PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos

Mensagem por AspiraDedeu Seg 20 Jul 2020, 12:14

Uma substância orgânica, quando em solução aquosa, pode ou não alterar o pH dessa solução. Assim, quando cada uma das substâncias mencionadas nas alternativas estiver em solução aquosa, quais as que têm o pH da solução indicado corretamente?

Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos Anotaz14

GABS:


Última edição por AspiraDedeu em Seg 20 Jul 2020, 14:36, editado 2 vez(es)
AspiraDedeu
AspiraDedeu
Jedi
Jedi

Mensagens : 298
Data de inscrição : 06/07/2020
Idade : 21
Localização : João Pessoa-Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos

Mensagem por RAFA&L Seg 20 Jul 2020, 12:28

AspiraDedeu, engano seu. O pH do etanol é considerado básico. Basta analisar o Ka do etanol = 10^-16 (valor muito baixo, o que não implica em meio ácido).

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos

Mensagem por AspiraDedeu Seg 20 Jul 2020, 12:53

RAFA&L escreveu:AspiraDedeu, engano seu. O pH do etanol é considerado básico. Basta analisar o Ka do etanol = 10^-16 (valor muito baixo, o que não implica em meio ácido).
Outra duvida a amida ela é básica/ácida ou meio a meio ? e todo álcool terá esse caráter mais para o básico do que para o ácido ou é só o etanol ?
AspiraDedeu
AspiraDedeu
Jedi
Jedi

Mensagens : 298
Data de inscrição : 06/07/2020
Idade : 21
Localização : João Pessoa-Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos

Mensagem por RAFA&L Seg 20 Jul 2020, 13:34

As amidas sao quase neutras, ou melhor dizendo, bases muito fracas. Mas ainda assim são básicas, não ácidas.
Já sobre o álcool, nao me entenda errado. Eu nao disse que os álcoois são básicos, como você afirmou; eu disse que são ácidos muito fracos, praticamente neutro. Alcool nao é básico. No geral, quanto maior a cadeia carbonica do álcool, "mais neutro", ou melhor, menos ácido, ele é. O álcool mais "acido" (mas ainda assim com acidez baixa) é o metanol - menor cadeia carbonica implica maior acidez, nos álcoois.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

AspiraDedeu gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos

Mensagem por AspiraDedeu Seg 20 Jul 2020, 14:10

RAFA&L escreveu:As amidas sao quase neutras, ou melhor dizendo, bases muito fracas. Mas ainda assim são básicas, não ácidas.
Já sobre o álcool, nao me entenda errado. Eu nao disse que os álcoois são básicos, como você afirmou; eu disse que são ácidos muito fracos, praticamente neutro. Alcool nao é básico. No geral, quanto maior a cadeia carbonica do álcool, "mais neutro", ou melhor, menos ácido, ele é. O álcool mais "acido" (mas ainda assim com acidez baixa) é o metanol - menor cadeia carbonica implica maior acidez, nos álcoois.
Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos 503132 Vlw dms, agora conseguir entender so foi falta de leitura com sua resposta e a leitura que fez nos livros deu para chegar a formulação certa de tais ideias.
AspiraDedeu
AspiraDedeu
Jedi
Jedi

Mensagens : 298
Data de inscrição : 06/07/2020
Idade : 21
Localização : João Pessoa-Paraíba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Basicidade e Acidez em Compostos Orgânicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos