PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta

Mensagem por niett Qua 30 Set 2020, 20:06

Boa noite.
Não consigo compreender porque a força centrípeta está apontando para a esquerda e não para o centro do planeta, estando, no lugar disso, a força resultante.
Enquanto nessa figura mostra exatamente a força como estou pensando:

Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta Fig211[/url]
E nessa a forma como está apresentada as forças juntas:

Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta Forca-10[/url]

Pelo que estou entendendo: ela está formando 90 graus com o peso. Mas por que ele? Por ser a única força atuante? Obrigada pelo esclarecimento!!


Última edição por niett em Qui 01 Out 2020, 15:10, editado 1 vez(es)

niett
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta

Mensagem por BatataLaranja345 Qui 01 Out 2020, 09:06

Ola Niett! Bom dia! Vamos lá:

Bom, quando falamos da Força Centrípeta, vc deve lembrar q esta força mantém o corpo no movimento circular, o que difere da Força Centrífuga, q tem como função retirar o corpo da trajetória. Um bom exemplo dessa teoria é: imagina q vc está digirindo um carro e vc está em uma estrada em forma circular enquanto sobre a serra. Para vc manter sua trajetória circular, vc deve segurar os pneus de uma forma q tenha exito. Os pneus farão atrito com o asfalto, esse atrito é a nossa Força Centrípeta, pois ele manterá vc na trajetória!

Caso contrário, se ele n existisse, vc deslizaria pela estrada e cairia da serra! Porém, vamos ver outro exemplo: vamos supor q eu estou lavando as minhas roupas em uma máquina de lavar; eu, q tenho mts coisas para fazer, coloco a máquina no "modo centrífuga", oq irá acontecer? Simples, quando eu por a roupa lá dentro, a máquina irá girar... então, com o tempo, a água q estava naquela roupa irá se deslocar para fora do corpo... e quando acabar o modo, a roupa estará quase seca!

Logo, veja amiga: enquanto a Força Centrípeta manteve vc na trajetória da estrada na serra, a Força Centrífuga retirou a água da roupa, ou seja, n manteve a água na trajetória q a maquina fazia!

Então, graficamente, a Força Centrípeta aponta para o centro do movimento circular, porém, pense comigo: essa força pode ser, desde a força peso, até uma possível de atrito... logo, o que eu penso a respeito da primeira figura é q, na verdade, ele somente decompos a força resultante, gerando uma força centrípeta e uma força peso... porém, n sei bem o contexto desse desenho, mas creio q seja isso!

Ja a Força Centrífuga, ela aponta, graficamente, para fora do desenho, ou seja, ambas apontam perpendicularmente para o centro, porém, a centrípeta aponta para o centro, e a centrífuga, para fora.

Espero q vc tenha entendido! Qualquer coisa, poste aqui! Vlw! Abraços! cheers
BatataLaranja345
BatataLaranja345
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 669
Data de inscrição : 09/07/2020
Idade : 19
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta

Mensagem por Ceruko Qui 01 Out 2020, 09:22

Complementando o que o meu amigo BatataLaranja disse.
Achei um link a esse respeito dizendo: 
Figura 1: Quando se leva em conta o efeito da rotação da Terra, o peso só coincide com a força gravitacional nos pólos. O campo gravitacional é variável com a latitude, pois a força gravitacional é decomposta em peso (P) e em força centrípeta (Fc).

Ou seja, a força F apontada para o centro é a força gravitacional, que é decomposta em peso e em força centrípeta. Mas não se acanhe, esse é um exemplo mais profundo, em minha opinião.

https://sites.ifi.unicamp.br/rickson/files/2015/08/AndreL-Rickson_RF-3_F590_semTeste.pdf    o link é esse, ele faz uma demonstração com fórmulas para entender melhor-- páginas 5 e 6
Ceruko
Ceruko
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1326
Data de inscrição : 01/07/2020
Idade : 23
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta

Mensagem por niett Qui 01 Out 2020, 15:07

BatataLaranja345 escreveu:Ola Niett! Bom dia! Vamos lá:

Bom, quando falamos da Força Centrípeta, vc deve lembrar q esta força mantém o corpo no movimento circular, o que difere da Força Centrífuga, q tem como função retirar o corpo da trajetória. Um bom exemplo dessa teoria é: imagina q vc está digirindo um carro e vc está em uma estrada em forma circular enquanto sobre a serra. Para vc manter sua trajetória circular, vc deve segurar os pneus de uma forma q tenha exito. Os pneus farão atrito com o asfalto, esse atrito é a nossa Força Centrípeta, pois ele manterá vc na trajetória!

Caso contrário, se ele n existisse, vc deslizaria pela estrada e cairia da serra! Porém, vamos ver outro exemplo: vamos supor q eu estou lavando as minhas roupas em uma máquina de lavar; eu, q tenho mts coisas para fazer, coloco a máquina no "modo centrífuga", oq irá acontecer? Simples, quando eu por a roupa lá dentro, a máquina irá girar... então, com o tempo, a água q estava naquela roupa irá se deslocar para fora do corpo... e quando acabar o modo, a roupa estará quase seca!

Logo, veja amiga: enquanto a Força Centrípeta manteve vc na trajetória da estrada na serra, a Força Centrífuga retirou a água da roupa, ou seja, n manteve a água na trajetória q a maquina fazia!

Então, graficamente, a Força Centrípeta aponta para o centro do movimento circular, porém, pense comigo: essa força pode ser, desde a força peso, até uma possível de atrito... logo, o que eu penso a respeito da primeira figura é q, na verdade, ele somente decompos a força resultante, gerando uma força centrípeta e uma força peso... porém, n sei bem o contexto desse desenho, mas creio q seja isso!

Ja a Força Centrífuga, ela aponta, graficamente, para fora do desenho, ou seja, ambas apontam perpendicularmente para o centro, porém, a centrípeta aponta para o centro, e a centrífuga, para fora.

Espero q vc tenha entendido! Qualquer coisa, poste aqui! Vlw! Abraços! cheers
Obrigada, Batata! Entendi melhor agora. Sua explicação foi muito boa. Smile

niett
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/06/2020

BatataLaranja345 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta

Mensagem por niett Qui 01 Out 2020, 15:10

Ceruko escreveu:Complementando o que o meu amigo BatataLaranja disse.
Achei um link a esse respeito dizendo: 
Figura 1: Quando se leva em conta o efeito da rotação da Terra, o peso só coincide com a força gravitacional nos pólos. O campo gravitacional é variável com a latitude, pois a força gravitacional é decomposta em peso (P) e em força centrípeta (Fc).

Ou seja, a força F apontada para o centro é a força gravitacional, que é decomposta em peso e em força centrípeta. Mas não se acanhe, esse é um exemplo mais profundo, em minha opinião.

https://sites.ifi.unicamp.br/rickson/files/2015/08/AndreL-Rickson_RF-3_F590_semTeste.pdf    o link é esse, ele faz uma demonstração com fórmulas para entender melhor-- páginas 5 e 6

Hmmm... entendi! O artigo me ajudou bastante!
Agradeço imensamente.

niett
Iniciante

Mensagens : 16
Data de inscrição : 21/06/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta

Mensagem por Elcioschin Qui 01 Out 2020, 17:10

O eixo de giro da Terra é o eixo norte-sul

Seja A o ponto de encontro deste eixo NS com a reta suporte de Fc e seja B o ponto onde está o corpo de massa m

Note que que o corpo está girando em torno do ponto A (e não do ponto C)
Neste caso AB é o raio de giro do corpo, num movimento circular com centro em A

E lembre-se de um fato de suma importância: 

A força centrípeta sempre aponta para o centro da curva, isto é, aponta para o centro A da circunferência de raio AB
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71768
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Lingered e niett gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Dúvida Teórica: Força Gravitacional e Centrípeta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos