PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função do citoplasma

2 participantes

Ir para baixo

Função do citoplasma Empty Função do citoplasma

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Seg 11 Mar 2019, 07:54

Estava eu estudando ainda o início do livro do Amabis, lá nas páginas abaixo das 50, e depois eu fui avançar só de curiosidade e vi o capítulo que fala sobre as células. Queria saber uma coisa: qual é a função do citoplasma, tanto nas células eucariontes quanto procariantes? Pensei em:

1. Armazenamento e reserva de substâncias
2. Transportes de substâncias
3. Transporte de vitaminas e minerais (mesma coisa que na 2)?

Há mais alguma que eu não saiba, visto que pro que eu tô escrevendo aqui, soube alguns minutos atrás. Alguém poderia me explicar?

Um bom dia pra todos os feras e as feras!
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Função do citoplasma Empty Re: Função do citoplasma

Mensagem por Felipe Pereira Sales Seg 11 Mar 2019, 15:17

Olá, Carl, a que você se refere quando fala sobre o citoplasma ? pois o citoplasma é tido como a união do Citoplasma Fundamental e do Citoplasma Figurado.

O Citoplasma Fundamental ou Hialoplasma consiste na parte não viva do citoplasma, sendo esse hialoplasma formado por água, sais minerais e proteínas. Existem no hialoplasma, por exemplo, estruturas chamadas de inclusões citoplasmáticas (ocorrem somente em células vegetais), tendo elas o papel de armazenamento de sais minerais. São casos de inclusões as Drusas e Ráfides, que armazenam oxalato de cálcio, e também os Cistólitos, que armazenam carbonato de cálcio.

O Citoplasma Figurado é composto pelas organelas celulares (imersas no hialoplasma), como as mitocôndrias, cloroplastos, vacúolos, ribossomos, centríolos, lisossomos, peroxissomos, etc., e cada uma dessas estruturas realizam funções específicas.
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função do citoplasma Empty Re: Função do citoplasma

Mensagem por Carl Edward Sagan Jr Qua 13 Mar 2019, 11:40

Oi Felipe,
Estranho, tô estudando pelo Amabis e pela Sônia Lopes e nada disso me é informado, talvez por ser a nível universitário.

Obrigado pelas informações!
Carl Edward Sagan Jr
Carl Edward Sagan Jr
Jedi
Jedi

Mensagens : 453
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 27
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Função do citoplasma Empty Re: Função do citoplasma

Mensagem por Felipe Pereira Sales Qua 13 Mar 2019, 18:07

O modo como coloquei é um pouco mais aprofundado, mas não é a nível universitário. Aliás, apesar de nunca ter estudado pelo Amabis, já estudei pelo livro da Sônia Lopes e tem algumas dessas informações, sim, mas elas podem aparecer com outros nomes, e também não sei qual a versão do seus livros. Por exemplo, o citoplasma fundamental citado aparece no meu livro da Sônia Lopes como citosol; as inclusões que citei (ráfides, drusas e citsólitos) não estão presentes no livro, mas ele cita os microgrânulos de glicogênio. Já as organelas que compõem o citoplasma figurado estão presentes em todos os livros sérios de biologia
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função do citoplasma Empty Re: Função do citoplasma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos