PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeira Lei de Mendel

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Primeira Lei de Mendel

Mensagem por waydzik Qua 23 Out 2019, 19:44

Suponha um indivíduo heterozigoto para quatro locus gênicos, distribuídos conforme a imagem. O mecanismo de herança desses genes segue princípios básicos já estabelecidos e está relacionado ao comportamento dos cromossomos durante a meiose.
 
Primeira Lei de Mendel Captur51

Sobre o processo de meiose dos genes representados acima, é CORRETO afirmar que 
a-os pares de genes Aa e Bb estão em ligação, em posição trans. 
b-os pares de genes Aa, Bb, Cc e Dd possuem segregação independente entre eles. 
c-os pares Aa e Cc podem participar do crossing-over, gerando novas combinações. 
d-se não houver crossing-over entre eles, serão formados apenas dois tipos de gametas.
e-todos os genes representados obedecem à Primeira Lei de Mendel.

R=E
Alguem poderia me dizer por que B e C estao erradas e por que a E esta correta?


Última edição por waydzik em Qua 23 Out 2019, 21:36, editado 1 vez(es)
waydzik
waydzik
Jedi
Jedi

Mensagens : 401
Data de inscrição : 25/09/2017
Idade : 26
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Primeira Lei de Mendel

Mensagem por RAFA&L Qua 23 Out 2019, 20:48

*OBS: FAZ ANOS QUE NÃO ESTUDO/REVEJO ESSA MATÉRIA, ENTÃO PRA TE FALAR A VERDADE NÃO TENHO CERTEZA DE ABSOLUTAMENTE NADA, MAS EU ACHO QUE É O SEGUINTE:
(ALGUÉM QUE TENHA MAIS CONHECIMENTO ME CONFIRME, FAZENDO FAVOR)

A (Errada) - Os pares de genes Aa e Bb estão em linkage, mas em posição cis, e não trans;
B (Errada) Os pares de genes Aa, Bb, Cc e Dd não possuem segregação independente entre eles. Aa não têm segregação independente com Bb; e Cc não tem segregação independente de Dd. A segregação independente só é existente entre Aa e Cc; Aa e Dd; Bb e Cc; Bb e Dd  pois todos esses pares estão situados em cromossomos não homólogos. Mas Aa não tem segregação independente de Bb, pois estão em cromossomos homólogos; e Cc não tem segregação independente de Dd, pois também estão em cromossomos homólogos.
C (Errada) Esta aqui em também fiquei confuso, porque A pode fazer crossing-over com a; e C pode fazer crossing-over com c. Mas Aa e Cc não fazem crossing over entre sí, pois não estão em cromossomos homólogos - então acho que é por isso que está errada. Aqui eu entendi que o exercício diz que Aa e Cc fazem crossing-over entre sí.
D (Errada) Sem crossing-over podem ser formados 4 tipos de gametas: ABCD; ABcd; abCD; abcd.
E (Correta) Todos os genes obedecem à Primeira Lei de Mendel. A Primeira Lei de Mendel nos diz o seguinte: Nas células somáticas (células não reprodutoras), os genes se encontram sempre aos pares, mas durante a formação dos gametas se separam, mostrando-se isolados ou segregados. E é justamento o que o desenho nos mostra. Numa possível formação de gametas os genes A e a se separariam, pois estão em cromossomos homólogos, e na formação dos gametas separa-se os cromossomos homólogos. O mesmo vale para Bb, Cc e Dd.

RAFA&L
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1109
Data de inscrição : 17/10/2019
Idade : 24
Localização : Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos