Triângulo
3 participantes
Página 1 de 1
Triângulo
A partir do gráfico, calcule AB/CD.
a)0.5
b)1
c)o.8
d)2.4
e)2
r:b
a)0.5
b)1
c)o.8
d)2.4
e)2
FlavioMachado- Jedi
uma resposta safada.
FlavioMachado escreveu:A partir do gráfico, calcule AB/CD.
a)0.5
b)1
c)o.8
d)2.4
e)2
entendendo a construção da figura
Seja R o raio do círculo e x o eixo horizontal passando pelo seu centro. Com deslocamento de um ângulo
Sobre t marcamos aleatoriamente o ponto A e o D. O diâmetro t divide o círculo em dois e vamos considerar apenas o arco de semicircunferência acima (ou à direita) de t, chama-mo-lo de w.
Então a partir tanto de A como de D traçamos perpendiculares a t até encontrar w, e neste ponto baixamos outra perpendicular até x onde marcamos os pontos B e C.
agora a resposta safada (não me atrevo a chamar isto de resolução)
Tudo se inicia com os pontos A e D que não tem posição definida. Posso, então, colocá-los em qualquer lugar sobre t. E, na verdade, se eu fizer isto a distância AB não se altera.
De imediato, coloco o ponto A no lugar exato do ponto D. Isto provoca que AB fique coincidente e congruente com CD e já nos dá a resposta.
Mas posso colocar A exatamente no centro. Então o ângulo
Desejando, podemos colocar D em posição tal que a perpendicular baixada sobre x caia bem no centro do círculo. Novamente o ângulo
O interessante é que não importa onde coloque o ponto A que sempre tenho a mesma medida de AB. E também AB = CD e a razão ente eles é 1.
Medeiros- Grupo
Velhos amigos do Fórum - Mensagens : 10547
Re: Triângulo
Muito maneira a resolução, Medeiros! Achei extremamente criativa, de verdade, eu nunca teria pensado em fazer uma análise desse tipo. Ver que AB era constante foi certamente o pulo do gato.
paulinoStarkiller- Fera