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Mensagem por romulos1 Qui 19 Nov 2020, 12:16

Relembrando a primeira mensagem :

Fala, pessoal, alguém poderia corrigir para mim?
Acham que as ideias ficaram boas, ou foram tapa buraco?
Eu acho que ficou "duro" de ler e muito expositivo, concordam?

Tema: A educação como alternativa para o progresso brasileiro

     De acordo om o filosofo Auguste Comte, considerado o fundador da escola positivista, as pessoas e as sociedades têm a capacidade de progredir, na mesma medida em que buscam, desenvolvem e aprimoram a razão. Dessa forma, no Brasil, a educação, como alternativa para o avanço, assume um papel de vanguarda, no que tange o aprimoramento científico e social. Sob essa ótica, um empecilho e um beneficio se destacam: os baixos investimentos na educação pública e a sedimentação da democracia.
      Em primeira análise, sabe-se que o conhecimento e a instrução da população são requisitos básicos para o avanço científico. Nesse sentido, de acordo com a Constituição Federal, artigo 228°, é dever do Estado o progresso da ciência e da tecnologia. Na realidade, entretanto, é notório que o poder público descumpre o que é previsto na carta magna, tendo em vista os recorrentes atrasos nos pagamentos dos professores e a precariedade de boa parte das escolas públicas. Consequentemente, menos pessoas são devidamente educadas e, por isso, deixam de tomar parte no desenvolvimento científico. 
     Além disso, a instrução permite aos indivíduos terem maior consciência de si e de seu papel na sociedade. Nesse viés, segundo o conceito de educação libertadora, de Paulo Freire, o processo educacional tem o objetivo de não só ensinar conteúdos técnicos, mas, também, se preocupar com a formação cidadã do aluno, educando-o quanto aos seus direitos, deveres e ampliando sua visão de mundo. Assim, as pessoas instruídas se tornam cidadãos com mais capacidade de participar, efetivamente, do processo democrático.
     Depreende-se, portanto, que a educação possui uma função importantíssima para o progresso do Brasil e, por essa razão, necessita de uma medida que permita seu desenvolvimento. Para isso, o Ministério da Educação -instância educacional máxima do país- deve destinar verbas para a melhoria das instituições de ensino mais precárias, por meio de visitas periódicas de técnicos às escolas, com o intuito de avaliar a estrutura do prédio e a ausência de materiais básicos ao ensino, como livros, móveis, e enviar um requerimento dos insumos ao Estado. Caso feita, essa ação desenvolverá a educação do país e permitirá um avanço nos âmbitos técnico-científico e social, como previsto por Auguste Comte.
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Mensagem por _Arthur_ Sex 20 Nov 2020, 09:38

victormanfro99 escreveu:acho que a forma correta é "terem", pesquisei no livro de gramática do Celso Cunha. Diz que quando o sujeito tá bem expresso, próximo ao verbo no infinitivo, ele fica na forma flexionada.
Por gentileza, poderia copiar e colar aqui o trecho que você leu? Grato!
E, se possível, explique-me a diferença do que você disse para a imagem abaixo:
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Mensagem por victormanfro99 Sex 20 Nov 2020, 10:00

Nesse caso da imagem, tem-se uma locução verbal, com o verbo no infinitivo exercendo função de principal, que não é flexionado, pois quem flexiona em uma locução é o verbo auxiliar- nesse caso "querem". Por isso é absurdo a forma "querem terem", não tem porque flexionar o verbo ter sendo que o verbo auxiliar já indica plural, seria redundante.

a instrução permite aos indivíduos terem; perceba que aqui não há locução verbal: o verbo permitir e o verbo terem têm sujeitos diferentes. O do primeiro é "a instrução" e o do segundo é "indivíduos".




B. Emprego da flexão:

1- Com sujeito claramente expresso Ex: o interessante é eles almoçarem tão rápido. (apud CUNHA & CINTRA, 2007, p. 503)
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Mensagem por _Arthur_ Sex 20 Nov 2020, 10:14

victormanfro99 escreveu:Nesse caso da imagem, tem-se uma locução verbal, com o verbo no infinitivo exercendo função de principal, que não é flexionado, pois quem flexiona em uma locução é o verbo auxiliar- nesse caso "querem". Por isso é absurdo a forma "querem terem", não tem porque flexionar o verbo ter sendo que o verbo auxiliar já indica plural, seria redundante.

a instrução permite aos indivíduos terem; perceba que aqui não há locução verbal: o verbo permitir e o verbo terem têm sujeitos diferentes. O do primeiro é "a instrução" e o do segundo é "indivíduos".




B. Emprego da flexão:

1- Com sujeito claramente expresso Ex: o interessante é eles almoçarem tão rápido. (apud CUNHA & CINTRA, 2007, p. 503)
Obrigado! Embananei-me, creio, por causa da sonoridade de "permite terem" ser estranha.
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Mensagem por _Arthur_ Sex 20 Nov 2020, 10:31

Aliás, victor, aproveitando o ensejo, já que, aparentemente, você estuda gramática:
No manual do corretor do ENEM, referente à competência 1, é dito que, para obter pontuação máxima, é necessário o seguinte:

"períodos construídos com a complexidade esperada em uma estrutura sintática excelente, com orações intercaladas, subordinações e inversões"

É dito, na página 76, que a redação presente nela se encaixa nos requisitos acima. Saberia me dizer as partes do texto correspondentes às orações intercaladas, às subordinações e às inversões, respectivamente? A escrita daquele texto me parece muito simples para ser considerada portadora de estrutura sintática excelente, por isso gostaria de entender melhor.
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Mensagem por victormanfro99 Sex 20 Nov 2020, 10:44

Página 76? acessei aqui e tem 49 páginas, é a cartilha do participante?
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Mensagem por _Arthur_ Sex 20 Nov 2020, 10:58

victormanfro99 escreveu:Página 76? acessei aqui e tem 49 páginas, é a cartilha do participante?
Não, é o Manual do Corretor, divulgado, de forma inédita, este ano.
Segue o link:
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2020/Competencia_1.pdf
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Mensagem por victormanfro99 Sex 20 Nov 2020, 11:36

"esse mito assemelha-se à vida cotidiana de indivíduos que possuem seu comportamento alterado pelos meios de comunicação"- primeiro parágrafo.
"é notório que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil"- segundo parágrafo. A primeira é oração subordinada adjetiva restritiva; a segunda, subordinada substantiva subjetiva. Esse segundo exemplo indica também inversão, porque o sujeito vem depois do verbo, a ordem direta seria "que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil é notório".
Outro exemplo de inversão: "Cabe ao Ministério da Educação, por intermédio das instituições escolares, promover debates...
O sujeito do verbo "cabe" é "promover debates", veja que ele tá bem deslocado. Além disso, "por intermédio das instituições escolares" é termo adverbial de meio que está também fora do lugar normal, por isso é demarcado por vírgulas. São inversões sintáticas.
Não identifiquei orações intercaladas no texto.
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Mensagem por _Arthur_ Sex 20 Nov 2020, 11:46

victormanfro99 escreveu:"esse mito assemelha-se à vida cotidiana de indivíduos que possuem seu comportamento alterado pelos meios de comunicação"- primeiro parágrafo.
"é notório que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil"- segundo parágrafo. A primeira é oração subordinada adjetiva restritiva; a segunda, subordinada substantiva subjetiva. Esse segundo exemplo indica também inversão, porque o sujeito vem depois do verbo, a ordem direta seria "que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil é notório".
Outro exemplo de inversão: "Cabe ao Ministério da Educação, por intermédio das instituições escolares, promover debates...
O sujeito do verbo "cabe" é "promover debates", veja que ele tá bem deslocado. Além disso, "por intermédio das instituições escolares" é termo adverbial de meio que está também fora do lugar normal, por isso é demarcado por vírgulas. São inversões sintáticas.
Não identifiquei orações intercaladas no texto.
E o que VOCÊ achou da estrutura sintática desse texto? Você concorda que ela é de fato complexa?
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Mensagem por victormanfro99 Sex 20 Nov 2020, 12:17

Eu achei simples a estrutura também, não tem nada de complexo a meu ver, a nota máxima acredito que foi mais por não apresentar erros.
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