PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como não ser uma fraude em matemática e física?

4 participantes

Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por gabrielgosk8 Dom 09 Jun 2019, 20:42

Eu estou a dois anos estudando para o vestibular e percebi que não saiu do ponto inicial em física e matemática,sei um pouco,mas não consigo evoluir em matemática ou desenvolver um raciocínio lógico,adoro as duas matérias mais que tudo,mas não consigo desenvolver muito e quando eu travo em um exercício eu dificilmente tento resolve-lo de diversas formas,o que devo fazer? como desenvolver melhor em matemática e física sem o clichê de "o que importa é a quantidade" ? Sad Sad

gabrielgosk8
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2019
Idade : 25
Localização : Osasco,São Paulo,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por SanchesCM Dom 09 Jun 2019, 20:53

Fala Gabriel, tranquilo? Primeiramente, bem vindo ao fórum. Não acho que eu seja lá um exemplo de aluno de exatas, mas matemática é minha matéria favorita e talvez eu possa lhe passar algo a respeito da evolução que tive. No meu caso, os materiais que utilizo fazem total diferença. Um erro muito grandioso que tive por um certo tempo foi o que eu posso classificar como uma certa "falta de humildade", como eu já estou estudando há cerca de 3 anos, havia matérias que eu não dava a devida atenção por achar que já sabia. Decidi pegar o "beabá" de todas as matérias, por meio do fundamentos da matemática elementar, há quem diga que o Aref ou Morgado é melhor, mas eu me habituei mais ao FME e decidi que usaria ele. Só tenha o discernimento de que as vezes tu pode estar pegando questões médias/difíceis, sendo que provavelmente tu não tenhas instaurado um alicerce matemático bom daquela matéria, entende?
Enfim, desculpe-me pelo texto, o tagarelismo aqui é muito grande. Bons estudos e conte sempre com o fórum.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por SnoopLy Dom 09 Jun 2019, 21:12

Eu não sou muito fã desse clichê do "o que importa é a quantidade" , talvez já possa ter sido, mas hoje em dia eu vejo que a qualidade da questão importa muito mais do que a quantidade de questões feitas. Eu sei que provavelmente essa não é a resposta que você esperava, mas, selecione exercícios de qualidade, não perca tempo nos triviais, em que você já tem total ideia de como resolver, além de agilizar o processo de estudo, vai ter privar de questões tediosas e repetitivas que por acaso tem aos montes no vol 9 do Iezzi
SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por gabrielgosk8 Dom 09 Jun 2019, 22:08

SnoopLy escreveu:Eu não sou muito fã desse clichê do "o que importa é a quantidade" , talvez já possa ter sido, mas hoje em dia eu vejo que a qualidade da questão importa muito mais do que a quantidade de questões feitas. Eu sei que provavelmente essa não é a resposta que você esperava, mas, selecione exercícios de qualidade, não perca tempo nos triviais, em que você já tem total ideia de como resolver, além de agilizar o processo de estudo, vai ter privar de questões tediosas e repetitivas que por acaso tem aos montes no vol 9 do Iezzi

Bem amigos,estou em um momento de crise existencial e de "potencial" se posso dizer assim,porque eu realmente tenho mais aptidão em matemática e física . Em 2018, fiz o volume de geometria plana do iezzi(vol.9) como disse,mas eu praticamente não absorvi nada ,uso o livro do Nicolau,Ramalho e Toledo para física,tenho me saído bem,mas quando encontro um exercício difícil ,fico sem saber o que fazer. Não sei se é o caso daqueles exercícios que você só resolve se já viu alguma resolução parecida(por ser difícil) ou se realmente me falta uma melhor visualização ,mas gostaria da opinião de vocês : quando erram um exercício ,o que fazem? Como estudam? Como se desafiam?

Enviado pelo Topic'it

gabrielgosk8
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2019
Idade : 25
Localização : Osasco,São Paulo,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por gabrielgosk8 Dom 09 Jun 2019, 22:11

SanchesCM escreveu:Fala Gabriel, tranquilo? Primeiramente, bem vindo ao fórum. Não acho que eu seja lá um exemplo de aluno de exatas, mas matemática é minha matéria favorita e talvez eu possa lhe passar algo a respeito da evolução que tive. No meu caso, os materiais que utilizo fazem total diferença. Um erro muito grandioso que tive por um certo tempo foi o que eu posso classificar como uma certa "falta de humildade", como eu já estou estudando há cerca de 3 anos, havia matérias que eu não dava a devida atenção por achar que já sabia. Decidi pegar o "beabá" de todas as matérias, por meio do fundamentos da matemática elementar, há quem diga que o Aref ou Morgado é melhor, mas eu me habituei mais ao FME e decidi que usaria ele. Só tenha o discernimento de que as vezes tu pode estar pegando questões médias/difíceis, sendo que provavelmente tu não tenhas instaurado um alicerce matemático bom daquela matéria, entende?
Enfim, desculpe-me pelo texto, o tagarelismo aqui é muito grande. Bons estudos e conte sempre com o fórum.

Muito obrigado pela boa vinda e a resposta que dei ao nosso companheiro também a faço para tu? Como se prepara? O que faz quando erra um exercício? Como se desafia?

Enviado pelo Topic'it

gabrielgosk8
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2019
Idade : 25
Localização : Osasco,São Paulo,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por SnoopLy Dom 09 Jun 2019, 22:37

gabrielgosk8 escreveu:[
Bem amigos,estou em um momento de crise existencial e de "potencial" se posso dizer assim,porque eu realmente tenho mais aptidão em matemática e física . Em 2018, fiz o volume de geometria plana do iezzi(vol.9) como disse,mas eu praticamente não absorvi nada ,uso o livro do Nicolau,Ramalho e Toledo para física,tenho me saído bem,mas quando encontro um exercício difícil ,fico sem saber o que fazer. Não sei se é o caso daqueles exercícios que você só resolve se já viu alguma resolução parecida(por ser difícil) ou se realmente me falta uma melhor visualização ,mas gostaria da opinião de vocês : quando erram um exercício ,o que fazem? Como estudam? Como se desafiam?

Essa "crise de potencial" acontece com  muita gente, na escola sempre se saia bem nas provas, mas quando foi pra batalha acabou fracassando. Mas, fique calmo(mesmo que seja difícil), os rendimentos do estudo vem com o tempo e com os simulados. Se em 2 anos você não conseguiu notar avanço então mude seu método de estudo, mude seus livros didáticos,para você talvez algumas aulas do youtube possam ser mais proveitosas do que estudar pelos livros, tente encontrar algo que funcione para você

Quando eu erro um exercício eu tento ver ser foi erro de conta ou interpretação, caso seja erro de conta, apenas refaço, caso seja erro de interpretação, tento ver onde estou errando se é alguma ideia que eu ainda não vi(em exercícios resolvidos ou que eu mesmo tenha desenvolvido), se depois de procurar onde estou errando ou no que está faltando pensar eu ainda continuar errando então eu procuro uma resolução da questão que é de acordo com o que eu estudei, o que eu quero dizer com "de acordo com o que eu estudei" é por exemplo numa questão de Geometria Plana eu não tive ideia  de como fazer, mas tive ideia te como fazer por Geometria Analítica, eu irei resolver por Geometria Analítica e depois procurar saídas por Geometria Plana.

Eu tava estudando de acordo com o que desse vontade, mas a partir de amanhã vou tentar seguir meu cronograma à risca, depois posso te mandar por MP a grade que eu montei

Meus desafios são as listas do curso que faço, questões bonitas que aparecem nos fóruns e as próprias questões dos vestibulares, sempre que eu estudo uma determinada matéria, eu tento domina-lá no nível do vestibular que quero prestar, um exemplo é Complexos, foi a primeira matéria que eu comecei a estudar esse ano, e foi a primeira em que eu me senti confortável com as questões dos vestibulares, simplesmente por eu ter me esforçado muito pra aprender a matéria à fundo, ainda não tenho total maestria nos Complexos, mas é algo que busco cada vez mais lapidar. Tente montar uma meta para si mesmo de resolver um número x de questões na semana de cada matéria, e lembre que só o estudo salva
SnoopLy
SnoopLy
Jedi
Jedi

Mensagens : 225
Data de inscrição : 23/02/2017
Idade : 24
Localização : Brasil, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por Rory Gilmore Dom 09 Jun 2019, 22:55

Domina os conceitos básicos da matemática (aqueles do ensino fundamental)? 

Não - comece a estudar com os livros do fundamental e estude muito! (lembre-se que é melhor descer 1 degrau para subir muitos do que ficar no mesmo lugar e também que ninguém aprende multiplicação antes da adição!)

Sim - pegue os livros do ensino médio e estude com muita atenção.

Faça todos os exemplos de exercícios resolvidos que o autor utilizar para testar seu domínio da teoria, se não conseguir resolver releia o que foi estudado e tente novamente, reincidindo no insucesso, leia o exemplo e faça passo a passo com o autor e depois faça os exercícios propostos.

Nos livros da coleção Fundamentos de Matemática elementar é fundamental fazer as demonstrações da teoria junto com o autor e isso também serve para os outros livros de matemática, aprendizado é uma atividade ativa e não passiva!!!

Rory Gilmore
Monitor
Monitor

Mensagens : 1860
Data de inscrição : 28/05/2019
Localização : Yale University - New Haven, Connecticut

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por gabrielgosk8 Seg 10 Jun 2019, 02:18

Quero agradecer vocês por esse esforço de me confortar nesse momento,foi de grande ajuda mesmo,me tiraram algumas idéias e métodos que posso implementar para suplementar meu estudo,tudo acabava se somando com pressão familiar e com o círculo de amigos,pois todos estão na faculdade dos sonhos ,mas acho que as coisas vêm com tempo para cada um. Muito obrigado mesmo! Os 3 que me ajudaram,não vou esquecer ! 🤝

gabrielgosk8
Iniciante

Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/06/2019
Idade : 25
Localização : Osasco,São Paulo,Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por SanchesCM Seg 10 Jun 2019, 13:31

gabrielgosk8 escreveu:
SanchesCM escreveu:Fala Gabriel, tranquilo? Primeiramente, bem vindo ao fórum. Não acho que eu seja lá um exemplo de aluno de exatas, mas matemática é minha matéria favorita e talvez eu possa lhe passar algo a respeito da evolução que tive. No meu caso, os materiais que utilizo fazem total diferença. Um erro muito grandioso que tive por um certo tempo foi o que eu posso classificar como uma certa "falta de humildade", como eu já estou estudando há cerca de 3 anos, havia matérias que eu não dava a devida atenção por achar que já sabia. Decidi pegar o "beabá" de todas as matérias, por meio do fundamentos da matemática elementar, há quem diga que o Aref ou Morgado é melhor, mas eu me habituei mais ao FME e decidi que usaria ele. Só tenha o discernimento de que as vezes tu pode estar pegando questões médias/difíceis, sendo que provavelmente tu não tenhas instaurado um alicerce matemático bom daquela matéria, entende?
Enfim, desculpe-me pelo texto, o tagarelismo aqui é muito grande. Bons estudos e conte sempre com o fórum.

Muito obrigado pela boa vinda e a resposta que dei ao nosso companheiro também a faço para tu? Como se prepara? O que faz quando erra um exercício? Como se desafia?

Enviado pelo Topic'it

Então cara, acho que isso é muito particular, cada um vai desenvolvendo um método próprio, eu quando erro apago tudo o que fiz, tento refazer algumas vezes, se não sair nada, vejo uma resolução/vídeo na internet. Quanto ao auto desafio, eu sempre busco fazer questões de um nível acima da minha prova para ver como está minha base, busco sempre fazer EFOMM, ITA, IME, EN, etc, desse modo consigo saber meu nível na matéria. Enfim, boa sorte nos estudos.
SanchesCM
SanchesCM
Jedi
Jedi

Mensagens : 434
Data de inscrição : 19/09/2016
Idade : 26
Localização : Curitiba, Paraná, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Como não ser uma fraude em matemática e física? Empty Re: Como não ser uma fraude em matemática e física?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos