Decaimento
4 participantes
Página 1 de 1
Decaimento
(PRofSM) O plutônio-241 (94Pu241) é um emissor beta com meia-vida de 14,35 anos. Ao sofrer decaimento, um átomo de plutônio-241 produz um nuclídeo metaestável X, que emite um fóton de raio gama para gerar o nuclídeo Y, um emissor alfa com meia-vida de 432,2 anos. Assinale a alternativa que indica corretamente o número atômico de X e sua relação com Y:
A) 95 e isômeros.
B) 95 e isótopos.
C) 95 e isodiáferos.
D) 93 e isóbaros.
E) 93 e isodiáferos.
A) 95 e isômeros.
B) 95 e isótopos.
C) 95 e isodiáferos.
D) 93 e isóbaros.
E) 93 e isodiáferos.
Última edição por tcheuinho em Dom 19 Jan 2020, 11:35, editado 1 vez(es)
tcheuinho- Iniciante
Re: Decaimento
94Pu241 ----> 95X241* + -1β0
95X241* ----> 95Y241 + γ
Assim, 95 é o numero atômico de X.
Estamos falando de átomos, isômeria n vai rolar
Isótopos, pode ser
Isodiáferos, não pode ser pois x e y são atomos iguais.
Letra B. Está certo?
95X241* ----> 95Y241 + γ
Isótopos, pode ser
Letra B. Está certo?
Xm280- Recebeu o sabre de luz
Não. Segundo o gabarito é a letra A, mas não tenho nem ideia de como começar a questão. Obrigado.Xm280 escreveu:94Pu241 ----> 95X241* + -1β0
95X241* ----> 95Y241 + γ
Isótopos, pode ser
Letra B. Está certo?
tcheuinho- Iniciante
Pelas regras do fórum é necessário postar o gabarito para evitar eventuais confusões e até mesmo erros. Por favor, quando você souber o gabarito, poste-o.
Faz um tempo que não mexo com química, porém, penso que a letra A esteja errada. A isomeria ocorre entre estruturas com mesma fórmula molecular não entre átomos. De início eu diria que a letra B seria a mais indicada, porém, pelo que me lembro dos meus estudos de química os isótopos são átomos de um elemento químico que tem o mesmo número atômico, mas número de massa diferente. É um pouco impetuoso da minha parte sugerir isso, pois faz tempo que não mexo com esses conteúdos, mas talvez a questão tenha cometido algum erro conceitual quanto a definição de isótopo.
Faz um tempo que não mexo com química, porém, penso que a letra A esteja errada. A isomeria ocorre entre estruturas com mesma fórmula molecular não entre átomos. De início eu diria que a letra B seria a mais indicada, porém, pelo que me lembro dos meus estudos de química os isótopos são átomos de um elemento químico que tem o mesmo número atômico, mas número de massa diferente. É um pouco impetuoso da minha parte sugerir isso, pois faz tempo que não mexo com esses conteúdos, mas talvez a questão tenha cometido algum erro conceitual quanto a definição de isótopo.
Giovana Martins- Grande Mestre
Pesquisei agora e achei algo chamado isomeria nuclear. Átomos isomeros nucleares são aqueles que diferem apenas em energia. Acho que faltou esclarecimento por parte da questão.Giovana Martins escreveu:Pelas regras do fórum é necessário postar o gabarito para evitar eventuais confusões e até mesmo erros. Por favor, quando você souber o gabarito, poste-o.
tcheuinho- Iniciante
Certo. Esse termo para mim é novo, mas acho que este tipo de isomeria não é abordado em questões de ensino médio ou é?
Pelo que eu li, em casos de isômeros nucleares as definições de isotopia também mudam. A fonte que eu encontrei foi o Wikipédia infelizmente. Tentei encontrar algum artigo de alguma universidade sobre o assunto mas não achei.
Esta questão foi encontrada em listas de ensino médio? Pergunto isso, porque para mim é estranho a questão querer referenciar isótopos nucleares caso ela seja uma questão de ensino médio.
Os demais termos citados nos outros itens eu já os vi, embora com pouca frequência, em algumas questões de vestibulares.
Nota: a impressão que eu tenho é que ela quer referenciar os isótopos cuja definição é a mais comum e geralmente vista em questões de atomística.
Pelo que eu li, em casos de isômeros nucleares as definições de isotopia também mudam. A fonte que eu encontrei foi o Wikipédia infelizmente. Tentei encontrar algum artigo de alguma universidade sobre o assunto mas não achei.
Esta questão foi encontrada em listas de ensino médio? Pergunto isso, porque para mim é estranho a questão querer referenciar isótopos nucleares caso ela seja uma questão de ensino médio.
Os demais termos citados nos outros itens eu já os vi, embora com pouca frequência, em algumas questões de vestibulares.
Nota: a impressão que eu tenho é que ela quer referenciar os isótopos cuja definição é a mais comum e geralmente vista em questões de atomística.
(ProfSM) significa professor Sérgio Matos, que da aula no Farias Brito. Essa questão foi retirada da lista de química do curso ITA/IME online.Giovana Martins escreveu:Certo. Esse termo para mim é novo, mas acho que este tipo de isomeria não é abordado em questões de ensino médio ou é?
Eu também nunca tinha ouvido falar desse termo ''isômeros nucleares'', mas como se trata do Farias Brito, nem fico surpreso em colocarem essas questões ''alopradas''.
Detalhe: essa lista é referente a primeira aula do curso haha
Segue resolução:
marcosprb- Mestre Jedi
Interessante. Realmente as listas do Farias Brito são difíceis hahaha. Eu tenho uma delas de física III e estou há muito tempo tentando terminá-las, mas tenho a impressão que não vai rolar hahaha.
Bom saber da existência desse conceito. Mesmo fazendo várias questões de química do ITA/IME eu não me lembro de nenhuma questão deles referente ao termo isomeria nuclear.
Muito legal . Obrigada, Marcos.
Bom saber da existência desse conceito. Mesmo fazendo várias questões de química do ITA/IME eu não me lembro de nenhuma questão deles referente ao termo isomeria nuclear.
De nadaGiovana Martins escreveu:Interessante. Realmente as listas do Farias Brito são difíceis hahaha. Eu tenho uma delas de física III e estou há muito tempo tentando terminá-las, mas tenho a impressão que não vai rolar hahaha.
marcosprb- Mestre Jedi
Obrigado. Foi dessa lista mesmo que eu tirei kskk.marcosprb escreveu:De nadaGiovana Martins escreveu:Interessante. Realmente as listas do Farias Brito são difíceis hahaha. Eu tenho uma delas de física III e estou há muito tempo tentando terminá-las, mas tenho a impressão que não vai rolar hahaha.
tcheuinho- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos