Aceleração / Velocidade instantânea
2 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
Aceleração / Velocidade instantânea
Olá! Gostaria de sanar uma dúvida que me surgiu enquanto estudava a obtenção de velocidade instantânea por derivada.
Fiquei um pouco confuso quanto ao uso da derivada porque a função horária da velocidade já fazia esse papel, mas vi que ela na verdade é uma derivada da função horária do espaço de 2º grau. Vi também, entretanto, que essa mesma função horária da velocidade (V=V_{0}+a.t ) também é obtida por meio da fórmula de aceleração média. Primeiramente eu gostaria de saber se há alguma relação entre a forma como essa mesma função sai de duas formas diferentes e, sabendo que no ensino médio aprendemos apenas as fórmulas prontas, há algum uso prático para a derivação antes do ensino superior?
Me perdoem se a questão é redundante ou simples demais, mas quando fui tentar sanar minhas dúvidas pesquisando acabei ficando mais confuso.
Fiquei um pouco confuso quanto ao uso da derivada porque a função horária da velocidade já fazia esse papel, mas vi que ela na verdade é uma derivada da função horária do espaço de 2º grau. Vi também, entretanto, que essa mesma função horária da velocidade (
Me perdoem se a questão é redundante ou simples demais, mas quando fui tentar sanar minhas dúvidas pesquisando acabei ficando mais confuso.
Última edição por Shiromaru em Qui 19 Set 2019, 19:49, editado 1 vez(es)
Shiromaru- Iniciante
Re: Aceleração / Velocidade instantânea
Se você tiver uma função do 2º grau (parábola), não há necessidade de usar derivada para calcular o valor máximo ou mínimo. As fórmulas já são conhecidas no Ensino Médio
f(x) = a.x² + bx + c
xV = - b/2.a ---> yV = a.(xV)² + b.(xV) + c
No caso de MRUV as equações já são são conhecidas, independente do uso de derivadas.
S = So + Vo.t + (1/2).a.t² ---> V = Vo + a.t
A maioria das equações do Ensino Médio são de funções do 2º grau
Quaisquer outras funções, para descobrir pontos de máximo ou mínimo somente com derivadas e é raro o uso no Ensino Médio.
f(x) = a.x² + bx + c
xV = - b/2.a ---> yV = a.(xV)² + b.(xV) + c
No caso de MRUV as equações já são são conhecidas, independente do uso de derivadas.
S = So + Vo.t + (1/2).a.t² ---> V = Vo + a.t
A maioria das equações do Ensino Médio são de funções do 2º grau
Quaisquer outras funções, para descobrir pontos de máximo ou mínimo somente com derivadas e é raro o uso no Ensino Médio.
Elcioschin- Grande Mestre