PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira

2 participantes

Ir para baixo

Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira Empty Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira

Mensagem por nahgsx 17/10/2020, 2:54 pm

Oi, pessoal. Fiz essa redação e queria a opinião/correção de vocês =) 
Ah, aproveitando o tópico, alguém tem dicas para escrever a redação de forma mais rápida? porque eu tô demorando muuito pra terminar as minhas.
Desde já, obrigada Wink 

TEMA: A aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira
MODELO: ENEM
A repulsa ao corpo gordo é um estigma social presente em várias esferas da sociedade brasileira. Os padrões físicos, impostos e reforçados pela própria sociedade, ditam modelos corporais dos quais o corpo gordo se afasta completamente, e, por isso, esse passa a ser menosprezado e ridicularizado, gerando impactos negativos que devem ser mitigados.
Em primeiro plano, é comum que pessoas gordas sofram com piadas e zombarias relacionadas a seu peso, seja no trabalho, escola ou até mesmo em casa. Tais situações, em muitos casos, apesar de não causarem danos físicos, geram efeitos psicológicos no indivíduo, que passa a ser vítima da chamada violência simbólica da qual tratou o sociólogo Pierre Bordieu, definindo-a como uma forma de violência exercida sem coação física. Assim, tentando se ver livre de tal violência, pessoas ditas "acima do peso" buscam se adequar aos padrões corporais socialmente aceitos e, na impossibilidade de obterem êxito, muitas acabam desenvolvendo distúrbios alimentares – como a anorexia e a bulimia. Desse modo, é necessário desmistificar a ideia enraizada de que piadas e zombarias direcionadas a pessoas gordas são apenas uma forma de brincadeira jocosa.
Além disso, há uma notável exclusão desses indivíduos nas lojas de roupas, devido ao fato de que inúmeras marcas não fabricam roupas para pessoas gordas, já que o custo de produção é maior e, portanto, economicamente desvantajoso. Ademais, é importante destacar que a aversão ao corpo gordo regularmente se encontra na sociedade de forma velada. Prova disso é a conhecida expressão "lindo de rosto", que propõe direcionar o elogio somente ao rosto do indivíduo, excluindo seu corpo – por ser gordo. Destarte, é evidente que há uma enorme intolerância ao corpo gordo na sociedade atual e, portanto, medidas são necessárias para sanar tal problemática.
Tendo em vista os aspectos analisados, cabe ao Estado, por meio de verbas públicas, disseminar propagandas na televisão e internet que exponham os males ocasionados pela aversão às pessoas gordas - como os efeitos psicológicos, além de caracterizar injúrias e desrespeitos direcionados a essas como crime passível de sanção penal, como o pagamento de indenizações e prestações de serviços à comunidade. Por fim, é necessário que o Estado proponha incentivos fiscais às empresas do setor indumentário que fabriquem roupas para pessoas gordas, como a redução de impostos a serem pagos pela empresa. Assim, talvez seja possível, enfim, conviver numa sociedade mais acolhedora às diferentes formas corporais.

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira Empty Re: Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira

Mensagem por BatataLaranja345 18/10/2020, 12:27 pm

Olá Nahgsx! Bom dia! Vamos lá:

Com relação a sua pergunta... eu diria que, para mim, é algo mais de prática do que vc ter um técnica específica. Tem gente que, usando os temas mais famosos, claro, faz mapa mental... ou tenta lembrar das coisas que viu na TV; só que isso pode levar um tempo, né?! Então, eu te diria a vc praticar mais, pois isso estimula o seu cérebro a pensar em algo específico, demandando o menos tempo possível; e ai eu tbm te diria para vc, se possível e se vc fizer isso, se distanciar de possíveis coisas que fazem vc perder a atenção. Mas eu te digo uma coisa: prática ajuda bastante a vc se acostumar a pensar de forma rápida, eficaz e que não irá te prejudicar Wink

Antes de irmos para a análise da redação por parágrafos, já te digo q é um tema bem famoso e que está retornando ao nosso meio de convivência e te digo tbm q, mesmo nem lendo sua redação ainda, o ideal já é vc citar acontecimentos q vc presenciou, tentando claro ser o mais impessoal possível, ou estudos feitos, pesquisas realizadas, vc pode até citar, como falamos de aversão a beleza, vc pode citar a "anorexia" ou uma magreza excessiva tbm! Agora vamos para o mais importante!

Analisando sua redação por parágrafos:
1. 1º Parágrafo:
- Olha amiga, eu te diria que a expressão "corpo gordo" é um pouco informal, na minha opinião, e além disso, vc usou ela duas vezes em um espaço curto de linhas; logo, eu te recomendo a: ou vc substitui as duas por um possível sinônimo, ou vc deixa uma e substitui a outra. Eu até recomendaria algo, porém, n vem nada na minha cabeça de sinônimo de "corpo gordo".
- Então Nahgsx, seu 1º parágrafo está muito menor do que os outros do seu texto, e isso é um problema para vc... e além disso, vc só fez 2 frases no seu parágrafo, enquanto q o ideal é de 3-4 frases em um parágrafo! Veja se vc consegue aumenta-lo, adicionando algo a mais para chegar a esse padrão!
- Tirando esses tópicos q fiz acima, te diria q está bom o seu parágrafo, mas atente-se a isso q pontuei Wink !

2. 2º Parágrafo:
- Gostei da sua citação do sociólogo Pierre, é algo importante de se fazer, citar um estudo de alguém com importância, ou alguém que assuma aquilo que fez, no caso, ele fez um estudo que te caiu muito bem nesse tema!
- Gostei tbm dá citação das doenças, mas lembre-se: o seu texto deve ser entendido por qualquer pessoa, independendo da sua escolariadade, classe social etc; logo, lembre-se sempre de explicar, no caso os distúrbios "anorexia" e "bulimia", mesmo que de forma vaga, para que, as "pessoas que irão ler o seu texto" entendam bem o que é!

3. 3º Parágrafo:
- Gostei do seu exemplo das lojas de roupas, algo cotidiano e que muitas pessoas sofrem esses acontecimentos! Seu uso de palavras está bom, principalmente o uso dos conectivos!

4. 4º Parágrafo:
- Gostei das suas possíveis soluções, mas tbm devo te recomendar algo: não é só o Estado q deveria fazer algo, eu te recomendaria a colocar que as pessoas devem ser mais sensíveis quanto a situação, até pq, não se sabe o motivo da pessoa ser gorda, logo, uma conscientização social a respeito é importante tbm!

No fim, eu te digo que gostei bastante do seu texto! Usou os conectivos bem, soube aproveitar o tema! Infelizmente, o máximo das redações são 30 linhas, pq se fosse mais, esse seria um daqueles temas que se pode escrever bastante e por um tempo, inclusive kkkk! Qualquer dúvida, poste aqui!

Espero ter te ajudado! Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

nahgsx gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira Empty Re: Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira

Mensagem por nahgsx 19/10/2020, 11:18 pm

Oii, Batata!!
Obrigada pela correção e dicas. Ajudou bastante  Very Happy

nahgsx
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 178
Data de inscrição : 13/02/2020

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira Empty Re: Redação: Aversão ao corpo gordo na sociedade brasileira

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos