Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como aprender matemática?

Ir em baixo

Como aprender matemática? Empty Como aprender matemática?

Mensagem por PedroPS6 Sab 03 Abr 2021, 15:54

Sinto que não consigo entender de fato a matemática, não importa a quantidade de horas que eu estude, eu sempre vou ter dúvidas quanto a resolução, não entendo de fato, não tenho uma sacada rápida para exercícios, não tenho explicações na ponta da língua.

Queria dicas de como posso resolver esse problema e aprender verdadeiramente matemática, a ponto de chegar numa questão e apenas de ler saber como vou resolver. Como aprender?

PedroPS6
iniciante

IvanGomes067 gosta desta mensagem

Como aprender matemática? Empty Re: Como aprender matemática?

Mensagem por Emanuel Dias Sab 03 Abr 2021, 23:10

Olá Pedro.

Eu já conversei com diversas pessoas sobre isso e nos 100% dos casos as pessoas estudavam de uma forma muito esquisita. Como você estuda?

Ordem, material, seja o mais detalhista possível...
Emanuel Dias
Emanuel Dias
Fera
Fera

Como aprender matemática? Empty Uma proposta

Mensagem por IvanGomes067 Sab 03 Abr 2021, 23:37

Fala Pedro, tudo bem? Passei por este mesmo problema quando comecei estudar para vestibulares militares. Sabe o que te proponho? ENTENDA COMO FUNCIONA A MATEMÁTICA. Eu disse ENTENDER, não decorar. Gaste um tempo entendendo como funciona uma função, por exemplo. Entenda como funciona um domínio, um contra - domínio, imagem. Gaste um tempo nisso, veja sentido. Pegue materiais com uma explicação de fácil entendimento, os estude. Feito-o, pegue exercícios elementares, faça um punhado deles. Não tenha pressa, sinta prazer no processo. Esse é minha proposição ao senhor. Desperte o amor por esta arte! Indico-te também, um canal no Youtube chamado "Universo Narrado", acredito que encontrará respostas lá. Um abraço meu amigo! Laughing
IvanGomes067
IvanGomes067
iniciante

davidge e natanlopes_17 gostam desta mensagem

Mensagem por peraceae Dom 02 Maio 2021, 07:06

Os mecanismos internos da matemática são primariamente intuitivos. Por mais que achemos que seus métodos envolvam raciocínio excessivo, é a verdadeira intuição que a move lá fora. No entanto, para alcançarmos a familiaridade é preciso envolvimento, tentativa e erro. Tudo o que você está sentindo talvez seja simplesmente você se acostumando e adaptando seus hábitos mentais.
Entenda que aprender novos conceitos, sejam eles quais forem, quase sempre envolverá um pouco de confusão. A propósito, é importante salientar que cada indivíduo possui o seu próprio ritmo, portanto não se iguale as outras pessoas e respeite o seu próprio ritmo. O mais importante é que você se mantenha motivado(a) e curioso(a).

Da mesma forma que disse em outra postagem, recomendo que siga os conteúdos do Portal da Matemática da OBMEP. A plataforma ganhou um novo layout e abrange todos os conteúdos de matemática de nível intermediário, do ensino fundamental até o ensino médio. Além disso, aparentemente a equipe do IMPA, responsável pela manutenção da plataforma, gradualmente adicionará novos conteúdos de nível avançado.

Caso você realmente tenha bastante dificuldade em entender coisas novas, estudos recentes apontam que o problema pode estar nos seus hábitos.

Imagine que o seu cérebro é um jogo de Pinball e a nova bola é a nova informação. O que o seu cérebro faz é tentar "agarrar" a nova informação em alguma coisa que já está contida lá dentro, ou seja, o que você já conhece. Agora, no caso dos maus hábitos, sem que se tenha o que agarrar a nova informação vai embora dizendo "adiós papi". Nessa analogia, o Pinball é o cérebro, os mecanismos são as redes neurais e a bola é a nova informação.
A recomendação que estudos recentes nos dão é aprender coisas novas. Pode ser qualquer coisa mas o importante é se manter aprendendo coisas diferentes o tempo todo. Teoricamente, manter o cérebro ativo é uma ótima maneira de prevenir doenças e reforçar as conexões neurais (pense em uma teia de aranha).

Outra coisa que recomendo é que você se habitue a uma atividade que exercite e desenvolva a sua imaginação e criatividade.

Espero ter ajudado! Bons estudos! 👋

peraceae
iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: