PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Matemática do ENEM

3 participantes

Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Matemática do ENEM

Mensagem por "João Pedro BR" Qua 04 Set 2019, 22:13

Boa noite caros usuários do fórum,

Pretendo prestar medicina através da prova do ENEM. Observei que a nota de matemática sobe muito por cada questão acertada, em comparação às outras áreas. Eu pretendia acertar cerca de 38 questões ou mais. Como farei o vestibular daqui a 2 anos, gostaria de saber se, para o meu objetivo, vale a pena fazer a coleção de 11 volumes do FME, se realmente terei muita vantagem em relação à escolha de outros livros como Dante ou os 3 volumes do Iezzi. Se sim, é possível terminar a coleção em dois anos?
Matemática do ENEM 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Re: Matemática do ENEM

Mensagem por Rory Gilmore Qua 04 Set 2019, 22:35

A coleção completa é voltada para alunos que pretendem seguir uma carreira na área de exatas, no teu caso, estude por uma coleção de 3 volumes do ensino médio e após isso utilize os volumes 1 (conjuntos e funções), 2 (logaritmos) e 9 (geometria plana) do FME e no máximo um outro se lhe sobrar tempo.

Você precisa estudar as outras matérias também, a menos que já seja excelente nelas não estude a coleção inteira porque te faltará tempo! 

Dica preciosa: faça todas as demonstrações que o autor ensinar quando estiver estudando um assunto na matemática, estudar é um ato ativo!

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

DorianElectra gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Re: Matemática do ENEM

Mensagem por Nickds12 Qua 04 Set 2019, 23:12

Complicado porque matemática no ENEM nao tem nada a ver com a matemática que esses autores propoe nos livros. Facilmente voce poderia completar a coleção e nao ter um progresso tao grande no que se refere a fazer a prova de matemática do ENEM.

Recomendo focar em todo conteudo que voce achar da OBMEP, inclusive os videos no Youtube, pois eh uma prova muito parecida com o ENEM no nível 3. Estude serio o conteúdo da OBMEP, minha opinião.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Re: Matemática do ENEM

Mensagem por "João Pedro BR" Qui 05 Set 2019, 13:38

Obrigado pelas explicações. Qual coleção de livros, então, seria a melhor do Ensino médio para o objetivo ENEM - Medicina? Pretendo fazer a coleção acompanhada dos exercícios do Projeto Medicina e da apostila COC - que foi recomendada em outro tópico (não sei se vocês acham outra melhor...). E além de pegar esses FME para funções, logaritmos e geometria plana, o que vocês acham quanto a utilidade dos FME de Geometria Espacial e Trigonometria para ENEM? O de logaritmos é realmente recomendável (parece que no ENEM vai uma ou outra questão, não daria para resolver com conhecimentos da coleção de 3/4 volumes E. M.?)?
Matemática do ENEM 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Re: Matemática do ENEM

Mensagem por Rory Gilmore Qui 05 Set 2019, 14:24

O volume de geometria espacial é desaconselhável porque trata de muitos assuntos não exigidos no ENEM e o volume de trigonometria também pela mesma razão (porém se lhe sobrar tempo, recomendo o de trigonometria) e recomendo como referência para os três volumes os livros Matemática Ciência e Aplicações ou Matemática contexto e aplicações.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Re: Matemática do ENEM

Mensagem por Nickds12 Qui 05 Set 2019, 14:47

Log no Enem foi basicamente acréscimos sucessivos, mas para resolver esses acréscimos precisava aplicar log se nao me engano. E foi uma das questões colocadas para tomar tempo.

Enem nos últimos anos foi uma prova "olímpica". Se eu fosse me preparar, iria focar no conteúdo de uma OBF, OBM, OBMEP.

Faça o teste: pegue, por exemplo, o estudo dos logaritmos desses livros, leia em alguns dias e tente resolver uma questão do Enem.

Nickds12
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 577
Data de inscrição : 31/08/2019
Idade : 26
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Re: Matemática do ENEM

Mensagem por "João Pedro BR" Qui 05 Set 2019, 15:56

Rory Gilmore escreveu:O volume de geometria espacial é desaconselhável porque trata de muitos assuntos não exigidos no ENEM e o volume de trigonometria também pela mesma razão (porém se lhe sobrar tempo, recomendo o de trigonometria) e recomendo como referência para os três volumes os livros Matemática Ciência e Aplicações ou Matemática contexto e aplicações.
Na biblioteca da minha escola há três volumes do ciências e aplicações do Iezzi, dei uma olhada rápida, pois desci após a finalização de alguns exercícios, logo não dispunha de muito tempo. Achei interessantíssimo o que ressaltaste sobre o uso dos FME. Muitas pessoas os recomendam, mas sempre voltados à base das provas militares. Eu possuo o volume 1 e o livro parece ser ótimo, ainda que tenha o seu lado técnico, com o qual não estou tão familiarizado, ele fornece uma excelente variedade de exercícios e apresenta de forma completa as fórmulas. Os referidos livros que encontrei na biblioteca da escola são um pouco antigos, pelo pouco que vi. Eles pecam em qualidade conforme mais antigos são? Além de usá-los e acompanhar alguns assuntos pelo FME, recomenda alguma apostila de exercícios? Muita gente fala nas apostilas do Poliedro, COC, Anglo, etc., há alguma que, do seu ponto de vista, seja melhor?
Matemática do ENEM 240630-83
"João Pedro BR"
Jedi
Jedi

Mensagens : 203
Data de inscrição : 12/10/2018
Idade : 20
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Re: Matemática do ENEM

Mensagem por Rory Gilmore Qui 05 Set 2019, 16:36

Não interfere porque muda pouca coisa na teoria de uma edição para a outra. O que mais se altera é na parte de textos interdisciplinares que mostram a aplicação de algum assunto ou a troca de alguns exercícios por outros mais atuais. Os exercícios do COC e do Poliedro são ótimos para a fixação dos conteúdos, mas não se esqueça de fazer as provas do próprio ENEM para se adaptar as questões da prova.

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Matemática do ENEM Empty Re: Matemática do ENEM

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos