Fórum PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

11 de Setembro [8 anos]

5 participantes

Ir para baixo

11 de Setembro [8 anos] Empty 11 de Setembro [8 anos]

Mensagem por rafaasot Sex 11 Set 2009, 00:07

@@@ 11/09 - O Dia q Mudou a História do Mundo @@@
No dia 11 de Setembro de 2001, dois aviões comerciais atingiram como mísseis as duas torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, Estados Unidos e um terceiro avião comercial caiu sobre o Pentágono. Um quarto avião sequestrado que ia rumo a Casa Branca, caiu sobre um descampado na Pensilvania. Foram os mais bem sucedidos atentados terroristas da história da humanidade.

Os atentados causaram a morte de 3234 pessoas e 24 desaparecimentos. O ato provocou imediatamente um terror psicológico devastador ao mundo inteiro, já que foi transmitido ao vivo pela TV para todo o planeta. Além de toda a destruição causada, um número muito triste ficou marcado naquele dia. Morreram mais bombeiros naquela manhã do que em toda a história dos bombeiros dos EUA.

Motivos que levaram aos Atentados

Segundo conclusões das investigações oficiais do governo americano, os ataques cumpriam com a intenção declarada da Al-Qaeda, expressada na fatwa de 1998 de Osama bin Laden, Aymán al-Zawahirí, Abu-Yasir Rifa'i Ahmad Taha, Shaykh Mir Hamzah, e Fazlur Rahman (emir do Movimento Yihadista de Bangladesh).

A fatwa lista três "crimes e pecados" cometidos pelos Estados Unidos:

- Apoio militar a Israel.
- Ocupação militar da península arábica.
- Agressão contra o povo do Iraque.

Negligência por parte da Casa Branca

O FBI e a CIA prepararam até o dia dos atentados vários relatórios indicando que um grupo terrorista planejava atacar os EUA usando aviões comerciais. A Casa Branca ignorou os relatórios, dizendo que as versões eram fantasiosas. Até o dia 11 de Setembro de 2001, o presidente George W. Bush passou 30% dos seus dias como maior autoridade do país em férias ou em períodos de descanso na casa de campo da presidencia. Todos esses fatores, aliado a uma sensação de ivunerabilidade dos americanos, podem explicar a facilidade com que os terroristas praticaram o atentado.

Os ataques

- Voo 11 da American Airlines, um Boeing 767-223 partiu de Boston, Massachusetts com destino a Los Angeles, California as 7:59. Colidiu com o lado norte da torre norte (North Tower) do World Trade Center entre os andares 94 e 98 às 8:46:26, hora local a uma velocidade aproximada de 789 km/h. Neste avião viajavam 81 passageiros, 9 assistentes de bordo e 2 pilotos.

- Voo 175 da United Airlines, um Boeing 767-222, partiu de Boston, Massachusetts com destino a Los Angeles, Califórnia as 8:13, hora local. Colidiu com o lado sul da Torre Sul (South Tower) do World Trade Center entre os andares 78 e 84 as 9:02:54, hora local a uma velocidade superior a 805 km/h. 2 pilotos, 7 assistentes de bordo e 56 passageiros viajavam a bordo deste avião.

- Voo 77 da American Airlines, um Boeing 757-223 partiu de Dulles, Virgínia com destino a Los Angeles, Califórnia às 8:20, hora local (com 10 minutos de atraso). É geralmente aceito que este avião colidiu com o Pentágono. O Pentágono afirma que a colisão ocorreu às 9:37, hora local. Neste avião viajavam 58 passageiros, 4 assistentes de vôo e 2 pilotos.

- Voo 93 da United Airlines, a Boeing 757-222 partiu de Newark, Nova Jérsei com destino a São Francisco, Califórnia. Os destroços deste avião foram encontrados espalhados num campo próximo de Shanksville, Pensilvânia. Neste avião viajavam 38 passageiros, 5 assistentes de bordo e 2 pilotos. Este avião teria possivelmente sido abatido ou eventualmente caído devido a confrontos diretos entre os passageiros revoltosos e os seqüestradores. A queda do avião deu-se às 10:06, hora local. Provavelmente estaria destinado ao Capitólio.

Consequências

Além das consequencias imediatas das áreas estruturais e economicas, algo pouco comentado são os males que a fumaça e a poeira causada pelas explosões causaram. Estima-se que cerca de 50% da população da cidade possa ser afetada por alguma doença respiratória a médio ou longo prazo por conta do atentado.

Teorias da Conspiração envolvendo o 11/09

Nunca um evento que entrou pra história mundial gerou tantas teorias de conspiração quanto o 11/09. As teorias vão das mais elaboradas e fundamentadas até as mais ridículas.

Os principais questionamentos envolvem o ataque ao Pentágono, único a não ser filmado ao vivo, o avião que caiu na Pensilvania e a queda do prédio WTC 7. Até mesmo a queda das torres gêmeas são fervorosamente questionadas pelos conspiracionistas.

A verdade é que a maioria das teorias surgiram por conta da morosidade do governo Bush em responder a questões simples e a negativa incessante em ceder as imagens do ataque ao Pentágono. Outro motivo que levou a tantos questionamentos é o relatório oficial do governo, que contém inúmeros erros e falha grotescamente na missão de trazer a público tudo que o governo fez para descobrir o motivo e os culpados pelos ataques.

Pós ataques

Após os ataques, dois países foram invadidos pelos EUA numa guerra que parece não ter fim. Afeganistão e Iraque sofreram com as consequencias dos ataques mais do que os próprios americanos. Já são anos de uma guerra que nunca teve um motivo claro e acabou minando a popularidade do Presidente Bush.

Inúmeras medidas de segurança foram tomadas depois dos ataques e quase tudo foi proibido. A segurança nos aeroportos foi reforçada e praticamente todos os meios de comunicação do mundo passaram a ser monitorados por agências de segurança.

O medo de voar tomou conta dos americanos e por isso as maiores empresas do mundo tiveram prejuízos bilionários.

Osama Bin Laden, considerado o mentor dos ataques, continua livre. Segundo o que divulga a imprensa independente, os EUA não conseguiram chegar nem perto de capturá-lo. A recompensa por uma informação que leve a Bin Laden passa dos 5 milhões de dólares.


Neste link tem a transmissão ao vivo da CNN no momento que aconteceram os ataques:

[É necessário estar registrado e conectado para poderes ver esta hiperligação]

rafaasot
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 636
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 30
Localização : Presidente Prudente

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=156227089952839995

Ir para o topo Ir para baixo

11 de Setembro [8 anos] Empty Re: 11 de Setembro [8 anos]

Mensagem por Euclides Sex 11 Set 2009, 10:14

Quem viu nunca vai esquecer...

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[É necessário estar registrado e conectado para poderes ver esta hiperligação]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 71
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

11 de Setembro [8 anos] Empty Re: 11 de Setembro [8 anos]

Mensagem por rafaasot Sex 11 Set 2009, 11:47

Eu lembro que estava na sala de aula na 4ª série.
A minha professora recebeu uma ligação do marido dela informando sobre os ataques, ela ficou desesperada pq já tinha ido pra Nova York.

rafaasot
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 636
Data de inscrição : 08/07/2009
Idade : 30
Localização : Presidente Prudente

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=156227089952839995

Ir para o topo Ir para baixo

11 de Setembro [8 anos] Empty Re: 11 de Setembro [8 anos]

Mensagem por marcoscastro87 Sab 12 Set 2009, 19:51

Muito triste...

marcoscastro87
Padawan
Padawan

Mensagens : 90
Data de inscrição : 09/09/2009
Idade : 33
Localização : Teresina-Piauí

Ir para o topo Ir para baixo

11 de Setembro [8 anos] Empty Re: 11 de Setembro [8 anos]

Mensagem por Medeiros Qua 16 Set 2009, 02:30

Faço coro ao que já disseram: quem viu não esquece; é triste. Porém Friedrich Nietzsche, analisando os fundamentos históricos da escravidão, demonstra que o emprego da violência cristaliza os valores impostos pelos dominantes:

    “Os Gregos nos revelaram tanto através do instinto que tinham do direito das pessoas, que o apologeta da sua moralidade e da sua humanidade não cessou mesmo de proclamar, com voz de bronze, máximas como estas:
    - ‘Ao vencedor pertencem o vencido com sua mulher e filhos, corpo e bens’;
    - ‘A força dá o primeiro direito’; e
    - ‘Não existe direito que, no seu princípio, não fosse abuso, usurpação e violência’.
    Vemos aí novamente com que obstinação impiedosa a natureza forjou – para chegar à sociedade – o cruel instrumento que é o Estado, quer dizer, este conquistador com mão de ferro, que não é senão a objetivação do instinto que acabamos de descrever.”

    [ NIETZSCHE, Friedrich. O Estado entre os gregos. Disponível em: [É necessário estar registrado e conectado para poderes ver esta hiperligação] Acesso em: 15 set 2009. [trad.: Noéli Correia de Melo Sobrinho ]

Os estadunidenses se constituíram num Estado forte, bélico, de natureza guerreira e, por terem a força, pretendem ter todos os direitos, sobre tudo e sobre todos. Acham-se o Estado dos demais Estados, e empenham-se em impedir que outros desenvolvam capacidade militar de se defender. O que lhes interessa, ou conseguem por bem, ou por negociata (suborno de governantes externos), ou por pressão (qual a função da IV Frota?) ou arranjam pretexto para conseguir militarmente – não é isso, também, TERRORISMO? Porém, ser escravo NÃO é da natureza humana. É de se esperar que dentre tantos pisoteados algum consiga, ainda que pálida e debilmente, num arremedo fugaz de vingança, articular a única resposta militar ao seu alcance: uma ação terrorista. Compreendo os motivos e a incapacidade do fraco para proceder diferente e mesmo assim não dou endosso a ações desse tipo. Mas gostaria de ver as mesmas tantas, profícuas e intermináveis lamentações mundo afora, também em prol das vítimas dos estadunidenses – uma quantidade gigantescamente maior.
Medeiros
Medeiros
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 9346
Data de inscrição : 01/09/2009
Idade : 69
Localização : Santos, SP, BR

Ir para o topo Ir para baixo

11 de Setembro [8 anos] Empty Re: 11 de Setembro [8 anos]

Mensagem por Carlos Costa Qua 16 Set 2009, 11:33

Um dia vergonhoso da história da humanidade.

Carlos Costa
Padawan
Padawan

Mensagens : 66
Data de inscrição : 06/09/2009
Idade : 38
Localização : Porto, Portugal

https://rubinero.com

Ir para o topo Ir para baixo

11 de Setembro [8 anos] Empty Re: 11 de Setembro [8 anos]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste fórum
Você não pode responder aos tópicos