PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional

2 participantes

Ir para baixo

Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional Empty Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional

Mensagem por leogsmat Seg 07 Set 2020, 11:38

Pessoal gostaria de uma dica em como reconhecer um problema de taxa proporcional e um de taxa equivalente. 

Sei que os problemas envolvendo juros simples nem sempre vem escrito no problema que se o problema se trata de Juros Simples, mas os de Juros Compostos vem sempre escrito. Então aqueles que não vem escrito sempre consideramos eles como problemas de Juros Simples. 

E quanto aos problemas de taxas juros como sei que é de taxa proporcional (juros Simples) e de taxa equivalente (juros compostos)? Sem contar que no regime de juros simples taxas equivalentes são proporcionais, aí não estou conseguindo dizer que é quem, pois ainda tem alguns problemas que não vem escrito nada, como esse. 

1.  (VUNESP - 2020) A taxa anual equivalente à taxa mensal de 1% ao mês é de: 
(Esse aqui é de juros compostos e fala em taxa equivalente, mas não fala qual o Regime é). 

Agora olhem esse outro. 

2. (Cespe)   As taxas de juros simples de  ao mês e  ao ano são equivalentes.
Claro que esse deixa claro que é um problema de juros simples, logo vou usar o conceito de taxa proporcional (Regra de 3) nos juros simples.


Veem se estou correto, quando um problema de taxa de juros não falar qual regime é eu admito ele como juros compostos, uma vez que em juros simples são obrigatórios ele escrever no problema, é isso?


Me ajudem aí, 
Desde já agradeço por toda ajuda.
Vlw!

leogsmat
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 39
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional Empty Re: Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional

Mensagem por Baltuilhe Seg 07 Set 2020, 13:21

Boa tarde!

Taxas proporcionais:
São taxas que guardam proporção entre si. No regime dos juros simples as taxas proporcionais também são equivalentes entre si, pois resultam em mesmos montantes para períodos equivalentes.
Já no regime dos juros compostos taxas proporcionais são chamadas de taxas nominais. Não são taxas efetivas, portanto, devem primeiro ser transformadas para o período de capitalização correto antes de se utilizar.

Exemplo: taxa de 12% a.a. com capitalização mensal. É um exemplo de taxa nominal. O período de capitalização não condiz com o período da taxa. Como taxa nominal também é proporcional:
12% a.a. com capitalização mensal é uma taxa efetiva mensal. Então ==> 12% / 12 = 1% a.m com capitalização mensal, ou somente, 1% a.m. (taxa efetiva mensal)
Para taxa equivalente anual para juros compostos, veja o texto seguinte.

Taxas equivalentes:
São taxas que reproduzem, para um período equivalente, o mesmo montante (ou rendem os mesmos juros)
No regime dos juros simples as taxas equivalentes são também proporcionais entre si.
No regime dos juros compostos as taxas equivalentes não guardam uma relação proporcional, e, sim, uma relação dada pela fórmula:
[latex](1+i_1)^{n_1}=(1+i_2)^{n_2}[latex], onde:
[latex]i_1[latex] e [latex]i_2[latex] são as taxas e [latex]n_1[latex] e [latex]n_2[latex] são referenciadas ao MESMO PERÍODO.

Exemplo:
Encontrar a taxa anual equivalente a 1% a.m.
Regime de juros simples:
[latex]i_i\cdot n_1=i_2\cdot n_2[latex]
[latex]1\%\cdot 12=i_2\cdot 1[latex]
[latex]i_2=12\%[latex]a.a.

Regime de juros compostos:
[latex]i_1[latex] = 1% a.m
[latex]i_2[latex] = ? a.a.
Então, [latex]n_1[latex] terá que ser em meses e [latex]n_2[latex] em anos. [latex]n_1=12[latex]meses e [latex]n_2=1[latex]ano (pois 1 ano é igual a 12 meses).
[latex](1+1\%)^{12}=(1+i_2)^{1}[latex]
[latex]1,01^{12}=1+i_2[latex]
[latex]i_2=1,01^{12}-1\approx 12,68\%a.a[latex]

Espero ter ajudado!

____________________________________________
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles
Baltuilhe
Baltuilhe
Fera
Fera

Mensagens : 712
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 47
Localização : Campo Grande, MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional Empty E como reconhecer taxa proporcional e taxa equivalente

Mensagem por leogsmat Seg 07 Set 2020, 15:31

Por exemplo, nesse problema como eu sei que se trata de taxa equivalente e não de efetiva? 

(VUNESP - 2020) A taxa anual equivalente à taxa mensal de 1% ao mês é de: 

Ele não deixa claro se o regime é simples ou composto. Qual devo usar?

O garito dele é 12,68% (feito como taxa equivalente (juros compostos) ) e como eu reconheço isso num problema. 
Até porque tem como opção de resposta 12% nesse caso feito como taxa proporcional. 

A conta e a definição eu sei. Só gostaria de saber como diferenciar num problema taxa proporcional de efetiva. Tem alguma coisa que vem escrito no exercício que diferencia taxa proporcional de efetiva? 

Eu sei que há uma "convenção" em que os problemas de juros compostos tem que vir sempre escrito que é juros compostos os de juros simples podem ser omitidos.

Gostaria de saber se com os de taxas acontece a mesma coisa, como é esse critério se houver?

Desde já agradeço por toda ajuda!

leogsmat
Padawan
Padawan

Mensagens : 53
Data de inscrição : 15/08/2016
Idade : 39
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional Empty Re: Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional

Mensagem por Baltuilhe Seg 07 Set 2020, 17:42

Boa tarde!

Acho que faltou uma definição:
Taxa efetiva é a taxa que está sendo utilizada para o período em qualquer regime.
Duas taxas são equivalentes quando produzem, sob um mesmo regime de capitalização, montantes iguais. Dessa forma, ambas as taxas equivalentes entre si são efetivas para o sistema estudado.
Taxa proporcional são taxas que guardam entre si a mesma razão. Mas, para duas taxas proporcionais serem efetivas, somente se o regime for de juros simples.

No caso, se o exercício não disser qual o regime de capitalização, não existe um que deva ser escolhido, por padrão. O exercício tem que dizer qual é.
As maneiras que isso são feitas em exercícios, que eu já me deparei:
1) Usar o termo taxa 'nominal'. Essa terminologia só se usa em juros compostos.
2) Dizer se é juros simples ou composto, bem 'dizido'
3) Ter somente uma das respostas. Ou simples, ou composto. E não informar no texto (de maldade).
4) Ter as duas respostas e não indicar qual o regime de capitalização. Bem, neste caso, é exercício mal elaborado, que, em concursos públicos, são questão fáceis de anular.

É isso Smile

____________________________________________
"Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, é um hábito." Aristóteles
Baltuilhe
Baltuilhe
Fera
Fera

Mensagens : 712
Data de inscrição : 23/12/2015
Idade : 47
Localização : Campo Grande, MS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional Empty Re: Diferença entre taxa equivalente e taxa proporcional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos