PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ponto de Ebulição

2 participantes

Ir para baixo

Resolvido Ponto de Ebulição

Mensagem por MariaEduardaMartins145872 Sex 20 Set 2019, 16:29

Para entender a
influência da pressão 
atmosférica na temperatura de ebulição, um mesmo
experimento é realizado 
simultaneamente em três localidades


Belo Horizonte (aproximadamente 1000m
de altitude)
Cabo Frio (nível do mar)
Campos do Jordão (aproximadamente
3000 m de altitude)


Um ovo em um recipiente aberto contendo água
pura, inicialmente à temperatura ambiente, deve
ser cozido na água fervente. Os recipientes, nas
três localidades, começam a ser aquecidos no
mesmo momento. O ovo é adicionado ao
recipiente nas três localidades, quando a água já
estiver em ebulição.


O cozimento do ovo deverá
A começar primeiramente em Belo Horizonte.
B Comecar primeiramente em Cabo Frio.
C terminar primeiramente em Belo Horizonte.
D terminar primeiramente em Cabo Frio.
E terminar primeiramente em Campos do Jordão 

Resposta é letra D. Porquê?


Última edição por MariaEduardaMartins145872 em Sex 20 Set 2019, 23:31, editado 1 vez(es)

MariaEduardaMartins145872
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 179
Data de inscrição : 04/02/2017
Idade : 22
Localização : Patos Pb Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Resolvido Re: Ponto de Ebulição

Mensagem por Raquel Valadão Sex 20 Set 2019, 17:00

Ele diz que a água já entrou em ebulição. Ou seja, nas 3 localidades, já atingiu seu P.E (que é diferente em cada cidade). Acontece que o PE muda de acordo com a altitude.

-> Se eu tenho maior altitude, tenho menor pressão atmosférica. Portanto, tenho maior ponto de abulição, ou seja, a água só vaporiza/atinge sua pressão de vapor a mais de 100C. Enquanto isso, concorde comigo que ela fica esquentando.

Em BH: 1000m de altitude. A pressão lá em cima é menor. O PE diminui, de modo que é mais rápido pra água em entrar em ebulição, então enquanto isso, por essa rapidez, ela esquenta pouco.

Em Jordão: 3000m de altitude. A pressão atm é menor ainda, o ar fica mais rarefeito, então seu PE diminui, é mais rápido entrar em ebulição e chegar na pressão de vapor, mas esquenta pouco até vaporizar.

Em Cabo: no litoral. Pressão muito maior que os outros lugares, de 1 atm. Ou seja, quanto mais se desce, mais pressão há. E portanto o PE AUMENTA, de modo que a água esquenta com alto PE (100C). Mas concorde comigo que se ela demora muito pra vaporizar/chegar a sua pressão de vapor, ela também esquenta muito pra isso.

Assim, se estão todas em ebulição, a mais quente está em Cabo, pois demorou muito, pelo seu alto PE, pra entrar em ebulição/mudar de estado físico. Ou seja, aumentou muito sua temperatura nesse tempo. Assim, colocando o ovo na panela de Cabo, estará sobre maior temperatura entao cozinhará mais rápido.

Uma pegadinha seria se ele perguntasse onde o ovo cozinha primeiro, considerando todas as panelas em temperatura normal pra seu estado líquido. Nesse caso, quem tivesse menor PE, pois seria um aquecimento mais rápido. Aí seria em Jordão
Raquel Valadão
Raquel Valadão
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 523
Data de inscrição : 04/04/2017
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos