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Mensagem por ike Sex 15 maio 2020, 08:41

Olá, poderiam me ajudar nessa questão

Em uma classe há 9 alunos, dos quais 3 são meninos e 6 são meninas. Os alunos dessa classe deverão formar 3 grupos com 3 integrantes em cada grupo, de modo que em cada um dos grupos haja um menino. O número de maneiras que esses grupos podem ser formados é:
grupos na sala 5f23be7f-2370-4189-9f43-27904777c0f2-1589249565850
Se trocar um menino de grupo os grupos não ficam diferentes? não entendi pq não posso  permutar os meninos

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Mensagem por Elcioschin Sex 15 maio 2020, 12:03

Não ficam diferentes

Sendo A, B, C os meninos, os grupos serão:

A _ _ ...... B _ _ ...... C _ _ 

A ordem não importa logo é combinação

Para formar o grupo da esquerda (p/ ex.) temos 6 meninas para 2 vagas: C(6, 2)

Para formar mais um grupo temos agora 4 meninas para 2 vagas: C(4, 2)

Para formar o último grupo temos agora 2 meninas para 2 vagas: C(2, 2)
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Mensagem por Hyoga Sex 15 maio 2020, 12:04

Não precisa, pois veja bem:

Fixando H1, H2 e H3 para os homens.

H1 _ _

Em seguida você faria uma combinação para escolher 2 meninas dentre 6 disponíveis, certo? Então você já terá todos os grupos possíveis onde o H1 esteja com 2 meninas. O mesmo vale para H2 e H3. Mas você deve estar pensando: mas o H3 só ficará com as que sobraram... pq não permutar? Pra isso basta concluir que para cada grupo diferente que o H1 e H2 estiverem, o H3 também irá ficar com outras meninas. Por isso permutar os meninos não é o correto.

Qualquer dúvida avise.
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Mensagem por Mateus Meireles Sex 15 maio 2020, 19:09

A resolução do objetivo não explicou isso bem, mas na verdade estamos contando uma mesma divisão em grupos várias vezes qnd fazemos C(6, 2) x C(4, 2) x C(2, 2), uma para cada ordem em que os grupos das meninas são selecionados. Não é preciso permutar os meninos pois estamos permutando "os grupos das meninas".

Imagine que em determinado caso os grupos formados são ab/cd/ef e, em outro caso, cd/ab/ef, ou seja, temos a mesma divisão em grupos, mas como os meninos permanecem fixos, os grupos de três integrantes gerados são diferentes, entende?

O melhor seria fazer 3! (permutação dos meninos) x [C(6, 2) x C(4, 2) x C(2, 2]/3! (grupos de duas meninas) = 90.

Existe uma redação aqui no fórum sobre divisão em grupos. Pesquise no google por "Divisão em grupos Mateus Meireles pir2".

Abs.

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Mensagem por ike Sex 15 maio 2020, 21:33

Muito obrigado mesmo professores....

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Mensagem por ike Dom 17 maio 2020, 22:08

Valeu mesmo mestres

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Mensagem por Daniel Silva5 Seg 01 maio 2023, 00:42

Mateus Meireles escreveu:A resolução do objetivo não explicou isso bem, mas na verdade estamos contando uma mesma divisão em grupos várias vezes qnd fazemos C(6, 2) x C(4, 2) x C(2, 2), uma para cada ordem em que os grupos das meninas são selecionados. Não é preciso permutar os meninos pois estamos permutando "os grupos das meninas".

Imagine que em determinado caso os grupos formados são ab/cd/ef e, em outro caso, cd/ab/ef, ou seja, temos a mesma divisão em grupos, mas como os meninos permanecem fixos, os grupos de três integrantes gerados são diferentes, entende?

O melhor seria fazer 3! (permutação dos meninos) x [C(6, 2) x C(4, 2) x C(2, 2]/3! (grupos de duas meninas) = 90.

Existe uma redação aqui no fórum sobre divisão em grupos. Pesquise no google por "Divisão em grupos Mateus Meireles pir2".

Abs.
Peço desculpas por retomar um tópico antigo, mas o  mesmo exercício apareceu em minha apostila.

A minha dúvida é sobre a divisão por 3!, que estou entre duas hipóteses:

1) Ela ocorreu por conta da multiplicação entre 3 combinações.

2) Ela ocorreu por conta da multiplicação entre "3 grupos", sendo esses: [3 • C(6,2)] • [2 • C(4,2)] • [1• C(2,2)].

Desde já, agradeço pela sua atenção!  Wink

Daniel Silva5
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