realiza uma simples, pois está compartilhando seu elétron com o potássio em uma ligação iônica.
Espero ter ajudado
Ceruko e Lua Ammann gostam desta mensagem