Gases ideias - Unioeste
2 participantes
PiR2 :: Química :: Físico-Química
Página 1 de 1
Gases ideias - Unioeste
Unioeste Medicina 2013
Uma garrafa, que contem apenas ar, está aberta a atmosfera (76 cmHg e 27ºC). O ar contido na garrafa é aquecido rapidamente até 927ºC – isto pode ser facilmente realizado espalhando um pouco de álcool pela superfície interna, retirando o excesso e aproximando uma chama da boca da garrafa; o álcool queima e um jato é lançado para fora; a queima é tão rápida que a garrafa não chega a aquecer – quando, então, a garrafa é fechada com uma rolha.
Após tempo suficiente o ar restante contido na garrafa retorna à temperatura ambiente. Considerando os gases envolvidos como ideais, a pressão no interior da garrafa após atingida a temperatura ambiente é:
a)Impossível de ser calculada apenas com estes dados.
b)Maior que 76 cmHg.
c)19 cmHg.
d)38 cmHg.
e)57 cmHg.
resposta:
Pessoal alguém poderia me explicar o desenvolvimento pra chegar na resposta certa?
pelo meu desenvolvimento (utilizando a lei de Gay-Lussac) deu 57 :/
Uma garrafa, que contem apenas ar, está aberta a atmosfera (76 cmHg e 27ºC). O ar contido na garrafa é aquecido rapidamente até 927ºC – isto pode ser facilmente realizado espalhando um pouco de álcool pela superfície interna, retirando o excesso e aproximando uma chama da boca da garrafa; o álcool queima e um jato é lançado para fora; a queima é tão rápida que a garrafa não chega a aquecer – quando, então, a garrafa é fechada com uma rolha.
Após tempo suficiente o ar restante contido na garrafa retorna à temperatura ambiente. Considerando os gases envolvidos como ideais, a pressão no interior da garrafa após atingida a temperatura ambiente é:
a)Impossível de ser calculada apenas com estes dados.
b)Maior que 76 cmHg.
c)19 cmHg.
d)38 cmHg.
e)57 cmHg.
resposta:
Pessoal alguém poderia me explicar o desenvolvimento pra chegar na resposta certa?
pelo meu desenvolvimento (utilizando a lei de Gay-Lussac) deu 57 :/
Última edição por CogitoErgoGre em Seg 25 maio 2020, 17:21, editado 1 vez(es)
CogitoErgoGre- Padawan
Re: Gases ideias - Unioeste
Boa tarde amigo!
Bom, nessa questão temos o sistema garrafa.
Inicialmente ela se encontra aberta com uma Pressão P1 = 76cmHg.
A temperatura ambiente é de 27°C , que convertendo pra Kelvin basta somar 273 e fica 300K.
Mas perceba que no final da questão é dito que o ar VOLTA à temperatura ambiente após o aquecimento.
Isso significa que minha Temperatura Final é TF = 300K
Perceba algo, o sistema quando aquecido até 927° vai ser considerado como sua fase inicial, pois devemos enxergar isso como um experimento, e que só após ser aquecido começa a contar pra valer entende?
Com isso, converto 927 ° pra Kelvin somando 273 => Temperatura Inicial Ti= 1200k
Mamão com açucar, jogaremos na mais famosa equação: LEI GERAL DOS GASES
P1V1 = P2V2 => O enunciado não comenta sobre os volumes, cancelo-os.
T1 T2
P1 = P2 => 76 = P2 => P2 = 19 cmHg alternativa c)
T1 T2 1200 300
Caso não tenha entendido qualquer parte dá o salve irmão.
Bom, nessa questão temos o sistema garrafa.
Inicialmente ela se encontra aberta com uma Pressão P1 = 76cmHg.
A temperatura ambiente é de 27°C , que convertendo pra Kelvin basta somar 273 e fica 300K.
Mas perceba que no final da questão é dito que o ar VOLTA à temperatura ambiente após o aquecimento.
Isso significa que minha Temperatura Final é TF = 300K
Perceba algo, o sistema quando aquecido até 927° vai ser considerado como sua fase inicial, pois devemos enxergar isso como um experimento, e que só após ser aquecido começa a contar pra valer entende?
Com isso, converto 927 ° pra Kelvin somando 273 => Temperatura Inicial Ti= 1200k
Mamão com açucar, jogaremos na mais famosa equação: LEI GERAL DOS GASES
P1V1 = P2V2 => O enunciado não comenta sobre os volumes, cancelo-os.
T1 T2
P1 = P2 => 76 = P2 => P2 = 19 cmHg alternativa c)
T1 T2 1200 300
Caso não tenha entendido qualquer parte dá o salve irmão.
Eduardo Monteles- Iniciante
rhannastudy gosta desta mensagem
Re: Gases ideias - Unioeste
Fala parceiro,
Vlwww pela ajuda; na verdade, eu me enrolei no começo por ter convertido pra atm (nem sei por que fiz isso kkk).
Pela lei geral é bem mais simples aliás
Vlwww pela ajuda; na verdade, eu me enrolei no começo por ter convertido pra atm (nem sei por que fiz isso kkk).
Pela lei geral é bem mais simples aliás
CogitoErgoGre- Padawan