PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Decaimento

4 participantes

Ir para baixo

Resolvido Decaimento

Mensagem por tcheuinho Sáb 18 Jan 2020, 09:13

(PRofSM) O plutônio-241 (94Pu241) é um emissor beta com meia-vida de 14,35 anos. Ao sofrer decaimento, um átomo de plutônio-241 produz um nuclídeo metaestável X, que emite um fóton de raio gama para gerar o nuclídeo Y, um emissor alfa com meia-vida de 432,2 anos. Assinale a alternativa que indica corretamente o número atômico de X e sua relação com Y:

A) 95 e isômeros. 
B) 95 e isótopos. 
C) 95 e isodiáferos. 
D) 93 e isóbaros.
E) 93 e isodiáferos.

Última edição por tcheuinho em Dom 19 Jan 2020, 11:35, editado 1 vez(es)

tcheuinho
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Decaimento

Mensagem por Xm280 Sáb 18 Jan 2020, 13:50

94Pu241 ----> 95X241* + -1β0

95X241* ----> 95Y241 + γ

Assim, 95 é o numero atômico de X.
Estamos falando de átomos, isômeria n vai rolar
Isótopos, pode ser
Isodiáferos, não pode ser pois x e y são atomos iguais.

Letra B. Está certo?

Xm280
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagem por tcheuinho Sáb 18 Jan 2020, 16:09

Xm280 escreveu:94Pu241 ----> 95X241* + -1β0

95X241* ----> 95Y241 + γ

Assim, 95 é o numero atômico de X.
Estamos falando de átomos, isômeria n vai rolar
Isótopos, pode ser
Isodiáferos, não pode ser pois x e y são atomos iguais.

Letra B. Está certo?
Não. Segundo o gabarito é a letra A, mas não tenho nem ideia de como começar a questão. Obrigado.

tcheuinho
Iniciante

Mensagem por Giovana Martins Sáb 18 Jan 2020, 16:22

Pelas regras do fórum é necessário postar o gabarito para evitar eventuais confusões e até mesmo erros. Por favor, quando você souber o gabarito, poste-o.

Faz um tempo que não mexo com química, porém, penso que a letra A esteja errada. A isomeria ocorre entre estruturas com mesma fórmula molecular não entre átomos. De início eu diria que a letra B seria a mais indicada, porém, pelo que me lembro dos meus estudos de química os isótopos são átomos de um elemento químico que tem o mesmo número atômico, mas número de massa diferente. É um pouco impetuoso da minha parte sugerir isso, pois faz tempo que não mexo com esses conteúdos, mas talvez a questão tenha cometido algum erro conceitual quanto a definição de isótopo.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por tcheuinho Sáb 18 Jan 2020, 16:29

Giovana Martins escreveu:
Pelas regras do fórum é necessário postar o gabarito para evitar eventuais confusões e até mesmo erros. Por favor, quando você souber o gabarito, poste-o.

Faz um tempo que não mexo com química, porém, penso que a letra A esteja errada. A isomeria ocorre entre estruturas com mesma fórmula molecular não entre átomos. De início eu diria que a letra B seria a mais indicada, porém, pelo que me lembro dos meus estudos de química os isótopos são átomos de um elemento químico que tem o mesmo número atômico, mas número de massa diferente. É um pouco impetuoso da minha parte sugerir isso, pois faz tempo que não mexo com esses conteúdos, mas talvez a questão tenha cometido algum erro conceitual quanto a definição de isótopo.
Pesquisei agora e achei algo chamado isomeria nuclear. Átomos isomeros nucleares são aqueles que diferem apenas em energia. Acho que faltou esclarecimento por parte da questão.

tcheuinho
Iniciante

Mensagem por Giovana Martins Sáb 18 Jan 2020, 17:02

Certo. Esse termo para mim é novo, mas acho que este tipo de isomeria não é abordado em questões de ensino médio ou é?

Pelo que eu li, em casos de isômeros nucleares as definições de isotopia também mudam. A fonte que eu encontrei foi o Wikipédia infelizmente. Tentei encontrar algum artigo de alguma universidade sobre o assunto mas não achei.

Esta questão foi encontrada em listas de ensino médio? Pergunto isso, porque para mim é estranho a questão querer referenciar isótopos nucleares caso ela seja uma questão de ensino médio.

Os demais termos citados nos outros itens eu já os vi, embora com pouca frequência, em algumas questões de vestibulares.

Nota: a impressão que eu tenho é que ela quer referenciar os isótopos cuja definição é a mais comum e geralmente vista em questões de atomística.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por marcosprb Sáb 18 Jan 2020, 17:50

Giovana Martins escreveu:Certo. Esse termo para mim é novo, mas acho que este tipo de isomeria não é abordado em questões de ensino médio ou é?

Pelo que eu li, em casos de isômeros nucleares as definições de isotopia também mudam. A fonte que eu encontrei foi o Wikipédia infelizmente. Tentei encontrar algum artigo de alguma universidade sobre o assunto mas não achei.

Esta questão foi encontrada em listas de ensino médio? Pergunto isso, porque para mim é estranho a questão querer referenciar isótopos nucleares caso ela seja uma questão de ensino médio.

Os demais termos citados nos outros itens eu já os vi, embora com pouca frequência, em algumas questões de vestibulares.

Nota: a impressão que eu tenho é que ela quer referenciar os isótopos cuja definição é a mais comum e geralmente vista em questões de atomística.
(ProfSM) significa professor Sérgio Matos, que da aula no Farias Brito. Essa questão foi retirada da lista de química do curso ITA/IME online.
Eu também nunca tinha ouvido falar desse termo ''isômeros nucleares'', mas como se trata do Farias Brito, nem fico surpreso em colocarem essas questões ''alopradas''.
Detalhe: essa lista é referente a primeira aula do curso haha

Segue resolução:
Decaimento Isomer16
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por Giovana Martins Sáb 18 Jan 2020, 17:58

Interessante. Realmente as listas do Farias Brito são difíceis hahaha. Eu tenho uma delas de física III e estou há muito tempo tentando terminá-las, mas tenho a impressão que não vai rolar hahaha.

Bom saber da existência desse conceito. Mesmo fazendo várias questões de química do ITA/IME eu não me lembro de nenhuma questão deles referente ao termo isomeria nuclear.

Muito legal Razz. Obrigada, Marcos.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagem por marcosprb Sáb 18 Jan 2020, 19:01

Giovana Martins escreveu:Interessante. Realmente as listas do Farias Brito são difíceis hahaha. Eu tenho uma delas de física III e estou há muito tempo tentando terminá-las, mas tenho a impressão que não vai rolar hahaha.

Bom saber da existência desse conceito. Mesmo fazendo várias questões de química do ITA/IME eu não me lembro de nenhuma questão deles referente ao termo isomeria nuclear.

De nada Very Happy
marcosprb
marcosprb
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagem por tcheuinho Dom 19 Jan 2020, 11:34

marcosprb escreveu:
Giovana Martins escreveu:Interessante. Realmente as listas do Farias Brito são difíceis hahaha. Eu tenho uma delas de física III e estou há muito tempo tentando terminá-las, mas tenho a impressão que não vai rolar hahaha.

De nada Very Happy
Obrigado. Foi dessa lista mesmo que eu tirei kskk.

tcheuinho
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo