Baricentro demonstração
2 participantes
Página 1 de 1
Baricentro demonstração
Se G é o baricentro de um triângulo ABC, demonstre que : AB²+BC²+CA²=3(GA²+GB²+GC²)
Da pra fazer só por geometria plana?
Da pra fazer só por geometria plana?
Emanuel Dias- Monitor
Re: Baricentro demonstração
Já vi uma questão assim acho que no IME. De qualquer forma, refaça as contas, porque faz tempo que vi essa questão. Embora tenha chegado no resultado, eu não revisei as contas.
\\\Delta ABM:\ AB^2=AM^2+\left ( \frac{BC}{2} \right )^2-AM.BC.cos(\theta )\ (\alpha )\\\\\Delta ACM:\ AC^2=AM^2+\left ( \frac{BC}{2} \right )^2-AM.BC.\underset{-cos(\theta)}{\underbrace{cos(180^{\circ}-\theta )}}\ (\beta )\\\\\alpha +\beta :\ AB^2+AC^2=2.AM^2+\frac{BC^2}{2}\ (\gamma )\\\\\mathrm{Mediana:\ }AM=\frac{3AG}{2}\ \therefore \ \mathrm{De}\ (\gamma ):\ AB^2+AC^2=\frac{9AG^2}{2}+\frac{BC^2}{2}\ (\delta )\\\\\mathrm{Analogamente:\ }AB^2+BC^2=\frac{9BG^2}{2}+\frac{AC^2}{2}\ (\epsilon )\\\\\mathrm{Analogamente:\ }AC^2+BC^2=\frac{9CG^2}{2}+\frac{AB^2}{2}\ (\zeta )\\\\\delta +\epsilon +\zeta :\ 2(AB^2+AC^2+BC^2)=\frac{9}{2}(AG^2+BG^2+CG^2)+\frac{1}{2}(AB^2+AC^2+BC^2)\\\\\therefore \ \boxed {AB^2+AC^2+BC^2=3(AG^2+BG^2+CG^2)}
Nota: M é o ponto de interseção da reta que contém o segmento AG com o segmento BC.
Nota: M é o ponto de interseção da reta que contém o segmento AG com o segmento BC.
Se eu não me engano, tem essa resolução no Rufino ou no FME.
Giovana Martins escreveu:Já vi uma questão assim acho que no IME. De qualquer forma, refaça as contas, porque faz tempo que vi essa questão. Embora tenha chegado no resultado, eu não revisei as contas.\\\Delta ABM:\ AB^2=AM^2+\left ( \frac{BC}{2} \right )^2-AM.BC.cos(\theta )\ (\alpha )\\\\\Delta ACM:\ AC^2=AM^2+\left ( \frac{BC}{2} \right )^2-AM.BC.\underset{-cos(\theta)}{\underbrace{cos(180^{\circ}-\theta )}}\ (\beta )\\\\\alpha +\beta :\ AB^2+AC^2=2.AM^2+\frac{BC^2}{2}\ (\gamma )\\\\\mathrm{Mediana:\ }AM=\frac{3AG}{2}\ \therefore \ \mathrm{De}\ (\gamma ):\ AB^2+AC^2=\frac{9AG^2}{2}+\frac{BC^2}{2}\ (\delta )\\\\\mathrm{Analogamente:\ }AB^2+BC^2=\frac{9BG^2}{2}+\frac{AC^2}{2}\ (\epsilon )\\\\\mathrm{Analogamente:\ }AC^2+BC^2=\frac{9CG^2}{2}+\frac{AB^2}{2}\ (\zeta )\\\\\delta +\epsilon +\zeta :\ 2(AB^2+AC^2+BC^2)=\frac{9}{2}(AG^2+BG^2+CG^2)+\frac{1}{2}(AB^2+AC^2+BC^2)\\\\\therefore \ \boxed {AB^2+AC^2+BC^2=3(AG^2+BG^2+CG^2)}
Excelente! Obrigado.
Emanuel Dias- Monitor
Disponha!
Giovana Martins escreveu:Se eu não me engano, tem essa resolução no Rufino ou no FME.
Creio que seja no do Rufino, não lembro dessa questão no FME. Vou dar uma olhada.
Emanuel Dias- Monitor
Deve ser então .
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos