gráficos + funções + inequação
2 participantes
PiR2 :: Matemática :: Álgebra
Página 1 de 1
gráficos + funções + inequação
Cesgranrio - RJ
As figuras abaixo nos mostram as funções f(x) e g(x) representadas pelos seus gráficos cartesianos.
A solução da inequação f(x)/g(x) ≥ 0 é:
a) x ≤ 1 ou 2 < x ≤ 3
b) 1 ≤ x < 2 ou x ≥ 3
c) x < 2 ou x ≥ 3
d) 1 ≤ x ≤ 3 e x ≠ 2
e) x ≥ 1 e x ≠ 2
R: a)
Pessoal, não consegui resolver a questão. Inicialmente, vemos que f(x) é uma função quadrática com a > 0 e raízes 1 e 3. Não sei se me enrolei nos cálculos, mas, pra mim, para acharmos a função, o gráfico teria de nos dar o ponto c (somente sabemos que c > 0 ).
No gráfico da g(x), que é de 1º grau com a < 0 e raiz 2, também não precisaríamos do ponto b (que também, de acordo com o gráfico, é b > 0 ) ?
Em suma, não consegui resolver. Alguém poderia ajudar ?
obrigado.
As figuras abaixo nos mostram as funções f(x) e g(x) representadas pelos seus gráficos cartesianos.
A solução da inequação f(x)/g(x) ≥ 0 é:
a) x ≤ 1 ou 2 < x ≤ 3
b) 1 ≤ x < 2 ou x ≥ 3
c) x < 2 ou x ≥ 3
d) 1 ≤ x ≤ 3 e x ≠ 2
e) x ≥ 1 e x ≠ 2
R: a)
Pessoal, não consegui resolver a questão. Inicialmente, vemos que f(x) é uma função quadrática com a > 0 e raízes 1 e 3. Não sei se me enrolei nos cálculos, mas, pra mim, para acharmos a função, o gráfico teria de nos dar o ponto c (somente sabemos que c > 0 ).
No gráfico da g(x), que é de 1º grau com a < 0 e raiz 2, também não precisaríamos do ponto b (que também, de acordo com o gráfico, é b > 0 ) ?
Em suma, não consegui resolver. Alguém poderia ajudar ?
obrigado.
Última edição por JohnnyC em Sáb 20 Jul 2019, 01:15, editado 1 vez(es)
JohnnyC- Estrela Dourada
Re: gráficos + funções + inequação
Oiii, Johnny!
Algumas conclusões que a gente tira do gráfico:
\\x\leq 1\ \vee\ x\geq 3\to f(x)\geq 0\\\\1\leq x\leq 3\to f(x)\leq 0\\\\x<2\to g(x)>0\\\\x>2\to g(x)<0
Nós queremos f(x)/g(x) ≥ 0, certo?
Se f(x) ≥ 0 e g(x) > 0 (o zero aqui não é incluído para não cairmos numa divisão por zero), teremos, necessariamente, f(x)/g(x) ≥ 0, ok?
Para termos, então, f(x)/g(x) ≥ 0, basta fazer a intersecção entre x ≤ 1 v x ≥ 3 e x < 2, que nos dará a primeira solução, a qual é dada por x ≤ 1 (*).
Mas não podemos nos esquecer que ocorre f(x)/g(x) ≥ 0 se f(x) ≤ 0 e g(x) < 0, ok? Estas situações ocorrem justamente quando 1 ≤ x ≤ 3 e x > 2, o que nos dará uma segunda opção de resposta que será a segue após realizarmos a intersecção: 2 < x ≤ 3 (**).
Temos duas soluções possíveis e independentes entre si. Basta, então, fazermos a união entre (*) e (**), que resulta em x ≤ 1 v 2 < x ≤ 3.
Algumas conclusões que a gente tira do gráfico:
Nós queremos f(x)/g(x) ≥ 0, certo?
Se f(x) ≥ 0 e g(x) > 0 (o zero aqui não é incluído para não cairmos numa divisão por zero), teremos, necessariamente, f(x)/g(x) ≥ 0, ok?
Para termos, então, f(x)/g(x) ≥ 0, basta fazer a intersecção entre x ≤ 1 v x ≥ 3 e x < 2, que nos dará a primeira solução, a qual é dada por x ≤ 1 (*).
Mas não podemos nos esquecer que ocorre f(x)/g(x) ≥ 0 se f(x) ≤ 0 e g(x) < 0, ok? Estas situações ocorrem justamente quando 1 ≤ x ≤ 3 e x > 2, o que nos dará uma segunda opção de resposta que será a segue após realizarmos a intersecção: 2 < x ≤ 3 (**).
Temos duas soluções possíveis e independentes entre si. Basta, então, fazermos a união entre (*) e (**), que resulta em x ≤ 1 v 2 < x ≤ 3.
Última edição por Giovana Martins em Sáb 20 Jul 2019, 02:31, editado 1 vez(es)
Como sempre, a feríssima Giovana com suas resoluções ultra detalhadas!
Não suma do fórum (mesmo imaginando a correria que deve estar na faculdade rs).
obrigado, Mestra!!!
Não suma do fórum (mesmo imaginando a correria que deve estar na faculdade rs).
obrigado, Mestra!!!
JohnnyC- Estrela Dourada
Disponha, Johnny!
Eu só sumo do fórum nas semanas das provas, do contrário, eu sempre passo por aqui .
Eu só sumo do fórum nas semanas das provas, do contrário, eu sempre passo por aqui .
Fiz só um ajuste na parte digitada em LaTeX, Johnny. Eu tinha colocado para todo x pertencente aos reais por distração, mas é só para os intervalos presentes na nova postagem.
Sem problemas, Gi. Corrigi aqui também, embora tenha entendido perfeitamente o que havia dito. Obrigado novamente.
JohnnyC- Estrela Dourada