PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida curiosa sobre genética.

2 participantes

Ir para baixo

Dúvida curiosa sobre genética. Empty Dúvida curiosa sobre genética.

Mensagem por thiagosrvs Seg 25 Fev 2019, 14:04

Esse é um assunto que sempre me fascina e me gera muitas reflexões. Esses dias me veio uma dúvida bem singular:
Por exemplo, o Projeto Genoma Humano que atribuiu os genes humanos às suas respectivas características. Como que é possível associar a sequência genética com as características que são expressadas? Melhor, como que associa o genótipo com o fenótipo para cada mínima característica em um organismo tão complexo? A única maneira que consigo pensar seria identificar o genes e a característica no mesmo organismo, mas fazer isso para todos os genes seria algo absurdo, por isso tenho essa dúvida se há alguma outra maneira.


Última edição por thiagosrvs em Seg 25 Fev 2019, 19:44, editado 1 vez(es)
thiagosrvs
thiagosrvs
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/03/2018
Idade : 25
Localização : MG/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida curiosa sobre genética. Empty Re: Dúvida curiosa sobre genética.

Mensagem por Felipe Pereira Sales Seg 25 Fev 2019, 17:33

A biologia é realmente impressionante. Na verdade as ciências pra mim em geral são. Bom, mas respondendo a sua pergunta, acho que você se confundiu numa coisa.

O Projeto Genoma Humano não "atribuiu os genes humanos às suas respectivas características". Esse projeto apenas mapeou a sequência de bases do DNA. Entre os genes mapeados do nosso código genético, muitos deles ainda têm suas funções desconhecidas (cerca de 50% deles). 


Contudo, a respeito dos outros 50% (que têm as funções já descobertas), acredito que essa associação deva acontecer por intermédio da comparação de compostos químicos já encontrados nos humanos com as informações contidas no nosso genoma. Por exemplo, através da observação da sequência das bases nitrogenadas de um gene é possível saber quais serão os aminoácidos que irão compor o polipeptídeo no processo tradução que ocorre nos ribossomos. Dessa forma, para descobrir a função desse gene "basta" achar e estudar a função desse polipeptídeo na nossa espécie. 


Acho que é isso
Felipe Pereira Sales
Felipe Pereira Sales
Jedi
Jedi

Mensagens : 234
Data de inscrição : 05/04/2018
Localização : Sabará, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida curiosa sobre genética. Empty Re: Dúvida curiosa sobre genética.

Mensagem por thiagosrvs Seg 25 Fev 2019, 19:46

Felipe Pereira Sales escreveu:A biologia é realmente impressionante. Na verdade as ciências pra mim em geral são. Bom, mas respondendo a sua pergunta, acho que você se confundiu numa coisa.

O Projeto Genoma Humano não "atribuiu os genes humanos às suas respectivas características". Esse projeto apenas mapeou a sequência de bases do DNA. Entre os genes mapeados do nosso código genético, muitos deles ainda têm suas funções desconhecidas (cerca de 50% deles). 


Contudo, a respeito dos outros 50% (que têm as funções já descobertas), acredito que essa associação deva acontecer por intermédio da comparação de compostos químicos já encontrados nos humanos com as informações contidas no nosso genoma. Por exemplo, através da observação da sequência das bases nitrogenadas de um gene é possível saber quais serão os aminoácidos que irão compor o polipeptídeo no processo tradução que ocorre nos ribossomos. Dessa forma, para descobrir a função desse gene "basta" achar e estudar a função desse polipeptídeo na nossa espécie. 


Acho que é isso

Brigadão, era isso mesmo, agora fez até mais sentido, abcs!
thiagosrvs
thiagosrvs
Iniciante

Mensagens : 22
Data de inscrição : 16/03/2018
Idade : 25
Localização : MG/Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida curiosa sobre genética. Empty Re: Dúvida curiosa sobre genética.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos