ITA Ponto de ebulicao
4 participantes
Página 1 de 1
ITA Ponto de ebulicao
Assinale a alternativa que contém a afirmação FALSA em relação a comparação das propriedades do 1-propanol com o 1-butanol.
a) A temperatura de ebulição do 1-butanol é maior.
b) Na mesma temperatura, a pressão de vapor do 1-propanol é maior.
c) Nas mesmas condições de operação, a volatilidade do 1-butanol é maior.
d) O 1-propanol é mais solúvel em água.
e) O 1-butanol é mais solúvel em n-hexano.
r = c
gostaria de saber pq a letra A esta correta vistoq que o propanol e mais polar
a) A temperatura de ebulição do 1-butanol é maior.
b) Na mesma temperatura, a pressão de vapor do 1-propanol é maior.
c) Nas mesmas condições de operação, a volatilidade do 1-butanol é maior.
d) O 1-propanol é mais solúvel em água.
e) O 1-butanol é mais solúvel em n-hexano.
r = c
gostaria de saber pq a letra A esta correta vistoq que o propanol e mais polar
SuiRLeo01- Recebeu o sabre de luz
Re: ITA Ponto de ebulicao
Não é uma boa ideia pensar em polaridade quando for pensar no ponto de ebulição, pois muitas vezes falha. Nesse caso basta pensar na massa molar. Quem tem a maior massa normalmente tem o maior ponto de ebulição.
Massa Molar do 1-propanol=60 g/mol ; Massa Molar do 1-butanol=74 g/mol
Logo, o 1-butanol tem maior PE que o 1-propanol.
Massa Molar do 1-propanol=60 g/mol ; Massa Molar do 1-butanol=74 g/mol
Logo, o 1-butanol tem maior PE que o 1-propanol.
diego_barreto- Jedi
Alguém pode me sanar uma dúvida quanto a letra e) ?
No caso, sabemos que semelhante dissolve semelhante, o n-hexano é um hidrocarboneto, então há de se pensar que ele é apolar e possui ligações do tipo dipolo induzido, ao passo que o butanol e o propanol possuem ligações de hidrogênio e é polar.
Como eu saberei qual dos dois é mais solúvel nesse caso? Estou em dúvida devido a diferença de polaridade dos dois.
No caso, sabemos que semelhante dissolve semelhante, o n-hexano é um hidrocarboneto, então há de se pensar que ele é apolar e possui ligações do tipo dipolo induzido, ao passo que o butanol e o propanol possuem ligações de hidrogênio e é polar.
Como eu saberei qual dos dois é mais solúvel nesse caso? Estou em dúvida devido a diferença de polaridade dos dois.
SanchesCM- Jedi
Tanto o 1-butanol como o 1-propanol são moléculas polares certo? No item em questão, ele pede a moléculas mais solúvel no hexano entre as duas comparadas na questão. E entre elas, o 1-butanol é a que possui uma cadeia maior de hidrocarbonetos, possuindo, portanto, uma maior região apolar, sendo portanto mais solúvel no hexano que o 1-propanol.SanchesCM escreveu:Alguém pode me sanar uma dúvida quanto a letra e) ?
CarLithos- Iniciante
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos