PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relações

3 participantes

Ir para baixo

Relações Empty Relações

Mensagem por Matheus0110 Sex 05 Jul 2019, 09:16

(UNICAP-86) Dada a relação em IN (conjunto dos números naturais) IR = {(x,y) E IN × IN| x + y = 10} assinale, entre as alternativas abaixo, a única correta.
a) R é reflexiva.
b) R é simétrica.
c) R é anti-simétrica
d) R é transitiva.
e) (5/3,25/3) E R.
GABARITO: E
*Temos que (x,y) E IN × IN| 5/3 e 25/3 "não pertence" IN, então como que a letra E pode estar correta?
Não deveria ser a letra B? Pois (x,y) E R e (y,x) também pertence a R.*

Matheus0110
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Relações Empty Re: Relações

Mensagem por Edu lima Dom 07 Jul 2019, 02:18

(UNICAP-86) Dada a relação binária em IN (conjunto dos números naturais) R = {(x,y) E IN × IN| x + y = 10} assinale, entre as alternativas abaixo, a única correta.
a) R é reflexiva.
b) R é simétrica.
c) R é anti-simétrica
d) R é transitiva.
e) (5/3,25/3) E R.
GABARITO: E


x ∈ IN e y ∈ IN, e R se dar por: x+y=10


a) Não pode ser reflexiva, uma vez que x ∈ IN não consegue se relacionar com ele próprio.


b) se pegarmos os pares (1,9),(2,Cool,(3,7),....,(9,1)  R e invertermos, ficando:(9,1),(8,2),(7,3),....,(1,9)  R e atender x+y=10, ela é simétrica. Isto é, (x,y)  R e (y,x)  R, então é simétrica.


c) se (x,y)  R com x ≠ y e implicar em  (y,x) ∉ R, então R é anti-simétrica. Porém, se pegarmos (5,5)  R, mas 5=5. Com isso, já não pode ser anti-simétrica.


d) Se para todo par (x,y)  R e (y,z)  R implica em (x,z) R, então a relação é transitiva.
Mas, (1,9)  R e (9,2)∉ R => (1,2)∉ R. Assim, não pode ser transitiva.


e) Ao meu ver não faz sentido, já que a relação se dá nos IN.


Na minha opinião, levando em conta as definições das propriedades de relação. A única que bate é a alternativa B.

Edu lima
Jedi
Jedi

Mensagens : 342
Data de inscrição : 31/05/2018
Idade : 33
Localização : RN

Ir para o topo Ir para baixo

Relações Empty Re: Relações

Mensagem por Matheus0110 Qua 10 Jul 2019, 08:38

Edu lima escreveu:(UNICAP-86) Dada a relação binária em IN (conjunto dos números naturais) R = {(x,y) E IN × IN| x + y = 10} assinale, entre as alternativas abaixo, a única correta.
a) R é reflexiva.
b) R é simétrica.
c) R é anti-simétrica
d) R é transitiva.
e) (5/3,25/3) E R.
GABARITO: E


x ∈ IN e y ∈ IN, e R se dar por: x+y=10


a) Não pode ser reflexiva, uma vez que x ∈ IN não consegue se relacionar com ele próprio.


b) se pegarmos os pares (1,9),(2,[smiley]https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_cool.gif[/smiley],(3,7),....,(9,1) ∈ R e invertermos, ficando:(9,1),(8,2),(7,3),....,(1,9) ∈ R e atender x+y=10, ela é simétrica. Isto é, (x,y) ∈ R e (y,x) ∈ R, então é simétrica.


c) se (x,y) ∈ R com x ≠ y e implicar em  (y,x) ∉ R, então R é anti-simétrica. Porém, se pegarmos (5,5) ∈ R, mas 5=5. Com isso, já não pode ser anti-simétrica.


d) Se para todo par (x,y) ∈ R e (y,z) ∈ R implica em (x,z)∈ R, então a relação é transitiva.
Mas, (1,9) ∈ R e (9,2)∉ R => (1,2)∉ R. Assim, não pode ser transitiva.


e) Ao meu ver não faz sentido, já que a relação se dá nos IN.


Na minha opinião, levando em conta as definições das propriedades de relação. A única que bate é a alternativa B.
b
Acho que o gabarito deve estar errado... Obrigado pela resposta!

Enviado pelo Topic'it

Matheus0110
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 171
Data de inscrição : 14/01/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Relações Empty Re: Relações

Mensagem por felipeomestre123 Seg 19 Abr 2021, 08:17

Eu fiquei confuso... O par ordenado composto pela letra "E" apresenta x e y pertencentes aos racionais, enquanto a relação só relaciona números naturais... 

Eu marquei letra B, mas não sei se estou certo...
felipeomestre123
felipeomestre123
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 639
Data de inscrição : 15/09/2019
Idade : 21
Localização : Foz do iguaçu-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Relações Empty Re: Relações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos