(SIMULADO) Matemática - Trigonometria e Circunferência
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Trigonometria
Página 1 de 1
(SIMULADO) Matemática - Trigonometria e Circunferência
Olá, pessoal! Alguém poderia me ajudar na seguinte questão?:
Uma grade de contenção deve ser instalada em um duto cilíndrico de concreto cuja abertura é uma circunferência com 52 cm de diâmetro. Essa grade deve ser composta de quatro barras de ferro de mesmo comprimento, dispostas de modo que formem um quadrado de 20 cm de lado na região central do duto, conforme apresentado a seguir.
A espessura do duto de concreto é de 10 cm. Cada barra deve ser acoplada dentro de perfurações com 6 cm de profundidade, feitas na superfície interna do duto. Depois disso, as barras devem ser soldadas umas às outras nos pontos que determinam os vértices do quadrado.
Nessas condições, qual o comprimento máximo que essas barras poderão ter?
A 60 cm
B 56 cm
C 54 cm
D 48 cm
E 26 cm
MINHA RESOLUÇÃO: coloquei 20 cm como medida da barra central e o valor x nas barras ao lado, mas não consigo concluir meu raciocínio. O comprimento máximo seria calculado na diagonal, não?! Pois seria o comprimento máximo do raio...
stefannye- Iniciante
Re: (SIMULADO) Matemática - Trigonometria e Circunferência
Olá, a questão já foi respondida em https://pir2.forumeiros.com/t148090-geometria
De acordo com a regra VI, qualquer dúvida a mais poste no tópico indicado no link, por favor.
De acordo com a regra VI, qualquer dúvida a mais poste no tópico indicado no link, por favor.
JMão- Jedi