PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

4 participantes

Ir para baixo

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Empty Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

Mensagem por albert Qua 03 Ago 2011, 22:30

13. Um paralelepípedo B está sobre um plano horizontal. O coeficiente de atrito cinético entre eles vale μ. Um fio inextensível e sem peso é preso a ele e, passando por uma polia, é ligado a um outro corpo A que está pendurado. Sobre o bloco B encontra-se um carro, como mostra a figura 5. Este carro é acelerado de maneira que o corpo A sobe com velocidade constante.

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Atrito2

Considerando que as massas dos corpos A, B e do carro são iguais, determine:

a) o sentido da aceleração do carro. Justifique. Para a direita
b) o valor desta aceleração em função de μ e da aceleração da gravidade g.a = g (1 + 2μ)

No item a, imaginei que, se o carro tivesse a aceleração com sentido para a direita, faria com que o corpo B tendesse a se movimentar para a esquerda, fazendo com que o corpo A suba.

Não estou conseguindo chegar no resultado correto no item b. Estou errando em algo, pois obtive como resposta a = g(μ - 1). Podem me ajudar? Obrigado!

albert
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Empty Re: Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

Mensagem por Euclides Qua 03 Ago 2011, 22:48



Está claro assim?

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Empty Re: Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

Mensagem por albert Qui 04 Ago 2011, 20:21

Ao que parece, acabei errando porque considerei que a tração tinha sentido contrário ao da força de atrito.

Nesse tipo de exercício, em que dois blocos estão unidos, um sobre o outro, e que a força só atua sobre um, geralmente fico com uma dúvida.

Na hora de equacionar, você fez o seguinte:

mg + 2μmg = ma

Esta equação não deveria valer para o sistema todo (bloco B + carro), ao invés de ser apenas para o bloco B? Por que a equação não seria a que está a seguir?

mg + 2μmg = 2ma

albert
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Empty Re: Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

Mensagem por Euclides Qui 04 Ago 2011, 20:40

Vamos fazer uma abordagem pelos diagramas de corpos isolados, equacionando cada parte do sistema:

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Trakk


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Empty Re: Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

Mensagem por albert Qui 04 Ago 2011, 20:58

Apenas uma observação: parece-me que você esqueceu de que o bloco A sobe com velocidade constante, ou seja, a resultante das forças neste corpo é nula, então T = m.g

Mas graças ao seu esquema consegui entender a questão. Agradeço muito pela paciência! Fiz dessa forma:

F - T - Fat = 2ma
T = mg

F - Fat = 2ma + mg
F = 2ma + mg + 2μmg

Em relação ao carro:

F = m.a
2ma + mg + 2μmg = ma
2a + g + 2μg = a
a = - 2μg - g
a = -g (1 + 2μ)

albert
Padawan
Padawan

Mensagens : 73
Data de inscrição : 21/03/2011
Idade : 30
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Empty Re: Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

Mensagem por Letícia Bittencourte Sex 04 Dez 2015, 20:06

oi gente!
alguém poderia tirar uma duvida nessa questão please? Smile 

eu n entendo pq a Fat = 2μmg, e não Fat = μmg..


eu fiz assim:
A sobe com velocidad constante, entaao como o fio é inextensível B também deve ter velocidade constante e aceleração nula
dai F - Fat - T = 0 para o Bloco B e T = Pa = mg para o Bloco A
e F é a força que empurra ele pra esquerda, q é a força aplicada pelo carro, q é a mesma força com q o carro acelera pra direita
logo F = Fat + T e T = mg, logo F = Fat + mg
se F = ma, onde a é a aceleração do carro,
entao temos ma = fat + mg 


Se eu uso Fat = μmg, q eu achava q era certo
dá a = μg + g = g(1+μ)
mas a resposta só dá certa se usarmos Fat = 2μmg 
q dai dá a = 2μg + g = g(1+2μ)


alguém podia me ajudar por avor?
beeijookkss, obrigaada gentee Wink Wink Wink Wink  ❤ ❤ ❤
Letícia Bittencourte
Letícia Bittencourte
Padawan
Padawan

Mensagens : 94
Data de inscrição : 24/09/2014
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Empty Re: Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

Mensagem por Walder Qua 24 Ago 2022, 21:52

Letícia Bittencourte escreveu:oi gente!
alguém poderia tirar uma duvida nessa questão please? Smile 

eu n entendo pq a Fat = 2μmg, e não Fat = μmg..
 isso é porque você está calculando o fat da normal no bloco B, logo N = Pb + Pc => N = 2mg [latex] \therefore [/latex] Fat = [latex]\mu2 [/latex]mg
Walder
Walder
Iniciante

Mensagens : 1
Data de inscrição : 24/08/2022
Localização : Santos SP

Ir para o topo Ir para baixo

Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos Empty Re: Olimpíada Brasileira de Física - Atrito entre sólidos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos